sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Michael Jackson: This is it

O aguardado documentário/show THIS IS IT teve uma pré-estréia dia 27 para convidados em várias partes do mundo. E ontem foi o “dia D” de sua estréia oficial em diversos países e ficará em cartaz por apenas duas semanas. Claro que eu, como bom cinemeiro, não podia deixar esse evento passar em branco e estive lá pra conferir e posso dizer que o filme é literalmente um SHOW do inicio ao fim, um verdadeiro espetáculo musical de um dos maiores ícones de todos os tempos, considerado por muitos como O REI DO POP! e aqui, tentarei passar pra vocês como foi essa experiência.
Antes disso porem vale ressaltar algumas informações pertinentes ao filme. Bom na verdade ta mais para um documentário, de aproximadamente duas horas apresentando os melhores momentos dos últimos ensaios do cantor em Los Angeles, para uma série de 50 shows marcados para acontecer em Londres. As apresentações começariam no dia 13 de julho - Jackson faleceu no dia 25 de junho, em decorrência de uma parada cardíaca, pelo menos é o que dizem. De acordo com as produtoras, foram gravadas mais de cem horas de imagens do cantor em cima do palco e nos bastidores. As cenas usadas no longa incluíram filmagens feitas entre abril e junho deste ano.
Segundo o que declarou o produtor do espetáculo Kenny Ortega, que com a morte de Michael acabou virando o diretor do filme, "This Is It pode ser o melhor show que ninguém teve a chance de ver, mas com este filme teremos um retrato raro de Michael enquanto ele se prepara para seu último ato e no que eu acredito ser seu melhor trabalho." E acreditem meus amigos, pelo que vi na telona do cinema... ele estava completamente certo!! e com certeza o dia 28/10/09 irá entrar pra história de muitos fãs e da minha também. Mais deixem eu contar essa história do inicio. Comprei meu ingresso para assistir a sessão de 18:40 e estranhei por não ver nenhuma movimentação acima do normal, fui lanchar e 15 minutos depois quando voltei já tinha uma fila com mais de 50 pessoas formada esperando ansiosamente para entrarem. Obviamente que no meio dela existiam vários fãs, alguns até caracterizados como o astro com luvas, chapéu e roupas parecidas. Vez ou outra arriscavam cantarolar alguma canção e mesmo desafinados era uma alegria só, festejada com risos, fotos e muitas conversas sobre as qualidades do ídolo.
Já dentro do cinema lotado, depois de instalado na minha poltrona e de um pequeno atraso na exibição, as luzes se apagaram e os gritos começaram e foi assim do inicio ao fim do filme não poupando nem os trailers que não tinha nada haver com o cara. Assim que começa realmente o filme, vemos um texto solene e dramático explicando que o que veremos a seguir são trechos dos ensaios da mais grandiosa turnê de Londres que com a morte prematura do cantor, os cinquenta shows lotados nunca aconteceram - e Michael Jackson's This Is It é o mais perto que os fãs jamais chegarão dessa verdadeira superprodução. E após um breve relato (datado de 15 de abril) emocionado dos dançarinos que foram escolhidos para acompanhar o Rei do Pop, Michael enfim entra no palco.
Nessa hora a sala de cinema foi à loucura com uma mistura de emoções que chamou até a atenção da gerencia do local, mais nem eles foram capazes de acalmar os ânimos mais exaltados e depois de algumas tentativas acabaram desistindo e ficando por ali pra assistir ao filme também. E aqui faço uma pequena pausa em meu comentário para confessar que eu nunca fui um dos fãs mais devotos de M.J.! gostava de algumas músicas sim, mais nunca cheguei entender o porque de tanto fascínio por uma figura com um comportamento tão estranho e cada vez mais envolvidos em escândalos. Mais aí meus amigos, quando Michael começa a dançar e cantar seus maiores sucessos, fazendo as coreografias desde a sua música de abertura, "Wanna Be Startin' Somethin'" até o encerramento ao som da belíssima "Man On The Mirror", encantando a todos, foi quando eu pude entender o motivo de tanta admiração por ele.
Ao longo de toda a projeção apagam-se da memória os problemas com a justiça, os momentos constrangedores e bebês balançantes. O que se vê na tela é um artista perfeccionista, com pleno domínio de sua técnica, educado e até religioso. Jackson dança como ninguém e não faz uso de playback, fazendo questão de cantar em todas as músicas (tanto é que sua voz até falha as vezes, mais ele diz que estava poupando a voz) e comanda concentrado todos os aspectos do espetáculo que infelizmente jamais será apresentado ao vivo. Kenny Ortega parece estar ali só para cuidar da parte cinematográfica e servir de intérprete dos desejos de Jackson para a equipe. E do lado daqui o publico se esbaldando de tanta emoção.
E põe emoção nisso, eu mesmo quase fui às lágrimas em alguns momentos (principalmente quando tocou "I'll Be There" ), e pude presenciar algo que nunca tinha vista antes em toda a minha vida de cinéfilo: a interação total da platéia com a película fazendo verdadeiramente a magia do cinema acontecer. Foi algo realmente fantástico e uma emoção coletiva, pois quando as luzes se acenderam tivemos uma salva de palmas seguida de um choro coletivo e pessoas que nem se conheciam se abraçando dando forças uma as outras. Lembro que na poltrona atrás de mim estava uma senhora que soluçava de tanta emoção e muitas pessoas pareciam estar grudadas aos seus assentos esperando por mais um pouquinho e que depois dos créditos finais realmente apareceram.
Saí do cinema surpreso pelo que vi e devo admitir que o “magrelo” manda muito bem. Seja dançando, cantando, rodopiando, fazendo o "Moonwalk" ou pegando nos eggs o cara arrasa. Pra vocês terem uma idéia de como a sessão estava “animada”, quando tocou as clássicas "Beat It" e "Billie Jean" eu quase fico surdo, pois nessa hora sucedeu-se uma seqüência de aplausos, assovios, gritos que ninguém se entendia. Outro momento marcante foi na música "Thriller" que foi apresentada em uma nova roupagem e com características 3D que tornavam até mais assustador e com certeza iria fazer muito sucesso.
THIS IS IT é um filme que eu vi, vou rever e recomendo a todos assistirem e levarem um lenço pois iram se emocionar, mais se apressem pois quem ainda não viu tem menos de duas semanas para assistir. E não é exagero ou empolgação da minha parte não, todos que viram sentiram a mesma coisa e eu aprendi a admirar alguém que antes pra mim era apenas mais um mas que agora isso mudou. O mais curioso de tudo é que minha primeira postagem no inicio desse blog foi sobre um filme que M.J. fez chamado Moonwalker, uma pequena homenagem que quis lhe fazer pois era o dia do seu funeral! Quem quiser pode conferir em http://cinemeirosnews.blogspot.com/2009/07/goodbye-moonwalk.html

