quarta-feira, 7 de maio de 2014

Copa de Elite


Olá cinemeiros, estou aqui para trazer mais uma comentário sobre um filme que assisti, um filme que está em cartaz, e que vocês poderão acompanhar e concordar ou não com meu texto: se concordarem, beleza, escrevam para eu saber; mas se não concordarem, por favor, escrevam também para que eu possa ter ideia dessa outra visão ou para eu poder explicar melhor meu ponto de vista.
O filme é o Copa de Elite, que foi dirigido pelo Vitor Brandt, com o roteiro do próprio Brandt e de Pedro Aguilera, com: Marcos Veras, Júlia Rabello, Rafinha Bastos, Anita e grande elenco. Impulsionados pela Copa do Mundo, pelo sucesso do Porta dos Fundos (que já foi maior e agora está em declínio) e dos filmes nacionais escolhidos para serem satirizados, os roteiristas tiveram o trabalho apenas de copiar a receita de bolo do cinema americano e adaptar ao cenário brasileiro.
Em 2000 foi lançado o filme Scary Movie (não sei se esse foi o primeiro do gênero, mas com certeza é o mais conhecido e o mais...) ou TODO MUNDO EM PÂNICO no Brasil, que tinha a intenção de satirizar os filmes de sucesso até aquele ano, enfim, foi uma grande sacada e ponto. O problema foi que eles se empolgaram e passaram a fazer outros filmes com a mesma proposta, ou seja, pegar os filmes de sucesso de um determinado período e ridicularizá-los, até que eles chegaram ao Todo Mundo em Pânico 5 (2013) onde somente eles (os produtores, roteiristas, diretores e elenco) acham graça, pois passou a ser maçante, dora de moda, sem novidades, uma tremenda perca de tempo e ao que parece, Copa de Elite irá tomar esse caminho.
Nesse filme, o Copa de Elite, a história gira em torno de Jorge Capitão, um policial do Bope, que invadiu uma favela, descumprindo as ordens do seu superior, e salvou o melhor jogador do mundo, o argentino Messi. Jorge Capitão foi execrado pela imprensa, que passou a acusá-lo de traidor da nação, a população o condenou também e ele passou a ser hostilizado nas ruas, ridicularizado nos programas de tv, até sua expulsão do Bope.
Fora do Bope, contudo, descobriu o plano de traficantes que pretendem assassinar o Papa Francisco na final da Copa do Mundo, assim Jorge Capitão parte para as investigações, conhecendo Bia Alpinista, e com ela desvendam todo o mistério.
A história é bem bolada, tendo por base o filme Tropa de Elite 2, mas utilizando outros filmes nacionais como pontas para, digamos, quebrar o gelo, e nisso eles conseguiram fazer um filme engraçado, com: Chico Xavier, Bruna Surfistinha, Dois filhos de Francisco, Minha mãe é uma peça e Se eu fosse você, que aliás, para mim, foi a cena mais engraçada de todo o filme.
No fim do filme, o Jorge Capitão do futuro convoca o Jorge Capitão do Presente para salvar as Olimpíadas de 2016 (satirizando Homem do Futuro, com Wagner Moura), ou seja, haverá um segundo filme que talvez não se chame "Copa de Elite 2" ou sim, mas o fato é que a fórmula será copiada e provavelmente teremos uma sequência insuportável para ignorar no futuro, assim como hoje faço com Todo Mundo em Pânico 7, 8 ou seria 9?

Notícia boa recebi hoje, compartilho com vocês.


Cinemeirosnews will return!

Um comentário:

  1. Assisti e adorei o filme também! As sacadas foram boas! Conseguiram fazer uma historias que misturou todos os filmes em questão! Achei pesadas as cenas que satirizaram o catolicismo e o espiritismo, mas faz parte, tem que chamar atenção senão não tem graça: A cena da comemoração do papa e da morte do Chico Xavier (eu ri com aquelas pontas de culpa, hihihihi)
    A cena do Se Eu Fosse Você foi hilariante também! As sátiras dos nomes dos objetos da copa foram bem sacadas! A cara do Marcos Veras, da Júlia Rabelo, O Alexandre Frota fazendo a mãe...
    Concordo com tudo o que você falou, apesar de divertida, é uma fórmula que vai ficando maçante. Recomendo a quem quiser rir de graça, sem pensar demais na piada! Eu daria nota 7 pro filme!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.