segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Karate Kid 2010

Karate Kid (1984) indiscutivelmente foi um clássico dos anos 80 que marcou uma geração. O filme levou ao estrelato o ator Ralph Macchio (hoje com 48 anos) que interpretava o jovem Daniel LaRusso e o seu mentor, nosso querido Sr. Miyagi, imortalizado pelo finado ator Pat Morita que foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante. Isso sem falar da belíssima canção/tema Glory Of Love, de Peter Cetera, que deixava o filme ainda mais interessante.Karate Kid era sucesso garantido nas inúmeras vezes que passava na Sessão da Tarde e a gente nunca se cansava de ver. Tenho certeza que quem possui mais de 30 (anos), pelo menos uma vez na vida já tentou fazer o famoso “chute da garça” imitando o “Daniel San”, como o Sr. Miyagi o chamava. Eu mesmo tentei várias vezes até que um dia cai de mau jeito e quase quebrei o braço. Depois desse dia resolvi parar com a graça de imitar a garça hehe...
O tempo passa "Daniel San"...
Em virtude disso, grande foi minha expectativa quando ouvi rumores que um remake estava por vir. Primeira coisa que pensei foi logicamente no elenco e quando soube que Jackie Chan e Jaden Smith estavam no projeto fiquei meio desanimado. Jackie Chan até tudo bem, seria provavelmente uma nova versão do Sr. Miyagi, mas Jaden Smith? por quê essa escolha? simplesmente por ser filho de Will Smith, que além de grande influencia em Hollywood, também é o produtor do longa.
ô menino lindo do papai!!!
Quando vi o trailer, aí que me desanimei de vez ao ponto de pensar que seria uma das maiores “bombas” do ano. Enfim, o filme estreou mês passado e eu fui conferir, mesmo com um pé atrás e pra minha grande surpresa... até que gostei. Sim, contrariando todas as minhas expectativas e críticas negativas que eu tinha lido, eu achei o filme muito bom. Claro que não chega ao mesmo nível do “original”, mas tenho certeza que de modo geral o filme agrada.É claro que existem algumas modificações. A primeira obviamente é no estilo de luta que na verdade o que vemos não é Karate e sim Kung Fu (o filme chegou até ser cogitado a se chamar KUNG FU KID, mais mudaram de ideia no decorrer do projeto). A outra mudança é que em vez de se mudar da costa leste para a oeste dos EUA, agora é de Detroit para CHINA. E, obviamente que os personagens principais também mudam de nome. No ligar de Daniel Larusso, temos Dre Parker e no lugar do mestre japonês Sr. Miyagi (Morita) pelo chinês Sr. Han (Jackie Chan), que na minha humilde opinião, é o melhor papel de sua carreira e o mais dramático também.Tirando isso e algumas ressalvas, até que o filme funciona contando a mesma história de um garoto que depois de virar saco de pancada dos valentões da vizinahança, começa ser treinado por um misterioso sensei para enfrentá-los em um torneio de artes marciais. Vale ressaltar que a química entre Jaden e Chan funciona muito bem, tão bem que em pouco tempo o Sr. Han consegue transformar Dre Parker em um verdadeiro NINJA, capaz de derrotar o Van Damme só com uma mão. Tudo isso utilizando aquelas famosas técnicas de ensinamento nada convencionais, da mesma forma como o saudoso Sr. Miyagi fazia com seu pupilo.As cenas de luta são bem elaboradas e as com Jackie Chan como sempre engraçadas, mas, pra quem espera ver Jaden Smith aplicando o “chute da garça” no fim do filme, pode tirar o cavalinho da chuva pois agora é um golpe MADE IN CHINA, totalmente novo e que parece ser copiado diretamente do game STREET FIGHT 2. E apesar de todas os comentários sobre a escolha de Jaden, até que o moleque manda bem, se mostrando extrovertido e carismáticos, sem falar que os diálogos são bem humorados e com belas lições para o público jovem.
Nossa singela "homenagem" ao eterno Sr. Miyagi
obs: Não é montagem hehehe....
Mesmo com seus prós e contras, o filme conseguiu uma boa arrecadação, se não foi sucesso de crítica com certeza foi de público, pois, o número das bilheterias não mentem. Agora cabe a você assistir e avaliar essa nova versão que pra mim nem merecia ser chamada de “remake” por ter tantos detalhes diferentes, mas que mesmo assim eu gostei. Fica a dica e como sempre, você conferi por sua conta e risco. Grande abraço e até a próxima. Câmbio e desligo :)

8 comentários:

  1. Ainda não fui ao cinema ver karate kid mas como fã da história do Daniel San, estou ansiosa para assistir. Mais ainda agora que li essa crítica positiva sobre o filme (confesso o pé atrás com a escolha do Jaden Smith)

    ResponderExcluir
  2. ainda não conferi esse, mas pelo trailer eu vi que é bom , mas não supera o original. também fiquei com o pé atrás com o elenco. Mas em fim quem somos nós pra julgar isso né :/

    ResponderExcluir
  3. Sempre amei Karate Kid. Tenho 29 anos, mas fiz arte dessa geração que não perdia a sessão da tarde. Vou conferir este filme... tenho certeza que gostarei.

    ResponderExcluir
  4. Nuss.. que briza nova versão :O tomara que seja tão boa quanto a primeira versão

    ResponderExcluir
  5. Cara eu achei o filme bom, porém, também achei bobinho.

    Espero você!
    http://retrojovem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. também estou na expectativa muito grande por esse filme (ainda não assisti por incrível que ...) aliás... todo o remake gera uma curiosidade positiva, principalmente para os produtores.... é grana garantida....

    um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei o filme. O Jaden tá uma gracinha e o Jackie Chan se superando.

    ResponderExcluir
  8. o filme pra e´poca em qu epassou , nao era bobo , hoje os jovens acostumado com os filmes de hoje vão assistir e vão achar bobo , mas não era
    , foi muito bom e até hoje vejo o filme e me emociono

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.