terça-feira, 30 de setembro de 2014

Maze Runner

Olá, cinemeiros! Hoje comentarei a respeito de Maze Runner, filme em cartaz que gerou muita expectativa, afinal é mais um daqueles filmes baseados em livro ao estilo Crepúsculo, Harry Porter, Jogos Vorazes e por aí vai. Além disso, as campanhas de marqueting feitas em cima de seu lançamento foram tantas que despertaram no mínimo curiosidade àqueles que não foram comprar o livro, pois aos que correram às livrarias, a sensação era de confirmar se a tela seria fiel ou próxima de ser fiel ao livro. Lembrando que Maze Runner é o primeiro livro de uma série de 5 volumes: Correr ou Morrer de 2009, Prova de fogo de 2010, A cura mortal de 2011, Ordem de extermínio de 2012 e Maze Runner: arquivos de 2013, todos escritos por James Dashner, que se especializou nessas séries de livros, pois além de “The Maze Runner”, ele iniciou com The Jimmy Fincher saga com 4 livros, The 13th reality com 4 livros, The infinity Ring com 2 livros e A Doutrina da Morte com 2 livros até agora.
Thomas chega no box à Clareira sem se lembrar de onde vem e de sua identidade, apenas a surpresa de estar num lugar desconhecido, cercado por pessoas estranhas, que provavelmente também não soubessem onde estavam. Assim que foi se acalmando, Thomas foi levado por Alby (líder da Clareira) para conhecer o ambiente, assim Alby explicou que a reação e o sentimento do novo membro, com relação à situação, era normal, pois todos ali chegaram da mesma forma. Assim, Thomas conheceu a Clareira aprendendo que ela era dividida em quatro áreas: Deadheads, o cemitério. Blood House, onde os animais se reproduzem e onde eles são abatidos. Homestead, onde fica o banheiro e os dormitórios. Gardens, onde fica as plantações e de onde tiram a água. Aprendeu também que, todas as manhãs, as portas de pedra do labirinto de abrem e todo o fim de dia elas se fecham, também aprendeu que ninguém nunca resistiu a uma noite dentro do labirinto, por dois motivos: o primeiro por que o labirinto muda sempre de posição e o segundo motivo é por causa dos Verdugos, animais cruéis prontos para devorarem quem estiver pela frente. Mas, o que chamou a atenção foi que a cada trinta dias o elevador (chamado de box) traz um membro novo, mas após Thomas o próximo que chegou foi uma garota com um bilhete dizendo que ela seria a última.
O labirinto é um lugar sombrio que esconde daquele lugar a saída para os clareanos (nome dado aos garotos “residentes” na Clareira), mas é necessário entender como ele muda e qual a sequência. Segundo o filme, os corredores (Maze Runner), pessoas escolhidas para percorrer, mapeando, o labirinto desde a abertura da porta de pedra pela manhã até o seu fechamento à noite, são os que poderão encontrar a saída, mas algumas pessoas do grupo, por medo ou covardia, entendem que nunca irão sair. Fora isso ainda há os Verdugos, que costumam sair de suas tocas para “caçar”, dentro do labirinto, assim que as portas de pedra do labirinto se fecham. Segundo Alby, a saída é através do labirinto, mas há três anos os corredores tentaram em vão conseguir encontrar alguma saída, até a chagada de Thomas à Clareira.
Levando em consideração a história mostrada no filme e sabendo que o livro inspirador é apenas um dos cinco volumes da série, vejo que Maze Runner cumpriu seu papel, misturou momentos tensos com emoção, fazendo com que no fim o cinemeiro quisesse saber o que viria após a subida das letrinhas na tela. Sem sombra de dúvida, comparado com os modinhas do gênero, como: Jogos Vorazes, Divergente, Harry Porter e outros perebinhas cinematográficos, Maze Runner não se curva à mesmice e não aceita o destino que os outros tiveram, pelo contrário, sai da rotina e cria sua própria identidade ao plantar na mente do cinemeiro a incerteza quanto à realidade que foi encontrada por eles (os personagens), afinal, será mesmo a realidade ou será mais um teste?
O próximo livro da série a ser adaptado ao cinema, provavelmente, será Prova de Fogo (2010), onde os clareanos, que saíram do labirinto e agora esperam chegar em casa e viverem felizes para sempre, descobrem que a batalha está só na fase 2. Não sei se você já assistiu ao filme ou leu os livros, mas no livro 2, os clareanos descobrirão o motivo pelo qual eles são importantes para a cura do vírus mencionado no filme e também que há outro grupo de garotos perdidos. Outra coisa que descobri é que o autor adora matar personagens, incluindo aqueles que você jura que não podem morrer, ele também gosta de incluir novos personagens, e com segredos fundamentais para ajudar a encontrar as respostas.
Ficarei por aqui.

Elenco:
Dylan O'Brien como Thomas
Thomas Sangster como Newt
Kaya Scodelario como Teresa
Will Poulter como Gally
Ki Hong Lee como Minho
Blake Cooper como Chuck
Aml Ameen como Alby
Alexander Flores como Winston
Jacob Latimore como Jeff
Chris Sheffield como Ben
Randall D. Cunningham como Clint
Joe Adler como Zart

Patricia Clarkson como Chancellor Ava Paige
Diretor: Wes Ball



Cinemeirosnews will return!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.