quinta-feira, 17 de abril de 2014

NOÉ

Páscoa se aproximando e nada melhor do que assistir a um filme bíblico não é mesmo? Mas então tomem cuidado, pois para muitos, Noé – o filme, pode não parecer tão “bíblico” assim, principalmente para quem conhece bem as sagradas escrituras. Mesmo antes do filme aportar nos cinemas, muitas críticas já tinham sido tecidas sobre ele e mostrando que o diretor Darren Aronofsky simplesmente viajou legal em alguns momentos. Acho que, se dependessem dele, o Noé ao invés da Arca, teria construído era um Iate porque é mais fashion, porém na minha opinião o que houve foi um excesso de “licença poética”, voltadas mais para as invencionices cinematográficas do que para a adaptação do conto bíblico... e isso que gerou tanta polêmica e revolta.

Como sou catequista na igreja católica, achei melhor chamar alguém "de fora" para comentar o longa, Então, o ideal seria o olhar de quem não puxa sardinha para nenhuma religião, totalmente imparcial no quesito religiosidade, porém sem perder a racionalidade e o bom senso ao descrever aquilo que viu e sentiu ao assistir o filme. Com vocês, nosso amigo cinemeiro honorário Alexandro Castro que fez uma análise crítica da estória desse Noé que vai muito além da Bíblia.
 

Achei que o filme seria bom, mas... NO É!!!!
Rá kk! Eu tinha que fazer essa piada infame.
Bom, toda a fúria que tenho lido sobre o filme Noé parte de religiosos. A maioria classifica o filme como blasfêmia pelas diferenças entre a estória bíblica e a apresentada nas telas. Curiosamente uma das minhas companhias ontem era uma amiga evangélica, o segmento religioso que mais tem sido furioso com a obra, mas ela foi bem compreensiva com as liberdades tomadas pela produção do filme e se esforçou para dizer que gostou... um pouco... apesar de tudo.
Sobre as diferenças, tenho a dizer que cinema é apenas cinema, precisa atender a uma construção específica de roteiro, do contrário vira um documentário ou obra didática, o que nem de longe foi a intenção na produção de Noé. Claro, em certo ponto essas adaptações que mais parecem um Reboot da franquia Noé com certeza iria causar fúria, já que mexe com o lado mais íntimo das crenças de boa parte da população mundial.
Porém, sobre essa adaptação, eu tenho de dizer que não gostei. O filme se apressa em dar início a missão de Noé (Russel Crowe) e o faz de forma nada clara, nada tão poderoso, como por exemplo a voz de Deus falando com Moisés na animação O Príncipe do Egito. A mudança da história para criar atratividade para o filme também forçou bastante, mudando situações desnecessárias ao invés de apenas preencher lacunas que a estória bíblica deixa abertas. Teria sido mais simples preenchê-las, mas divertido e mais seguro - livraria a equipe de críticas.
Sobre a personalidade de Noé, achei mal construída. Noé não parece um homem bom e justo, e sim um fanático perturbado, vacilante e agressivo. A melhor pessoa do filme acaba sendo o avô Matusalém, e inevitavelmente levanta a questão: Se o cara bom é o Matusalém, a missão então deveria ser dele.
Sobre os efeitos visuais, pra mim pareceram muito vacilantes também. Algumas cenas são poderosas, como os momentos em que os animais tomam a arca. Mas o concept dos anjos caídos aprisionados em formas de pedra é estranho, parecem mais Pretzels amaldiçoados ambulantes, e a animação deles é estranhamente cheia de flicks que dão toda a impressão de que foram animados com técnicas bem antigas de stop motion. A edição também é estranha, muitas vezes parecendo um vídeo amador de alguém no youtube. Enfim, uma direção de arte cheia de altos e baixos.
No fim, acho que tudo de bom do filme está realmente ali no trailer, e só. Eu não gostei, e olha que nem sou católico e nem evangélico, não leio a Bíblia há uns vinte anos e não me recordava de nada da estória de Noé. Fui ao cinema decidido a gostar do filme e encontrar pontos bons, mas não deu muito certo.
Cinemeiro Alexandro Castro
Ainda assim, assistam. Cada um tem suas conclusões.
 
Muito obrigado mais uma vez meu amigo Alexandro pela rica contribuição e aqui fica um conselho, para conhecer a verdade sobre o personagem, nada melhor do que recorrer à Bíblia, livro de gênesis capítulo 6 ok. Feliz Páscoa a todos!!
 

4 comentários:

  1. Nóe é mais um filme que pra mim eoes exageram nos efeitos especiais para torná-lo atrativo. Em contrapartida, como expôs o Alexandre, falhou na continuidade e numa história com o mínimo de lógica, mas vindo de hollywood afinal, esperamos de tudo.

    ResponderExcluir
  2. O cinema na verdade ao invés de retratar o original ele aumenta mais ainda teor da história. Mas a idéia é essa mesma: atrair a atenção do público. ..aliás, nada melhor do que um pouco a mais de ficção científica para apimentar mais aindao filme....hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Desculpe amigo Hérico, mas não concordei em nada com a crítica que achei completamente equivocada. O problema é que não é um filme fácil e de um diretor polêmico, bem diferente das grandes produções de Hollywood. Mas estamos em uma democracia e cada um tem sua opinião. Sempre gostei de todos os filmes de Aronofsky e não me decepcionei com este.

    ResponderExcluir
  4. Outra visão:

    http://www.criacionismo.com.br/2014/04/noe-e-um-show-de-cabala-e-gnosticismo.html

    http://cinegnose.blogspot.com.br/2014/04/a-serpente-do-paraiso-rouba-cena-no.html

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.