segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Palhaço.


Olá gente fina estou de volta para comentar sobre "O Palhaço", segundo filme de Selton Mello, onde ele mostra a vida desses artistas circenses no interior do Brasil, esse filme está sendo muito elogiado pela crítica especializada, também o Cinemeirosnews assinará em baixo com os especialistas e ainda sim expressaremos a nossa opinião. Isso se deve, principalmente, à crise do palhaço, sua busca  por uma vida normal e o reencontro com o seu verdadeiro eu.... simplesmente um palhaço.
A vida do artista circense não é fácil e diversos filmes já mostraram isso, nesse porém, Selton Mello enfatiza o cotidiano desse protagonista da lona (que sonha em comprar um ventilador), com suas dificuldades e alegrias, fazendo com que o cinemeiro se ambientalize com o local e se familiarize com os personagens, principalmente com Benjamim ou o Palhaço Pangaré.



Benjamim é filho de Valdemar (Paulo José com uma grande atuação) ou o também palhaço, Puro Sangue, os dois comandam o Circo Esperança com muita empolgação nas apresentações, mas o palhaço Pangaré perdeu sua identidade pouco a pouco, não o R.G., pois este ele não tem, de palhaço e os questionamentos pessoais aparecem fazendo com que Benjamim largue tudo e parta para uma nova vida, longe, na cidade grande.


Na cidade grande, o Palhaço passa por algumas situações normais para as pessoas comuns, mas que para um artista nato é algo no mínimo estranho ou pior, sem graça alguma e é nessas decepções que o Palhaço percebe que o seu lugar não é aquele, principalmente quando ele se encontra no lugar de plateia e rir da piada sem graça do eterno Zé Bonitinho, Jorge Louredo.


Lembrando das palavras de seu pai antes de partir "O gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou simplesmente um palhaço", Benjamim volta em grande estilo, pois agora sabe o motivo pelo qual está ali e assim poderá extrair o melhor de si para descobrir o sorriso no seu público.
A história não é nenhuma novidade, se mostrando bem ao estilo de Charles Chaplin, Oscarito, Jacques Tati e Didi Mocó, onde o palhaço que é o ser responsável por fazer brotar a alegria nas pessoas, na verdade está se sente o ser mais sem graça do mundo gerando emoção forte nos cinemeiros, talvez por isso a história seja contada e recontada por geração e gerações nesses tempos.


Com participações mais que especiais do Jorge Louredo, Jackson Antunes, Moacyr Franco, Tonico Pereira (homenageado no 8o Amazonas Film Festival neste ano) e o inesquecível Ferrugem (eu tive infância e você???).


O Palhaço é um filme que faz rir, chorar ou os dois....e você? riu, chorou ou os dois???
Olha o Trailler aí em baixo....



 Meu perfil no Facebook


T+!!!

3 comentários:

  1. FILME APROVADO .. EXCELENTE DICA DO CINEMEIROSNEWS.. O FILME É MUITO BOM .. NOS FAZ RIR DO INÍCIO AO FIM.. E O SELTON MELO ARRASA EM SUA ATUAÇÃO .... VALEU A DICA


    PALOMA

    ResponderExcluir
  2. Doido pra ver esse filme. Já vi gente dizendo que é o filme nacional do ano. Não sei se é exagero, mas é bem tentador.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não consegui assistir esse filme :(

    Estou louca pra ver desde que vi o trailer a uns meses atrás, mas nem esperava que passasse em Manaus...

    Espero que eu ainda consiga assistir :)

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.