segunda-feira, 10 de março de 2014

A pele que habito


Olá cinemeiros de todo o Brasil, estamos de volta com mais uma postagem de um “cinemeiro honorário” e dessa vez que veio dar uma palhinha no blog foi a nossa amiga Karine Araújo, que está conosco desde os primórdios do blog há mais ou menos cinco anos. Como aqui cada um tem a liberdade de escrever sobre o filme que quiser, Karine (ou Belka como também gosta de ser chamada) escreveu algumas linhas sobre um filme tenso e, conforme o próprio cartaz avisa: você não vai esquecer tão cedo. Confira
A pele que habito (2011) é um longa escrito e dirigido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Um filme de drama e suspense que conta a história de um cirurgião plástico chamado Robert Ledgard (Antônio Banderas) e sua obsessão em criar uma pele sintética que fosse resistente à praticamente tudo, principalmente a queimaduras. 

A cobaia de sua experiência é uma misteriosa mulher, chamada Vera, interpretada pela atriz Elena Anaya. Quem é essa mulher? O que ela é para o médico que a mantém presa e monitorada 24 horas por dia? Ao decorrer do filme todas as respostas para essas perguntas vão surgindo por meio de flashbacks que rompem a linearidade da narrativa do filme. 

De início, o filme gira em torno do médico, que desafia todas as regras de conduta da medicina em prol de sua experiência, e de sua cobaia. Até aí o espectador fica meio que sem entender o sentido do filme. Mas com o desenrolar da narrativa, coisas surpreendentes acontecem: deparamos-nos com o horror da criação do doutor Robert e vemos que sua obsessão não é necessariamente com a pele perfeita.
Cinemeira Karine cheia de charme

E quanto a Vera??? Ela é a cobaia do doutor. O nome do filme nos leva a pensar e a decifrar o enigma dessa mulher. Se Robert Ledgard é um cirurgião plástico criador de uma pele sintética, então podemos chegar a conclusão de que a pele de Vera não é a que vemos. Será que Vera foi vítima de alguma doença de pele e por isso o doutor a testa em seus experimentos? Só assistindo ao filme para saber. Mas posso garantir a vocês que o título do filme condiz com o enredo do mesmo.  


Se você viu um filme que gostou e quiser colaborar conosco, envie sua resenha para o email eph.geo@gmail.com e não deixe de curtir nossa fanpage também, basta acessar o link  https://www.facebook.com/pages/Cinemeirosnews/197532537004823?ref=hl

4 comentários:

  1. Gente, esse filme é mesmo surpreendente! Sabe aqueles filmes que vc passa o tempo inteiro s fazendo perguntas do tipo: pq isso? Como pode isso? Mas... ? É bem assim! Sem falar nas peculiaridades de almodovar q adora esconder penis nos seus filmes.. rss. O filme faz uma discussao muito interessante sobre a natureza humana e levanta o questionamento sobre onde começa a construcao do "eu". Se ele é de dentro pra fora ou ao contrario. Um dos filmes mais interessantes dos ultimos tempos q assisti.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A minha palavra para este filme é "Angustiante"! A questão da natureza humana, domesticação e loucura são reflexões que este filme nos traz! Aff...

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.