terça-feira, 18 de março de 2014

REC 3 - GENESIS

Sabe aquela frase que diz: “até que a morte os separe”. Pois é, ela resume bem o que seria o filme REC 3 – Genesis, que agora se passa em uma festa de casamento. Mas, antes de tecer os comentários sobre mais um longa dessa franquia do terror espanhol, seria interessante fazer uma pequena recapitulada nos dois primeiros filmes da série que foi um sucesso no mundo inteiro. Vale lembrar que REC, é abreviação de recording, aquele botão que existe nas câmeras filmadoras que a gente aperta quando quer gravar algo. Tenho a sensação que escutei alguém dizendo: ahhhhhh, então é por isso?!?!
Em REC (2007) o terror começa quando uma repórter de televisão e seu cinegrafista seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, até um prédio na para atender um caso estranho, supostamente causado por uma misteriosa infecção que deixa as vitimas parecidos com zumbis sedentos por sangue. Uma vez dentro do condominio, junto com os bombeiros e os demais moradores do local, a reporter e seu cameraman começam a filmar tudo o que acontece e aos poucos percebem que o que era para ser uma simples matéria sobre a rotina dos bombeiros, acaba se tornando a pior noite de suas vidas. O filme agradou público e crítica, o sucesso foi tanto que ganhou até uma versão hollywoodiana chamada Quarentena.
REC 2 – POSSUÍDOS (2009), continua exatamente de onde o primeiro filme parou e mantem o mesmo clima de tensão e terror que o anterior, fazendo é claro muitos referências a ele. Obviamente que o subtítulo do filme já tira um pouco da surpresa do que seria o foco dessa sequencia, mas mesmo assim o filme consegue ser tão bom quanto o primeiro e dessa vez, os protagonistas são a equipe da SWAT que invade o prédio junto com um médico responsável por analisar e descobrir a causa da infecção. Além de bons sustos, Rec 2 também traz uma reviravolta angustiante no final que deixa os telespectadores arrepiados e ansiosos pela próxima parte.
REC 3 – Genesis (2012), ao contrário dos dois filmes anteriores, não se passa num prédio e sim numa festa de casamento como já foi dito. Outra diferença é que o filme também não é mais visto em primeira pessoa, (tirando aos 10 minutos iniciais) que era o charme e a marca registrada dos dois primeiros filmes e poderia ter se mantido no terceiro também. E, no dia mais feliz do casal Clara (Letícia Dolera) e Koldo (Diego Martín) tudo corria tranquilamente bem, após a cerimônia, seus convidados começaram a se soltar no salão de festa de uma mansão com muita alegria e descontração, até que do nada seus amigos e familiares começaram a se transformar em criaturas medonhas e violentas, atacando tudo e todos a seu redor.
Na hora da confusão, os noivos se separam, e acabam ficando em grupos diferentes tentando sobreviver e a partir daí o filme se resume em Koldo tentando encontrar Clara e vice-versa, afinal, é até que a morte os separe e não os zumbis né?. Agora porque Genesis no subtítulo? Tudo indica que esse filme seria um spin-off dos dois primeiros, seria algo que começou antes do que foi retratado em Rec 1 e 2, visto que aparece o veterinário que cuidou do cachorrinho do primeiro filme e ele é o primeiro a se transformar gerando todo o caos que vemos.
Infelizmente, em virtude da burocracia que existe em nosso pais o filme chegou com atraso e foi lançado diretamente em DVD, mas na minha opinião foi até bom assim porque os fâs não gastaram dinheiro a toa no cinema, pois REC 3, apesar de manter o mesmo diretor dos primeiros filmes – Paco Plaza, é infinitamente inferior aos outros, alguns momentos chega a ser hilário (como o animador de festas correndo dos zumbis vestido de bob esponja) em outros beira trash em virtude dos pessimos efeitos. Vamos aguardar para que REC 4 - Apocalipse seja mais fiel à mitologia dos dois primeiros, porque se repetir a receita do terceiro, será mais uma decepção na certa.
Até a próxima, câmbio e desligo!!

Para ler mais sobre REC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.