segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A Última Tentação de Cristo: APROVADO!

Olá cinemeiros, quando pequeno, lembro de ter ouvido uma história de que havia sido lançado um filme que fora dirigido por Satanás, no qual colocava Jesus (sim, o filho de Deus para os Cristãos) no meio de um filme erótico e sem noção alguma, e claro que (quem fosse do "lado de Deus") não podíamos assistir, pois seria um pecado mortal.
Ainda criança ouvi que esse tal filme era uma produção pornográfica, e que Jesus transava loucamente, tinha relações com homens e mulheres e que no fim esse filme seria uma apologia ao mundo do Inferno, governado por Lúcifer e seus parceiros.
O tal filme era "A Última Tentação de Cristo", e o Satanás seria então Martin Scorsese (também diretor de O Lobo de Wall Street, mas não se trata de um Especial Scorsese). Sobre o diretor nada me foi proibido, também nada proibido quanto ao "Jesus" que foi interpretado pelo Willem DaFoe, muito menos quanto ao "Judas", interpretado  pelo Harvey Keitel ou "Maria Madalena", interpretada pela Barbara Hershey. Talvez por não saberem seus nomes nada fora proibido quanto aos atores, mas com relação ao filme, ah esse sim, não podíamos nem ver a propaganda, muito menos conversar sobre.
O tempo foi passando e confesso que esqueci desse filme, fiz parte de grupo de jovens da Igreja Católica e lá ouvi alguns comentários sobre esse filme, mas sem a violenta condenação religiosa, apenas condenação religiosa, porém já não me interessava mais, pois se fosse pra ver sacanagem, achava melhor ir na locadora e ver um filme do Buttman.
O dia chegou, enfim depois de algumas tentativas malsucedidas, pude assistir a esse filme, que traz o personagem principal numa versão pouco conhecida, que sofreu muitas tentações da carne sim, mas que, no filme, mostrou como as superou ou não.
Jesus é um carpinteiro que fazia cruzes para o Império Romano, e por ser nazareno, judeu, se encontrou num conflito "espiritual", portanto foi até Maria Madalena, pediu perdão por coisas que só assistindo o filme para saber e em seguida foi ao deserto para ser tentado por Satanás. Ao voltar soube que João Batista havia sido assassinado, então assume que é o Messias e arrebanha vários seguidores, escolhe os 12 para levar a Boa Nova ao Mundo e inicia sua jornada.
Jesus não deixou de ser divino, mas Scorsese mostrou também sua face humana, mostrou que ele tinha medo, insegurança, angústia, que chorava, que temia, que duvidava. Bom, talvez a história real não tenha sido essa contada da maneira do filme em questão, mas analisando alguns filmes já feitos sobre Jesus Cristo, como: Rei dos Reis ou A paixão de Cristo de Mel Gibson, a Última Tentação de Cristo veio com um propósito, faz o cinemeiro pensar e até a imaginar como seria se a história real tivesse um desfecho diferente, pois é o que Scorsese e Nikos Kazantzakis (que escreveu o livro A Última Tentação de Cristo) propuseram ao próprio personagem principal quando este se encontrava na cruz, esta é a grande sacada do filme, pois é a última tentação que Cristo teve antes de morrer (segundo o livro A Última Tentação de Cristo).
Neste filme, é mostrado o que aconteceu nos últimos anos de vida do personagem principal: seus milagres, pregações, a morte na cruz. Porém os roteiristas não tiraram a história completa dos evangelhos, o autor imaginou os conflitos vividos por um humano que tem de se ajustar à condição de ser homem e ao mesmo tempo filho de Deus. Na condição de homem, Jesus, esteve sujeito às tentações terrenas, mas como filho de Deus, ser divino, ele não deveria ter falhas.
Judas é outro personagem em destaque nesse filme, afinal foi apresentado de forma bem diferente do que acostumamos a ver através das igrejas. Aqui o homem que traiu Jesus é o apóstolo mais próximo do Mestre, homem de confiança que recebe do Messias a missão de traí-lo.

Com: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey, Verna Bloom, Irvin Kershner, Victor Argo, Michael Been, Leo Burmester, Andre Gregory, Randy Danson, Harry Dean Stanton, David Bowie, Juliette Caton e dirigido por Martin Scorsese.
Jesus.
É um excelente filme para ser assistido sem o olhar dogmático. Para mim que, na época de lançamento desse filme, fui cinematicamente bombardeado com informações satânicas a respeito desse filme, agora pude ver o quanto um filme inteligente, com direção e roteiro inteligentes, podem incomodar muita gente, e até hoje continuar incomodando, mesmo com dvd, youtube e mídias que nos facilitam conferir esta obra prima que com certeza mais aproxima o cinemeiro do Personagem Principal, que fascina com suas fragilidades humanas, mas com sua luta para superá-las.
Contato: https://twitter.com/Alexandre_Jorge
https://www.facebook.com/alexandreajorge ou 
www.avantenacional.com

Cinemeirosnews will return!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.