Por hoje é só pessoal. Fica aqui a dica de um bom filme e o que eu tinha pra compartilhar com vocês sobre essa minha aventura é isso aí, ou melhor...THIS IS IT
Um grande abraço e até a próxima. Câmbio desligo :)

11 comentários:

  1. Já estava nos meus planos ver esse filme/documenttário...mas por motivos laborais...não foi possível na estréia...porém imagino tal emoção que o Cinemeiro sentiu....de fato....Jackson foi um artista diferenciado...e não haverá outro....só espero não ficar surdo nem louco hehehehehe!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tava a fim de ver, mas vou esperar um dvd ou meios escusos.. hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Naoo perco porr nda !!
    Deve ser mto bomm
    bjaoo

    ResponderExcluir
  4. Filme bom bagaraio mesmo!

    Uacht!

    http://dadonanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Erico, vc realmente conseguiu transmitir toda emoção que sentiu ao ver o This is it neste post!
    Eu também nunca fui uma fã ardorosa apesar de admirar o taleto do Michael,nem estava muito empolgada em assistir, mas depois de ler isso aqui eu não vou perder a chance de conferir, não mesmo!
    Obrigada pela dica.
    xerim

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigoa avassaladores... Parece que ele está valendo mais morto do que vivo...parece que vivo só restavam as dividas, escandalos, e açoes de indenização... Agora, martir e ncompreendido.

    ResponderExcluir
  7. Michael Jackson... This is it! não preciso dizer mais nada.

    ResponderExcluir
  8. Depois de tanto tempo, consegui ler seus comentários. Não estava tão interessada neste filme mas, depois do que li senti muita curiosidade em vê-lo. Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  9. lindinho...
    estou louquinha para ver esse filme,que com certeza vai ser demais!!!
    brigadinha pela dica baby...
    beijos....

    ResponderExcluir
  10. Oiii, vi o filme hoje e amei.
    Gostaria q alguém me dissesse as musicas q tocam no filme...como vi no post ele ja citou algumas, mas n todas. e como eu não era fã do MJ n sei bem o nome das musicas, gostaria de saber p baixar. Beijos.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.