domingo, 23 de fevereiro de 2014

12 Anos de Escravidão




Senhor@s amantes da Sétima arte,

Inicio com este singelo post minha colaboração para nosso querido Blog de cinema, e inicio comentando simplesmente um filme indicado a nove estatuetas do Oscar 2014, é um filme de imagens fortes, baseado em história real publicada em 1853 por Solomon Northup, onde narra todas as agrupas que sofreu desde que foi sequestrado e vendido como escravo.
Solomon, interpretado pelo competente Chiwetel Ejiofor (Amistad, 2012, Salt) é um homem livre e vive com sua família em Saratoga, Nova York e em 1841 é atraído por uma proposta de trabalho a Washington e de lá traficado para o Sul já como escravo é importante ressaltar, principalmente para nós brasileiros, que não temos intimidade com a história do país do Tio San, que o trafico de escravos estava proibido naquele país desde 1815 e que desde 1820 a escravidão era permitida apenas abaixo do paralelo 36, o que este escriba deduz ser para os estados dos sul, que utilizavam a mão de obra escrava em suas grandes plantações, a escravidão só foi erradicada nos EUA em 1863. 




Voltando ao filme, o diretor Steve McQueen (Shame, Hunger) que é xará do ator que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70 com filmes como Papillon e Caçador Implacável, conduz a história em ritmo equilibrado entre cenas fortes de tortura capazes de deixar o Marquês de Sade encabulado, e momentos que retratam dramas pessoais e intrigas entre os personagens inseridos na trama na medida certa, sem tirar o foco da história central, ele realmente consegue em pouco mais de duas horas contar uma história sólida de um drama vivido por um homem culto, que tinha vida estruturada com sua esposa e dois filhos, que num estalar de dedos vê-se numa das mais degradantes situações que uma pessoas pode chegar.
Bom gente, o que mais tenho a falar sobre 12 Anos de Escravidão é que ele foi uma grata surpresa, um filme bem montado, com boas atuações e boa direção, que conta uma história séria sobre um passado triste mas que em nenhum momento tornou-se enfadonha, acredito que poderemos ter algumas surpresas na noite da entrega Oscar e quem sabe após a famosa frase “The Oscar Goes To” escutaremos 12 Anos de Escravidão.



O filme concorre nas seguintes categorias:



Melhor Filme

Melhor Diretor: Steve McQueen
Melhor Ator: Chiwetel Ejiofor 
Melhor Ator Coadjuvante: Michael Fassbender 
Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong'o
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Direção de Arte: Adam Stockhausen e Alice BakerMelhor 
Figurino: Patricia NorrisMelhor 
Edição: Joe Walker

Bom gente, este foi meu primeiro post, espero que tenham gostado e principalmente que assistam ao filme e depois comentem.

5 comentários:

  1. Cara, a cada postagem nova, vejo que o páreo vai ser realmente duro esse ano! Parabéns pela postagem, simples e direta ao ponto deixando com aquela curiosidade de ver o filme assim que acabamos de ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érico uma curiosidade, um dos atores que participam do filme é o Benedict Cumberbatch, também conhecido como Sherlock, ele faz o papel de um escravocrata que compra Solomon.

      Excluir
  2. Elementar meu caro Petty, mais um motivo para assistir o filme hehehe

    ResponderExcluir
  3. Sua previsão se confirmou e após a famosa frase, 12 anos de escravidão consagra-se como o grande campeão da noite! Sensacional

    ResponderExcluir
  4. É o que mais quero ver de todos os indicados.. Esperando passar na roça que eu moro.. ;p

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.