domingo, 9 de março de 2014

A menina que roubava livros

Olá, cinemeiros, estamos de volta agora com "A menina que roubava livros", de fato ela roubava livros, contudo a história é mais complexa do que se imagina pelo título, afinal a trama acontece durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, onde a garotinha Liesel Meminger foi adotada por uma família alemã.
Na Alemanha, a garotinha tem difícil adaptação, pois não conseguiu esquecer da morte do seu irmão na viagem até a Alemanha e de sua mãe biológica, comunista, que não tem mais certeza se voltará a ver algum dia. Como se não bastasse, ainda foi recebida com frieza pela "nova" mãe, que a chamou de "porquinha", todavia recebeu do "novo" pai o carinho suficiente para amenizar o sofrimento da guerra e conviver num país que havia proporcionado tanto sofrimento a ela.
Liesel foi à escola e logo demonstrou personalidade, porém foi na vizinhança que fez seu melhor amigo, Rudy, que tinha a mesma faixa de idade que ela, porém, Rudy, cultivava o amor patriótico pela Alemanha, assim como ao futebol e ao atletismo, sonhava em ser Jesse Owens, atleta estadunidense negro medalha de ouro nas Olimpíadas de 1936, e por isso era sacaneado pelos colegas, principalmente quando começou a correr pintado de tinta preta pelo rosto e braços.
O "novo" pai de Liesel era o porto seguro da protagonista, desde o início procurou entendê-la e notou seu gosto pela leitura, assim a garota recebeu incentivo e pode desenvolver o gosto por livros, gosto esse que salvou (pelo menos ajudou a salvar) a vida de seu segundo melhor amigo, Max, um judeu que Rush ( o "novo" pai de Liesel) acolheu em casa por gratidão a um grande amigo falecido que era pai de Max.
A história corre e no filme a relação de Liesel com os livros vai se estreitando, assim como a situação dos civis que moravam no bairro de Liesel em relação à iminente invasão dos Aliados. A Alemanha declarou guerra à Inglaterra, e assim as cenas de fuga dos moradores nos ataques aéreos, onde se escondiam em abrigos subterrâneos para se protegerem, deram o toque de tensão ao longa.
O filme é baseado no livro homônimo de Markus Zusak. Conversei com uma amiga que leu o livro e também assistiu o filme e é claro que a decepção já era esperada, entretanto ela falou que o filme se esforça para criar o clima do livro, ou seja é possível assistir o filme e depois conferir tranquilamente o livro. Aviso que o narrador, tanto do livro quanto do filme, é a morte que estabelece um interesse na menina Liesel e vai acompanhando seus momentos até o fim, do filme,.
Você pode já ter assistido este filme e ter uma opinião a respeito. Ótimo. compartilhe conosco e deixe sua impressão sobre "A menina que roubava livros".


Cinemeirosnews will return!

Um comentário:

  1. Nossa, eu nem sabia que tinham feito o filme... o livro é famoso, mas confesso que nunca li. Minha prima começou mas me disse que tava tão chatinho que ela não conseguia terminar, apesar que eu acho que a culpa não é do livro mas do "zap zap" rss.
    Eu vou conferir viu? Gostei do pano de fundo do livro. Particularmente me agrada muito histórias com forte fundo histórico, a "la Érico Verissimo". ;) . Prefiro comentar quando já assistir alguma coisa, mas é bom saber a história pq me interesso em assistir pq, pela resenha, tudo indica que eu vou curtir.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.