terça-feira, 22 de abril de 2014

A Fantástica Fábrica de Chocolate


É inevitável, quando se fala em páscoa a primeira coisa que se vem a cabeça é.....chocolate. Não deveria ser assim, mas é! As vezes o verdadeiro sentido dessa data tão importante, acaba sendo encoberto por algo criado por uma sociedade consumista e cada vez menos cristã. Mas em se tratando de chocolate, não existe melhor exemplo de filme que retrate essa relação que (quase) todo mundo tem por essa deliciosa iguaria do que A Fantástica Fábrica de Chocolate, um filme que só de pensar já deixa muitos com água na boca e que é o terror dos diabéticos.
Para fazer um paralelo entre chocolate-páscoa-cinema, chamamos a cinemeira mais “poética” que temos Isiane chaves (Isi para os íntimos) que, com seu singelo jeito de escrever, expos seu ponto de vista sobre essa obra prima da literatura que, assim como nos livros, também fez muito sucesso em todas as versões cinematográficas que teve.
Coelhos, ovos, cenoura, peças chaves do comércio e simbolismo da origem do chocolate, não são os principais ingredientes de uma história cheia de magia e solidariedade.  A Fantástica Fábrica de Chocolate retrata o inverso do que o comércio passa como o primordial da vida para as crianças que buscam o imaginário nos simbolismos. Resgata valores muitas vezes perdido.
Charlie ficou até vesgo quando achou o bilhete premiado
O filme é baseado em um livro que foi adaptado em 1969, 1971 e 2005 que por meio da sua história, através do chocolate, retrata também uma mensagem cristã percebida nas atitudes de alguns personagens. Charlie (Freddie Highmore), de família humilde lembra a origem de Jesus. Fã de chocolate, o garoto recebia esta delícia uma vez por ano. Seus pais trabalham dia e noite para uma vida melhor. O chocolate era o mais esperado que os brinquedos. O importante para Charlie era sua humildade e sua família. Diferente de outros filmes tradicionais sobre a páscoa, mostrando somente a magia e aventura.
Willy Wonka nas duas versões do cinema
Charlie e as outras quatro crianças iniciam a caça ao tesouro. A missão é achar os convites dourados nas embalagens do chocolate para conhecer a tão sonhada fábrica de chocolate. Há 15 anos sem funcionar Willy Wonka, vivido por Johnny Depp, reabre a fábrica a todo vapor para os novos visitantes. Apesar das dificuldades encontradas, todas as crianças acham o convite. Exceto Charlie, as outras crianças tinham personalidades negativas e recebem seu castigo ao entrar na fábrica.
O momento mais importante do filme é quando Charlie recebe a missão de resolver os problemas de Willy com o pai. Pela sua humildade ganhou a fábrica, mas recusou por não poder levar sua família. Após cumprir sua missão com Willy resgata a fábrica e Willy resgata sua família. Quem mergulha nesta história se depara a passagem da páscoa relatada pela bíblia mostrando o verdadeiro sentido da páscoa e que o verdadeiro doce da vida a ajuda mútua ao próximo.
Jornalista e cinemeira Isiane.
Obrigado por mais essa colaboração Isi. Sabemos que a páscoa já passou, mas nunca é tarde para desejar uma feliz páscoa e que Jesus possa estar sempre com cada um de nós, você acreditando nele ou não. Grande abraço e até aproxima. 
Câmbio e desligo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.