terça-feira, 28 de setembro de 2010

CRIAÇÃO

Acho que é de conhecimento da maioria dos meus leitores que sou professor de ciências (quem não sabia fique sabendo agora) e sempre que possível gosto de passar alguns filmes para meus alunos. Já passei vídeos sobre a origem do universo, funcionamento do corpo humano e até sobre o ecossistema. Mas, o que eles gostam mesmo é da sessão de cinema (principalmente de filmes de terror ou suspense) que eu faço no fim de cada bimestre. E recentemente, passei aos meus alunos da 8° e 9° série, o filme CRIAÇÃO.
O filme foi produzido em comemoração aos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e narra à época em que Darwin estava escrevendo "A Origem das Espécies", seu livro mais importante. É claro que o filme chegou a gerar polêmica por envolver o autor da Teoria da Evolução e o eterno conflito Religião X Ciência ou como queiram, CRIACIONISTAS X EVOLUCIONISTAS, mas vou me ater apenas a narrar alguns fatos sobre o filme sem entrar nos detalhes dessa discussão.Ao se pensar em Darwin, nos vem logo na mente a imagem daquele velho de barbas brancas pela qual a maior parte das pessoas conhece o cientista inglês Charles Darwin. Só que nesse filme Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 e poucos anos e mora na pacata, e um tanto assombrada, vila inglesa chamada Down House, onde ali o cientista instalou seus laboratórios de estudos e criou dez filhos, entre eles a precoce Anne Darwin (Martha West), que ainda pequena encantava o pai com seu interesse pelas plantas e animais.
E é exatamente aí que o filme perde um pouco o “foco", pois, certamente renderia uma história poderosa se fosse só com suas viagens exploratórias a bordo do Beagle, mas acaba reduzida a seus momentos de maior fragilidade, quando um episódio familiar (melhor não revelar) deprime o cientista e abre uma crise entre ele e sua esposa, Emma Darwin (Jennifer Connelly casada com Paul Bettany na vida real ). Tal acontecimento, abala a fé do naturalista e o afasta da igreja, que se sente mais encorajado a publicar suas teorias sobre a evolução. Isso aumenta ainda mais os problemas entre Darwin e Emma, profundamente religiosa.O filme recebeu muitas críticas, apontando erros sobre a vida de Darwin e de como poderia ter sido muito melhor. Para um filme que todos esperavam ser bombástico e cheio de polêmicas, a começar pelo título: CRIAÇÃO (que além de evocar o Criacionismo, lembra o processo de geração de “A Origem das Espécies”), fica um pouco decepcionado. O filme melhora nos momentos em que mostra trechos da viagem do návio de pesquisas H.M.S. Beagle, em especial sua passagem pela Argentina. Também aparecem no longa-metragem o biólogo Thomas Huxley, que incita o colega cientista a terminar a obra que "matará deus", e o botânico Joseph Hooker, apoiadores das teorias de Darwin. Mas mesmo assim, ainda tem o foco principal voltado para família, sendo a ciência apenas o “pano de fundo” da história.Para quem gosta de história da Ciência irá se entusiasmar com alguns flashes interessantes do filme, como a cena que Darwin recebe a carta de Alfred Russel Wallace, que propôs, simultaneamente a Charles Darwin, a teoria da evolução por seleção natural (vale a pena lembrar que ele fez expedições pelo Brasil, mais especificamente pela Amazônia) só que no fim das contas, quem acabou ganhando toda a fama foi Darwin, por ter uma obra mais completa, resultado de 20 anos de pesquisas. Acho que vou parar por aqui para não estragar as poucas surpresas que o filme possa oferecer.
Então por hoje é só pessoal, grande abraço e até a próxima e não deixem de conferir o www.blog-do-pena.blogspot.com nas ELEIÇÕES 2010!

14 comentários:

  1. Devia - não sei se isso acontece - mostrar ele em Fernando de Noronha. Além de interessante, o lugar é muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito desse filme! Aprendi com ele, foi uma forma diferente de aprender. Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  3. conheci o seu blog atraves do blog ASVERAS e achei muito bom, tb vi o filme e gostei muito vou passar sempre aki.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que idéia tão bacana de passar filme para os seus alunos ao final de cada bimestre. Com certeza, eles devem amar.
    Adorei o post e as informações deste filme. Nunca o assisti, mas o conheço de ouvir falar. E agora, conheço com mais riqueza de detalhes. Quero mto assisti-lo. Ótima dica!
    Um forte abraço!!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu jurava que vc era professor de geografia! kkkkkkkkkkkk
    Mas então, eu ainda não assistir o filme não, confesso, mas eu também esperava o que vc pelo jeito também esperava, levado pelo título e pela ft que é usada para representa-lo. Mas por outro lado eu acho que eles quiseram humanizar o cientista né? é o que parece pela descrição que vc deu. Eu também acho que seria mas interessante se tivessem invertido o pano de fundo da vida pessoal dele para toda as coisas que lhe levaram a concluir obra tão importante.
    Assim que dê eu vou dá aquela conferida.
    xerim e sucesso cinemeiros.

    ResponderExcluir
  6. Érico, eu tenho esse filme aqui, mas nao assisti pq o titulo e a sinopse nao me instigaram, no entanto depois do seu parecer sobre o mesmo, vou ver se me anima a assitir!
    beijos alvinegros

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louco pra ver este filme, e depois de ler seu texto fiquei mais interessado ainda.

    muito bom seu blog e sua iniciativa em saula de aula.

    grande abraço.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons Ventos!!

    ResponderExcluir
  8. esse filme sei não...deve ser mais uma crítica indireta à ciencia...já q mostra lances de Darwin e a esposa em conflitos...mas fiquei curiosa para assistir...posso tirar algo de bom do filme!
    t+

    ResponderExcluir
  9. Apesar do que você falou me pareceu um bom filme, não que você tenha dito que não. Mas pelo que contou, é importante narrar a vida dele pessoal além de claro, as descobertas e tudo mais.
    Me chamou bastante atenção, por que não sabia de que tinha um filme sobre Darwin. Acho que o titulo queria chamar atenção mesmo, e fugiu do foco que deveria ser.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito desse filme,
    vendo a sua postagem sobre ele fiquei com mais vontade ainda de vê-lo!!!

    Seu blog sempre é o melhor lugar pra se saber um sinópse de filme!

    Abçs Brother!

    ResponderExcluir
  11. Estou doida para ver esse filme. Apesar de que a melhor parte da história de Darwin seja realmente quando ele dá a volta ao mundo... E acaba por cair nas Ilhas Galápagos. Bem, eu gosto muito do Paul Bettany, acho-o um excelente ator. A Jennifer Connelly foi muito bem em Beautiful Mind. Com certeza é um filme que não posso deixar de ver.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Assisti o trailer desse filme em algum DVD e me interessei. Quando fui alugar, acabei errando pois havia esquecido o nome do filme, e aluguei "O Desafio de Darwin", da National Geografic. Achei chato e dormi no final do filme...
    Foi bom ver este artigo aqui, porque me fez lembrar o nome e da próxima vez não erro.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.