quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Doador de Memórias.

Olá, cinemeiros! Hoje estou fazendo o comentário sobre mais um filme adolescente, que por pouco não foi um fiasco completo, graças a um detalhe que no decorrer do texto contarei a vocês. O filme é o Doador de Memórias, que fui assistir com muita curiosidade, achando que fosse um filme futurista, ficção científica e tals, até que foi, contudo deixou algumas, ou muitas, coisas a desejar.
Esse filme foi baseado no livro "O Doador" de Lois Lowry, fazendo parte de uma sequência com mais três livros: Gathering Blue, Messeger e Som, além de o Doador, cada livro desse tem um personagem principal diferente, o primeiro livro da série é "o Doador" que vendeu mais de 10 milhões de cópias, será mais um Crepúsculo, Jogos Vorazes, Herry Porter...enfim.
No filme, assim como no livro, "o personagem principal é Jonas, que tem dois amigos: Fiona e Asher. Os três vivem em uma comunidade cheia de regras e essas regras fazem com que o mundo que eles conhecem se torne aparentemente perfeito. Nesse mundo, não existe sentimento, assim não exite amor, carinho, admiração, raiva, entre outros, tudo graças a várias injeções que eles se aplicam durante o dia.
Dentre essas regras estão: não mentir, não fazer perguntas pessoais ou embaraçosas, contar o sonho durante a reunião à noite (janta), ter precisão nas palavras, perdoar as pessoas. Inclusive, tem também os rituais de respostas, como por exemplo, se alguém pedir desculpas tem que dizer "aceito sua desculpa fulano" ou depois que se conta o sonho, quem ta ouvindo tem que dizer "obrigado pelo seu sonho sicrano". 
A população é dividida por categorias através das suas idades, ao todo são doze - pessoas com um ano, categoria Um; pessoas com dois anos, categoria Dois - e assim sucessivamente. Pessoas com menos de um ano são chamadas de "crianças-novas"; após os doze anos, se tornam adultos e após adultos, se tornam idosos e vão viver na Casa dos Idosos. Todos os anos, durante dois dias são realizadas as Cerimônias, onde a pessoa que é Um, passa a ser Dois, que no ano seguinte passa a ser Três e assim se segue... A cada etapa, algo vai mudando, por exemplo: nessa comunidade, as pessoas andam de bicicleta, porém, só recebem a sua bicicleta quando se tornam um Nove.
Quando são crianças, fazem "estágios" em determinada área de sua preferência, e tudo o que a pessoa faz os Anciãos ficam de olho, pois quando se torna um Doze, a Anciã-chefe diz qual é a sua Atribuição e assim será onde trabalhará até se tornar um idoso, essa parte lembrou muito o filme Divergente, lembrou muito não, num certo momento achei que os filmes se cruzavam.
As famílias são chamadas de Unidade Familiar, onde são constituídas por quatro pessoas: pai, mãe, um filho e uma filha. Os pais não são os pais biológicos. O pai e a mãe ficam juntos por questões de afinidade e personalidade já que não existe sentimento entre eles". 
Lendo os parágrafos acima até parece que o filme ou é muito bom ou é chato demais. É isso mesmo, tendo tudo para ser um filmaço os roteiristas pecaram em deixar os personagens centrais dispersos na história, onde tudo girou de uma hora para outra na intenção de salvar uma pequena criança e de despertar algum sentimento em Fiona. O que não deixou o filme cair em desgraça foram as participações de Jeff Bridges, Meryl Streep e Katie Holmes, caso contrário O doador de Memórias seria mais um Divergente ou Jogos Vorazes, filmes sem novidades, apenas imitação um do outro.
O filme rumou para o precipício e nos seus minutos finais, talvez no desespero, os roteiristas resolveram acelerar o filme para que criasse vontade de vê-lo por mais 30 minutos e então eles terminariam, ledo engano. Aceleraram o filme, mas na hora em que terminou, eu tinha plena certeza de que ele havia de fato acabado, mesmo deixando cenas sem explicações, o que não precisam ser explicadas, afinal não despertaram curiosidade alguma. Terminou muito tarde e sem aquele desejo desesperador, como nos filmes O Senhor dos Anéis I e II, de saber como será a continuação daqui a um ano, por exemplo.
Assim, o Doador de Memórias serve para assistir caso você não tenha nada mais para fazer, contudo se o fizer não esqueça de deixar seu cérebro se divertindo em algum lugar, do contrário ele vai ficar zangado com você. Ainda sim vale a pena conferir, nas condições em que expliquei.
Um filme de: Phillip Noyce, com: Brenton Thwaites, Alexander Skarsgård, Taylor Swift, Meryl Streep, Katie Holmes, Cameron Monaghan, Jeff Bridges.





Cinemeirosnews will return!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.