domingo, 14 de setembro de 2014

Um sonho de liberdade completa 20 anos



Quem diria que um dos melhores filmes que já vi na vida, foi um verdadeiro fracasso nas bilheterias, paradoxalmente, o mesmo filme, depois de um ano da estreia nos cinemas, acabou se tornando um verdadeiro sucesso das locações de vídeo em 1995 (sim, naquela época ainda reinava as fitas de VHS para videocassete, se falei grego é porque você não sabe de nada e nem inocente é) e foi assim que Um sonho de liberdade, baseado num romance do mestre do suspenso e terror, Stephen King, se tornou um dos filmes mais queridos do público e há anos está na lista dos 250 melhores filmes da American Film Institute.
O filme se passa na década de 40 e conta a história de Andy Dufresne, um baqueiro interpretado pelo ator Tim Robbins (um dos seus melhores papéis) que é acusado de matar a esposa e o amante durante um ataque de fúria. Como sentença, Andy é condenado a passar o resto da vida no presídio de Shawshank, no estado norte-americano do Maine (onde geralmente se passam todos os contos de Stephen King, você sabia disso? Se não sabia, agora sabe pelo cinemeirosnews). Lá, o banqueiro passa por maus bocados fugindo de prisioneiros homossexuais o tempo todo e tendo que lidar com guardas violentos e um diretor corrupto. Mas é na prisão também que Andy estabelece uma amizade forte com alguns detentos, principalmente com Red (Morgan Freeman) que se torna o seu braço direito e melhor amigo. O filme tem uma narrativa em “off” que faz a passagem de tempo durante as décadas e o final é um dos mais surpreendentes já vistos.

Lembro-me que eu gostei do filme desde a primeira vez que vi (eu fui um dos que alugou várias vezes a fita porque naquele tempo ainda não dava para baixar da internet) e uma das vezes assisti junto com meu padrinho e amigo cinemeiro, Petty Albuqerque, em 1997 eu acho, que nós íamos vendo e fazendo os comentários das melhores partes. Um dos destaques que eu apontava no filme era o fato de falar, entre outras coisas, sobre xadrez, geologia, determinação, amizade, força de vontade e até mesmo sobre cinema. Assuntos que até hoje chamam minha atenção. Sem falar que só o fato de ser uma adaptação de um dos contos de Stephen King já é algo que agrada todo fã.
A adaptação do livro para as telonas ficou ao encargo de Frank Darabont que além do roteiro, também assinou a direção. Darabont também dirigiu e roteirizou A Espera de um milagreO Nevoeiro, um drama e um suspense sobrenatural, ambos baseados em livros de King. E, só por curiosidade, Darabont é o diretor de uma das séries mais famosas da atualidade, The Walking Dead, que é baseada em uma HQ escrita por Robert Kirkman. Um sonho de liberdade é sem dúvida nenhuma um filme que todo amante de cinema deve assistir e ter em sua coleção. A seguir, segue algumas curiosidades sobre essa obra considerada uma das melhores produções norte-americanos de todos os tempos e um dos melhores filmes sobre prisão já feito.

  1. Stephen King nunca descontou o cheque de US$ 5 mil que recebeu pela venda dos direitos de adaptação.
  2. Clint Eastwood, Harrison Ford, Paul Newman e Robert Redford foram cotados para o papel de Morgan Freeman
  3. Tom Hanks, Kevin Costner, Tom Cruise, Nicolas Cage, Johnny Depp e Charlie Sheen estiveram no páreo para protagonizar o filme
  4. Os sets do filme em Ohio foram mantidos e fazem parte do tour de um museu
  5. O personagem Andy Dufresne também aparece em Apt Pupil, novela de Stephen King que deu origem ao filme: O Aprendiz (1998).
Fonte: site www.omelete.uol.com.br

Bom, a dica foi dada agora é com vocês. Corra até a locadora mais próxima, (difícil é encontrar uma hoje em dia), baixe na internet ou compre o DVD/Blue Ray, onde você além de apreciar um ótimo filme, que vai te fazer sorrir, chorar, se emocionar... ainda poderá desfrutar de vários extras. Um abraço, câmbio e desligo

2 comentários:

  1. Eu não fazia ideia de que um dos filmes mais tocantes havia sido fiasco de bilheteria.
    Já pensou Charles Sheen protagonizando? blé!
    O filme é perfeito do jeito que é!! Ótima dica!!

    ResponderExcluir
  2. Filme antigo e enriquecido de angústia para uma verdadeira liberdade.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.