domingo, 19 de outubro de 2014

Trash - A esperança vem do lixo.


Olá, Cinemeiros! Trago a vocês mais um filme nacional, ainda em cartaz, “Trash, a esperança vem do lixo” traz o diretor inglês Stephen Daldry, que concorreu ao Oscar em 2009, numa trama baseada na obra de Andy Mulligan e roteirizado por Richard Curtis, responsável pelo texto de filmes como “O diário de Bridget Jones” (2001) e “Cavalo de guerra” (2011), além de Martin Sheen, Selton Melo e Wagner Moura.
A história gira em torno do garoto Rafael, que acha uma carteira cheia de dinheiro, códigos e problemas, ao compartilhar com o amigo Dardo, Rafael percebe que pode ser perigoso ficar com a carteira sem saber exatamente o que fazer para tirar proveito financeiro dela, então procura o amigo Rato, que literalmente mora no esgoto, os três garotos então iniciam uma jornada em busca do segredo que a carteira esconde, afinal a polícia está atrás dela e oferecendo recompensa.
A “saga” dos garotos passa por um padre americano, ligado ao trabalho social, um ativista preso até chegar a um deputado corrupto, o mais interessado no que escondia a carteira. Uma participação muito especial é a do ator Leandro Firmino (o Zé Pequeno do filme “Cidade de Deus” quando grande), que fez um jardineiro que no filme esclarece todas as dúvidas de quem, assim como eu, estava assistindo ao filme, numa conversa com Rafael e Rato, o jardineiro revela o motivo da carteira ser tão procurada, também revela que o personagem de Wagner Moura não é o vilão, o que até então ninguém conseguia compreender.
Já que “esperança” faz parte do nome do filme, essa começou a toda, com uma sequência de tirar o fôlego, onde Antônio Ângelo (Wagner Moura) é perseguido pela polícia e se separa da carteira, nessa cena é muito lembrado o ritmo de Cidade de Deus e Tropa de Elite, onde a visão de favela carioca e a truculência da polícia é destacada, principalmente na cena de tortura e morte do personagem do ex-capitão Nascimento. A participação de Nelson Xavier, Martin Sheen e Selton Melo é quase insignificante, pois se eles apareceram como pontos chaves no filme, no decorrer da trama seus personagens se perdem somente restando as figuras dos atores citados em cena. Uma pena. Os garotos ficam responsáveis por salvar o filme, e a função é bem feita, até que o filme precisa acabar, e o que pareceu é que tinham de finalizar de qualquer jeito, e de qualquer jeito o filme foi finalizado.
Porém, ainda indico para ser assistido, as cenas de tensão, são de tensão mesmo, em determinados momentos o cinemeiro se envolve com a estória e pode até esconder o rosto de medo, as cenas fortes no lixão, no presídio, na favela e nos lugares que o filme se propôs a mostrar de fato são fortes, e isso é um ponto positivo à produção. Podem até comparar com os filmes nacionais que citei, não seria injusto, mas “Trash”, ainda é melhor que os filmes do Leandro Hassum, cumpre sua proposta.
Elenco: Rooney Mara, Martin Sheen, Wagner Moura, Rickson Tevez, Eduardo Luis, André Ramiro, Gabriel Weinstein, Stepan Nercessian



Cinemeirosnews will return!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.