quinta-feira, 1 de maio de 2014

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2: A ameaça de Electro





Estamos de volta com a terceira e última parte do Especial do Aranha para agora sim, falarmos finalmente do filme O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro. O longa, que estreia hoje em todo Brasil, traz de volta Andrew Garfield no papel do herói aracnídeo, que divide seu tempo entre salvar New York dos bandidos e vilões superpoderosos, e resolver os problemas pessoais com sua bela namorada Gwen Stacy (Emma Stone, que na vida real namora mesmo com Garfield). Fora isso, Peter Parker ainda tenta descobrir os mistérios do seu passado que envolvem seus pais e uma tal empresa chamada OSCORP.

Bom, para quem pensa que o filme é só um monte de ação desenfreada (e sem pé nem cabeça) só para agradar os fãs adolescentes, pode tirar o cavalinho da chuva. Claro que as cenas de ação são de tirar o folego e matar de rir também graças ao sarcasmo do herói que faz piada de tudo, porém, entre uma ação e outra, também há muito romance e drama familiar. O filme, dirigido novamente por Marc Webb, tenta aprofundar-se um pouco mais na história do personagem, na sua relação com a Gwen, tia May (Sally Field) e Harry Osborn (Dany DeHaan), amigo de infância de Peter e personagem muito, mais muito importante em toda a trama.


 
Versão de 2012 e 2014 respectivamente.


No segundo filme temos um Homem Aranha bem mais à vontade e agora amado pela população que vê nele um herói e não mais uma ameaça. Outra coisa que mudou também foi o uniforme do herói que não apresenta mais aquela textura de couro de bola de basquete. Entre os detalhes mais perceptivos estão a viseira, no lugar dos olhos pequenos e escuros, vemos agora os tradicionais olhos grandes e brancos igual dos quadrinhos. A design da aranha também mudou, mas o que me chamou atenção mesmo são os lançadores de teia que ficam fora do uniforme e em cima do pulso! Minha pergunta é: como o Aranha consegue acioná-los com os dedos? Faça o teste e veja se você consegue encostar o dedo médio e o anelar no seu pulso fazendo a posição da foto abaixo....impossível né?


Deixando de lado o trivial e indo ao que interessa, vamos falar um pouco da trama, sem estragar alguma surpresa e sem soltar nenhum spoiler ok. Bom, todos já sabem que o vilão da vez é o Electro (Jamie Foxx), até porque o próprio título já entregou, porém no decorrer das mais de duas horas e meia, vimos o Aranha enfrentar outros desafios e novos inimigos vão surgindo como Rhino por exemplo. Em meio a tudo isso, Peter tenta resolver sua vida sentimental com sua amada Gwen Stacy, mas o fantasma da promessa que o herói fez ao pai da moça o atormenta e isso o deixa com um dilema emocional e os impede de ser feliz por completo.
Papo tenso entre o Aranha e Harry Osborn


Enquanto isso, novas revelações sobre seu passado e seus pais vão aparecendo, tudo ligado à empresa OSCORP onde os pais de Peter trabalhavam como cientistas geneticistas. Após a morte de Norman Osborn, quem assume o comando da Oscorp é o seu filho Harry, o mesmo descobre que somente o Homem Aranha pode ajudá-lo a resolver um problema e não aceita um não como resposta, vixiiii. Já o vilão principal, Electro, é apresentado ao público primeiramente como o pacato e humilde Max Dillon, fã de carteirinha do Espetacular Homem Aranha (sim, é ele que “batiza” o herói de espetacular) e funcionário da Oscorp, onde trabalha como eletricista.


"Ei Max, nada de virar vilão ok!"

Após sofrer um terrível acidente num tanque com enguias elétricas, Max se transforma num verdadeiro gerador de eletricidade humano e adquire poderes de movimentar ferro, aço, metal além de soltar rajadas de energia para todo lado. A admiração que Max sentia pelo “cabeça de teia” acaba se tornando ódio após o primeiro duelo entre os dois em plena Times Square. Como já falei antes, as cenas de ação são realmente impressionantes, assim também como são os vôos do herói pelos céus e prédios da cidade. O diretor teve a brilhante ideia de nos dar uma carona nessas acrobacias que o Aranha faz e, a sensação é simplesmente sensacional, ainda mais se você assistir em 3D. O filme também vai mexer com os mais românticos e não estranhem se algumas lágrimas rolar.
Estima-se que O Espetacular Homem Aranha 2 tenha custado mais de 230 milhões de dólares, um investimento que rapidamente dará retorno pois o filme arrecadou mais de 67 milhões apenas no fim de semana de estreia e só nos “states”.  Mais duas sequencias estão previstas para 2016 e 2018, e pela forma que o segundo filme termina, eu não vejo a hora que o próximo estreie. Tenho certeza que todos vão ficar satisfeitos com o resultado, pois é um filme feito para fãs e não fãs. Só um aviso, não esqueça de ficar após os créditos para conferir a cena extra ok. Grande abraço e até a próxima.
 
Câmbio e desligo.

Um comentário:

  1. O filme deve ser bom mesmo, se já faturou 67 mi só no final de semana... wow!
    Vou incluí-lo com certeza na minha lista de filmes para assistir!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.