sábado, 1 de março de 2014

Clube de Compras Dallas





Indicado em seis categorias da 86ª premiação do Oscar o Clube de Compras Dallas é uma história baseada em fatos reais que narra uma batalha insólita e hercúlea de um homem portador de HIV e o sistema Norte Americano para conseguir medicamentos que ainda não tinham sido aprovados para uso em humanos na época.

O ano é 1986 e o vaqueiro Ron Woodroof, interpretado por Matthew McConaughey (Magic Mike), irreconhecível pela esqualidez necessária para caracterizar o personagem, descobre após um acidente em seu trabalho como eletricista, que é portador de HIV e que ja havia desenvolvido AIDS em estado tão avançado que os médicos lhe dão 30 dias de vida, de início ele não acredita no diagnóstico alegando que era heterossexual e que em nenhum caso era parecido com Rock Hudson.


Quando acaba se conformando que está doente Ron começa uma pesquisa sobre formas de tratamento para reverter o avaro de sua doença e descobre que até então a droga mais promissora, o AZT, ainda não era comercializada, sendo de benefício de alguns pacientes selecionados como cobaias. É neste momento que Ron, enfrentando o isolamento imposto pelos amigos que passam a chama-lo de homossexual e não o querem mais no seu meio, junto com seu novo amigo e sócio, o travesti Rayon, interpretado por Jared Leto (O Senhor das Armas), fundam um Clube de Compras para driblar a fiscalização do FDA e distribuir aos seus sócios um mix de remédios importados e contrabandeados de vários países, para isso Ron utiliza-se de vários artifícios e disfarces para conseguir entrar com os remédios no seu país.



O Diretor Jean-Marc Vallée (Café de Flore) conseguiu captar o clima dos anos 80 e todo o pavor social que o HIV provocou, assim como a exclusão, o preconceito e a exclusão de pessoas que tinham no diagnóstico positivo da doença sua sentença de morte, já que a medicina não dispunha dos recursos que temos hoje para o tratamentos do vírus. 
É um filme adulto, com tema adulto que conta a história de um sujeito teimoso que se recusou a morrer no intervalo de trinta dias que lhe tinha sido sentenciado pela medicina da época, o filme é instigaste e mesmo sabendo o inevitável final da película ela guarda várias surpresas até os últimos minutos. Recomendo.

O filme concorre às seguintes estatuetas:

Melhor Filme

Melhor Ator - Matthew McConaughey

Melhor Ator Coadjuvante - Jared Leto

Roteiro - Craig Borten e Melisa Wallack

Melhor Maquiagem


Melhor Edição / Montagem

2 comentários:

  1. Em 1994, outro filme sobre um aidético concorreu ao oscar. Foi Philadelphia, que deu o Oscar a Tom Hanks como melhor ator. Fica a expectativa para esse tb :)

    ResponderExcluir
  2. Esse é um estilo que gosto muito. Fiquei louca pra ver!!! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.