segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Hércules

Olá, cinemeiros! hoje faremos o comentário a respeito de um filme esperado, não pelo fato de haver algum detalhe revelador de alguma coisa, ou de ser uma história pouco contada no cinema, ao contrário, mas sim pelo fato do ator principal ter declarado que esse é o personagem da vida dele. Estou falando de Dwayne Johnson e do filme Hércules.
Hércules é filho de Zeus e da mortal Alcmena. Quando Hércules nasceu, Zeus queria torná-lo imortal para isso pediu que levassem a criança para junto de Hera, sem que ela soubesse, e assim que ela caísse no sono o garoto poderia mamar tranquilo, O garoto mamou com tanta força que mesmo após terminar o serviço, o leite continuou a jorrar formando na terra a Flor-de Liz e no céu a Via Láctea.
Quando cresceu, Hércules se destacou pela sua enorme força e coragem, a sua primeira realização foi matar um enorme leão que estava acabando com o rebanho de Anfitrião e de Téspio numa região chamada Citéron, aí começa a "lenda", falaram que a caçada ao leão durou cinquenta dias e nesse período Hércules ficou hospedado na casa ou aldeia de Téspio (prepare-se). Téspio, muito sacana, durante esse período fez com quem suas cinquenta filhas ficassem uma a cada noite com o nosso herói.
Após a caçada vitoriosa, Hércules voltou a Tebas livrando essa cidade dos Minos (é uma outra história que outro dia eu conto), por isso o Rei Creonte ofereceu sua filha mais velha, Mégara, ao Hércules. Eles tiveram filhos. Num dia Hércules ficou louco, por causa de Hera, e matou seus filhos dessa união, quando o efeito da cachaça passou ele foi até a casa do Oráculo que o indicou o rei Euristeu, primo do Hércules. Como Euristeu era fã de Hera pôs Hércules para fazer 12 trabalhos que nenhum feladapota conseguiu fazer até aqui, ou melhor, até aquele momento, os famosos 12 trabalhos de Hércules....e é após isso que o filme começa.
O filme foi baseado nas HQs que foram lançadas em duas séries The Thracian War (AS Guerras da Trácia) e The Knives of Kush (As facas de Kush) da Radical Comics, escritas por Steve Moore, dos HQs só posso vir até aqui, o restante é no filme.
Brett Ratner, diretor do filme, conta numa revista americana que jamais imaginou Dwayne no papel principal do filme, mas quando The Rock soube da produção, logo foi procurar o diretor e praticamente implorou pelo papel afirmando que havia nascido para ser Hércules, então Ratner não teve muito como resistir, afinal um cara de 1,93 de altura, ex-lutador e forte pracacildis, pedindo algo assim, o papel é dele.
O filme mostrou Hércules já consagrado como filho de Zeus, temido por todo o mundo conhecido e acompanhado por um grupo de mercenários que o acompanhavam nas batalhas, agora guiadas pelo ouro de quem estivesse disposto pagar, o filho de Zeus tinha seu preço e quem tivesse interesse em vencer uma guerra ou tivesse problemas com suas fronteiras era só entrar em contato que o semi-deus iria resolver toda essa parada. E foi assim que o rei da Trácia resolve contratá-l, juntamente com seus companheiros, para treinar seu exército, fazendo-o sanguinário e invencível.
No entanto o filme mostra um Hércules atormentado pelo passado, humano, com trauma, onde ele descobre que não terminou seus "trabalhos", mas Hércules é um homem bom, pelo menos para os seus companheiros, que compartilham de boas lembranças com o filho de Zeus, que ajudou a todos eles dando um significado para viver. Hércules não só mostra o mito como também o desmistifica em muitos de seus feitos, o humor apresentado pelos personagens em algumas passagens tira a tensão do filme, o que de certa forma representou um risco, contudo os outros personagens que acompanham o herói receberam a dose certa de importância, sem destaque exagerado e com um "coadjuvantismo" justificado, afinal o protagonista era o Hércules. e mesmo quando o filme pareceu estar indo para o abismo do tédio, o roteiro soube ajudar e impulsionar a história fazendo com que novas emoções fossem acrescentadas sem que o público perdesse de vista o motivo de existir do filme, o mito Hércules.
Nos créditos a arte mostra como a equipe de Hércules o ajudou nos 12 trabalhos mitológicos, e durante o filme, percebemos que nessa época (segundo a história contada no filme) Hércules contou com a ajuda de um marqueteiro que botou brilho nos olhos dos contratantes de seus serviços e pavor no coração dos inimigos.
Assim foi Hércules, um filme que vale a pena ser conferido.



Cinemeironews will return!

2 comentários:

  1. Quem diria, um filme de mitologia grega prestar! Aff...
    Mas como amo mitologia grega, eu já ia assistir mesmo achando que poderia ser uma tragédia! Mas ainda bem que, pelo comentário, não é! E The Rock então... nem eu o imaginaria no papel principal! Vou conferir com certeza!!

    ResponderExcluir
  2. Nesta versão do Hércules conseguiram agregar a verdadeira Filosofia na história não ficando na superficialidade.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.