sexta-feira, 3 de agosto de 2012

James Bond 50 anos: The Man With The Golden Gun (1974).


Olá Cinemeiros, o nosso blog irá contar hoje a história do nono filme da série, nono filme oficial produzido pela EON, o segundo de Roger Moore e o terceiro dos que chamei de "Não tão bons", claro que este filme é o menos ruim comparados com os dois anteriores dentre os "Não tão bons", pois ele consegue, em alguns momentos, nos lembrar que se trata de um filme de espionagem, porém o humor forçado do filme o deixa bem aquém de um tradicional filme de 007, mas que para a época se tornou um grande sucesso.
Roger Moore voltou para seu segundo filme e com ele uma história eletrizante, onde James Bond teve de monitorar os passos de um cientista, chamado Gibson e recuperar uma máquina que produz células de energias, sendo a solução para a crise do petróleo que assolou a década de 70. Lembrando que Bond sempre se adapta à época.
A bala de ouro com a gravação 007.
Porém, Bond foi ameaçado com uma bala de ouro (não com disparo) que chegou até a sede do MI6 com o número do agente gravado no corpo dourado, por isso M achou mais prudente liberar 007 dessa missão, deixou claro que aceitaria inclusive um pedido de demissão, se assim o espião quisesse.
Bond convenceu M a realizar a missão e este permitiu, desde que fosse informal, porém o chefe de Bond passou a monitorá-lo para garantir o seu cumprimento, até aparecer para Bond em Hong-Kong, na base do MI6 dentro do RSM Queem Elizabeth na companhia de Q e de autoridades britânicas daquela colônia inglesa.
Bond trabalhando.
Onde entrou o Scaramanga? nem falei do oponente principal de Bond neste filme, mas o Scaramanga é o chefe do  Nick Nack, que no início do filme, preparou a cena para um jogo mortal, uma sala com espelhos, iluminação e efeitos de ilusionismo, onde Scaramanga duelou com um oponente, um assassino profissional que serviu como diversão para o chefe que o matou, porém no fim desse duelo, Scaramanga atingiu uma réplica em tamanho natural de James Bond e deixou claro que este seria sua próxima vítima.
Outra coisa sobre o Scaramanga, ele possuía um mamilo à mais, o que o diferenciava e também lhe deixava mais "forte" nos afazeres conjugais extraordinários, já que ele não era casado, quem fazia a comprovação dessa "força" era a senhorita Andrea Andrers, que além de tudo isso, ainda era a encarregada de trazer do fornecedor as balas de ouro.
Nick Neck.
Andrea morreu após Scaramanga ter tido a certeza de que ela havia comprovado também a "força" de James Bond, numa visita a pedido de Scaramanga, quando era apenas para coletar alguma informação para beneficiar o amante assassino. Nesse encontro, Andrea revelou que a bala de ouro com a gravação 007, havia sido enviada por ela e não por Scaramanga. Andrea sabia demais, Bond a seduziu e pediu que ela roubasse o Solex Agitador, uma máquina criada por Gibson usada para produzir células de energias e assim solucionar a crise do petróleo, mas que nas mãos de Scaramanga e Hai Fat (Um Mega Multi Milionário chinês que foi assassinado por Scaramanga numa discussão boba no escritório) se transformaria numa máquina de destruição. Este Solex Agitador foi roubado por Andrea e entregue a Bond de maneira inusitada, na platéia de um ginásio onde ocorria uma luta de boxe, porém Scaramanga já havia assassinado Andrea.
Scaramanga e Bond.
Neste encontro, aconteceu o primeiro contato pessoal de Bond e Scaramanga, e nesse momento posso afirmar que estavam ali os dois maiores assassinos do planeta, claro que não queremos ficar com a dúvida, somente com a certeza, por isso, após mais uma perseguição automobilística recheada de humor forçado e mentiras espetaculares (estas mentiras que por muito tempo marcou a série e até a ridicularizou causando uma barreira à compreensão de alguns potenciais fãs, que se recusaram a assistir o filme até o fim por muitos e muitos lançamentos), Bond mais uma vez deixou Scaramanga fugir. Claro, sabemos que Bond, em seu mundo, é imbatível, mas tiveram coisas que foram difíceis de engolir neste filme.
O duelo esperado: A Pistola de ouro x Walter PPK 9mm.
A grande forçada de barra neste filme, dentre todas que tiveram,  foi a participação do Xerif J. W. Pepper, que no segundo filme consecutivo fez outra ponta na aventura, e agora com influência direta na perseguição automobilística, porém antes, o Xerif do Estado americano da Lousiana presenciou mais uma, a sempre sem graça, perseguição fluvial, onde Bond, que havia sido pego pelo Hai Fat (por tentar se fazer passar por Scaramanga) e ficado em cativeiro numa academia de artes marciais, fugiu após ter sido esquecido pelo tenente Hip e suas sobrinhas (que deram uma surra em todos os lutadores da academia, pode???), e teve de fazer malabarismos no rio e até enganar uma criança oriental. Mas e o Xerif J. W. Pepper??? foi preso pela polícia local.
