quarta-feira, 5 de março de 2014

2 em 1: Um Homem chamado Cavalo e A vingança de um Homem chamado cavalo


Olá cinemeiros de todo o Brasil, passada a euforia do Oscar, voltamos com a nossa “programação normal”. E, como o nosso blog sempre valoriza os leitores, abrimos espaço para que vocês mesmos possam comentar algum filme que assistiram e gostaram. A postagem a seguir é do nobre amigo Waldemar Dantas da Costa, também conhecido como professor Dantas, que veio contribuir com o blog comentando de uma só vez sobre dois filmes que, como bom cinemeiro, vale a pena assistir. Confiram

Um homem chamado cavalo é um filmaço americano de 1970, dirigido por Elliot Silverstein, estrelado por Richard Harris (lembram do Inglês Bob, de Os Imperdoáveis?, é o próprio do gênero western. O roteiro foi baseado no conto A Man Called Horse, do livro Indian Country, de Dorothy M. Johnson. Por volta de 1821, John Morgan (Richard Harris), um aristocrata britânico que, enquanto fazia  uma expedição de caça no território de Dakota, é capturado por guerreiros da tribo dos Mãos Amarelas, da nação Sioux (Sioux no filme, no livro é Crow) enquanto se banhava, sem saber que seus companheiros já haviam sido mortos.
John, que estava nu e laçado pelo pescoço, é chamado de Wankatankan (ou algo parecido), cavalo, na língua dos índios, e é tratado como tal. Na aldeia já havia um outro homem branco capturado há mais tempo, um francês chamado Batise (que de tanto ter tentado fugir teve os tendões de trás do joelho direito cortados), o qual torna-se seu amigo e tradutor. John foi “dado” a uma velha índia que teve seu filho morto durante o ataque à expedição e, como seu nome era cavalo, foi tratado e usado como um pelas crianças da tribo em sua primeira noite. John foi colocado para ajudar as mulheres em seus afazeres domésticos, até que durante a invasão do território dos Mãos Amarelas por dois índios inimigos, assustando as mulheres que trabalhavam coletando frutas, ele mata os dois “inimigos” e os escalpela, assim ganhando o respeito da tribo, bem como entendendo seu modo de vida.
Porém, ao se apaixonar pela irmã do chefe e seu captor (Corina Tsopei, uma gata) chamada de Cervo Corredor, descobre que, para tê-la, teria que passar pela dolorosa provação e teste de coragem do guerreiro Mão Amarela. É aprovado. Este é um daqueles filmes que não pode faltar na coleção de nenhum cinéfilo. Preza pelo realismo e os “desexageros” (existe isso?), que sempre aparecem nos filmes desse estilo. Querem saber o final? Assistam. É um ótimo filme
 



A Vingança De Um Homem Chamado Cavalo (1976), é a sequência de Um Homem Chamado Cavalo (1970), só que este filme é dirigido por Irwin Kershner, novamente estrelado por Richard Harris. Teve locações em Dakota do Sul, Inglaterra e México. Por volta de 1840, John Morgan já estava de volta à Inglaterra e à sua entediante vida aristocrática. Sentia falta da vida e dos valores de sua tribo adotiva. A tribo dos Mãos Amarelas havia sido quase dizimada e expulsa de suas terras por uma tribo inimiga ajudada por brancos irritados com os índios, que diziam estragavam suas armadilhas de caça. Estes eram apoiados, de modo oficial, pela construção de um forte nas redondezas. Pensando em passar um ano entre seus irmãos índios, Morgan chega à América e, ao saber da situação dos Mãos Amarelas, irrita-se e revolta-se, instigando-os a contra-atacar e retomar suas terras.
Os índios, porém, abalados com sua atual situação e fragilização, resolvem fazer John e outros jovens guerreiros passarem pelo ritual de purificação, para fazê-los lembrar de quem são. Como no filme anterior, John usa seus conhecimentos militares britânicos para ajudar os índios em mais essa luta. De acordo com os créditos finais no filme, John Morgan permaneceu com a tribo dos Mãos Amarelas até sua morte, em 1854. Sequência muito bem feita, dando coerência e dinamismo à duologia A Man Called Horse. Em 1983 foi lançado outra sequência, The Triumphs Of A Man Called Horse, mas esse fica para a próxima.



Obrigado pela participação professor e se você quiser contribuir com o blog e ser um “cinemeiro honorário”, envie a resenha do filme que você gostou para eph.geo@gmail.com. Não deixe de curtir a nossa fanpage acessando o link https://www.facebook.com/pages/Cinemeirosnews/197532537004823?ref=hl e encontrar outras novidades por lá também ok.                                      

Um comentário:

  1. Eu não vou mentir, se eu passasse por um canal e visse que estava começando ou para começar um filme chamado: "um homem chamado cavalo" eu não iria me interessar em assistir... Tah, é inevitável pra mim julgar precocemente um filme pelo título quando nunca ouvi falar dele. Tah vendo ai o mal que eu faço? rss. Confesso que a narrativa não me empolgou muito, rss, mas se vocês estão indicando e dizendo que vale a pena eu acredito. ^.^.
    Prometo não mudar de canal quando o encontrar passando em algum lugar. Obrigada pela dica. ;)

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.