segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Invenção de Hugo Cabret


Gente, já tem um tempo que ganhei a mídia em Blu-ray de um filme que, segundo quem me presenteou, merecia ser visto e revisto sempre que possível, fiquei curioso para ver o tal filme, que tinha passado desapercebido por mim quando foi exibido nos cinemas, o pior é que o filme que tinha em minhas mãos era a versão em 3D, tentei trocar por uma versão 2D mesmo mas não a encontrei, resumindo, fiquei com o filme em minhas mãos mais de um ano sem conseguir assisti-lo. Finalmente neste final de semana consegui matar a curiosidade e assistir ao tão bem mencionado filme e felizmente em 3D já que depois descobri que o diretor Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street) fez questão de filmar toda a película com câmeras 3D, o que diferencia este filme de outros que são adaptados para o 3D no pós produção.
O filme concorreu em 11 categorias do Oscar 2012 e foi vencedor de Melhores efeitos especiais, melhor fotografia, direção de arte, mixagem de som e edição de som. Martin Scorsese ganhou o Golden Globe 2012 de melhor diretor.


Baseado no livro de Brian Selznick o filme conta a história de Hugo Cabret, interpretado por Asa Butterfield (O Menino do Pijama Listrado), um órfão que vive em uma estação de trens na Paris dos anos 30 , trabalhando com a manutenção dos relógios do lugar, que tem como motivação consertar uma espécie de robô com a esperança de, com isso, receber uma mensagem do seu falecido pai, para isso ele subtrai peças de uma loja de brinquedos localizada na estação de propriedade de Papa Georges, interpretado por Ben Kingsley (Ender's Game - O Jogo do Exterminador), onde trabalha sua sobrinha Isabella, interpretada por Chloë Grace Moretz (Kick-Ass 2), o filme da uma reviravolta quando Hugo descobre que Isabella tem a ultima peça para fazer seu autômato funcionar.


A partir deste ponto somos imersos de uma forma bela e cativante na história da sétima arte, passando pelos tempos em que o cinema era mais uma atração de circo, sua evolução, assim como a importância da mágica para a criação dos primeiros efeitos especiais. Uma jornada avassaladora pelos bastidores da indústria dos sonhos, mesclando a história dos primeiros passos do cinema com uma espécie de conto de fadas. Uma bela homenagem da indústria para a própria indústria, em um filme bem dirigido com som e arte impecáveis.


Resumindo meus amigos, é um filme que merece estar na coleção que qualquer cinemeiro, recomendo assistir em 3D, para curtir o melhor que a película pode nos oferecer, já fazia um tempo que não assistia CULT, isso mesmo, na opinião deste escriba, A Invenção de Hugo Cabret e daqueles filmes que merecem ser cultuados e disseminados entre os cinéfilos. Um filme que afirmo sem medo agradará e emocionará a todos que acompanham esse blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.