Outra tradição nos filmes de James Bond até aqui foram os nomes exóticos de suas belas garotas, neste filme a Bond Girl ficou sendo Mary Goodnihgt que era uma agente do serviço secreto britânico baseada em Hong-Kong, essa foi uma Bondgirl diferente das demais, pois foi ela quem quis levá-lo para a cama, (sabe né?), mas algo atrapalhava, inclusive numa dessas tentativas, a eficiente agente teve de dormir no armário enquanto Bond "interrogava" Andrea Andrers, porém a agente conseguiu no fim do filme concretizar o ato com Bond, mesmo com a quase interrupção de Nick Neck.
As sobrinhas boas de "porrada".
Mary Goodnihgt foi refém de Scaramanga, e graças ao localizador posto por ela no carro do vilão, Bond chegou até a ilha onde Scaramanga estava escondido, nessa ilha aconteceu o confronto final, mas apesar do duelo proposto por Scaramanga, Bond só foi alvejá-lo na sala particular dos jogos de Scaramanga, onde Nick Neck levava os assassinos que disputavam a vida com o perigoso matador e dono da ilha.
Andrea Andrers, uma armadilha para Bond.
Após tudo explodir, Bond e Goodnihgt seguiram para Hong-Kong e de lá para Londres.
Este foi o último filme da dupla Broccoli e Saltzman. Saltzman havia perdido muito dinheiro com investimentos em bancos suíços, mas esta foi só uma versão das tantas que existiram para o fim da dupla de produtores. Outra versão diz que houve uma discussão entre os produtores por conta da bilheteria de "O homem da pistola de ouro", o certo foi que Saltzman renunciou sua parte à United Artist e na década de 80 Broccoli as adquiriu, mas apesar da desistência de Saltzman, Broccoli mais tarde incluiu Saltzman na lista de todos os que o ajudaram em sua carreira, durante uma entrevista. Um documentário especial, Harry Saltzman: Show Man (que contou com a participação de nomes como: os ex-007s Sean Connery, George Lazenby e Roger Moore, a primeira Bond-Girl do Cinema Ursula Andress, o enteado e a viúva de Broccoli - Michael G. Wilson e Dana Broccoli e os próprios filhos de Saltzman, Hilary e Steven Saltzman, entre muitos outros), lançado em 2000 desvendou alguns mistérios sobre o falecido produtor, dando maiores detalhes sobre sua iniciativa, permanência e desistência na franquia 007.
Xerife J. W. Pepper e Bond.
Saltzman morreu em Paris, no dia 28 de setembro de 1994.
Este filme foi roteirizado, inicialmente, em 1966 para ser estrelado por Roger Moore, aproveitando o fim do contrato de Sean Connery, mas por instabilidade política no Camboja e a não disponibilidade de Roger Moore, decidiram filmar On Her Majesty Secret Service com George Lanzemby. Já a obra literária foi lançada em 1965, sendo o último romance escrito por Ian Fleming. no livro, o personagem Félix Leiter aparece e Sacaramanga é conhecido por usar uma arma banhada de ouro (assim como o filme) e era contratado por Fidel Castro para assassinar agentes do Serviço Secreto Britânico e oficiais da Cia, já a trama se passou na Jamaica e não na Asia.
Bond e Goodnihgt, que ao fim do filme ganhou uma dedicatória na canção.
A música tema voltou a ser composta por John Barry e teve a performance de Lulu, uma cantora escocesa, mas que não agradou, não pela cantora, nem pela sua performance, mas pelo conjunto da obra, dentre as músicas tema, esta foi considerada como a mais sem graça, não só por mim, mas pelo próprio John Barry, mesmo com uma outra música com o nome "The Man With the Golden Gun" composta, também para esse filme, por Alice Cooper, mas que foi preterida pela versão cantada por Lulu.
O filme foi gravado no Reino Unido, Tailândia, Hong-Kong e Macau (ainda como colônia portuguesa).

Com:

                                                   Roger Moore - James Bond
                                               Christopher Lee - Francisco Scaramanga
                                                      Britt Ekland - Mary Goodnihgt
                                                   Maud Adams - Andrea Andrers
                                             Hervé Villechaize - Nick Neck
                                                   Clifton James - Xerif J. W. Pepper
                                                     Bernard Lee - M
                                                    Lois Maxwell - Miss Moneypenny
                                          Desmond Llewelyn - Q

                                                   Guy Hamilton - Diretor
                                             Richard Maibaum - Roteirista
                                              Tom Mankiewics - Roteirista


O trailer oficial do filme:



Siteografia:

curta nossa página no FaceboOk!!!
Contato:
ou

Cinemeirosnews will return!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.