domingo, 22 de abril de 2012

O Artista.


"Numa distribuição 'iunitededeartisti', versão brasileira 'herberterrichards'"

Há filmes que estão em cartaz do qual esperamos muito e outros que estão em cartaz, também, mas deixamos para ver sempre lá, depois, quando não tivermos mais outro filme para assistir e aí é que damos a atenção mínima, mas devida. Com O Artista aconteceu isso, procurei no menu do site e o vi, depois de ler o resumo então me interessei. Isso aconteceu, principalmente, devido à minha falta de informação, à minha surpresa com as conquistas do filme e à história de viravolta na vida do personagem principal.
A foto de Valentin e Peppy Miler que foi capa dos jornais.
A imprensa cinematográfica tem dado mais espaço aos filmes "oba oba", como é o caso do péssimo Jogos Vorazes e a saga Molusco, inundando  a tv, os programas, revistas e o Facebook de fotos e chamadas para este filme, fazendo com que a maioria dos cinemeiros escolham as salas dessas produções e só depois descubram que foram tratados como uns "Zés Poltronas" da vida.
No pesadelo Valentin é "atacado" pelos sons.
Além disso fui ler sobre o filme e fiquei impressionado com a quantidade de prêmios que ele venceu, não perca a conta: Independent Spirit Awards (melhor filme, ator principal, diretor e fotografia), César (melhor filme, diretor, atriz, fotografia, direção de arte e canção original), SAG Awards (melhor ator principal), BAFTA (melhor  filme, diretor, ator principal, roteiro original, trilha sonora, cinematografia e melhor figurino), Globo de Ouro (melhor filme comédia ou musical, melhor ator comédia ou musical e melhor trilha sonora) e o que mais chamou a minha atenção o Oscar (melhor filme, diretor, ator principal, figurino e trilha sonora) fora as indicações, confesso que nunca vi um filme com um curriculum mais rico e vasco como esse, mereceu um comentário no Cinemeirosnews.
Peppy testa sua pseudo popularidade mostrando o jornal.
Somado a isso, o filme iniciou em preto e branco, pensei que fosse uma introdução para contar a vida do personagem principal George Valentin, um ator famoso na época do cinema mudo que vive um declínio na carreira, em contra-partida sua fã Peppy Miler, que encontrou a grande chance de sua vida na carreira, quando tirou uma foto com Valentin, sendo capa de todos os jornais, vive uma ascenção por conta da chegada do Cinema falado. A vida desses dois personagens se cruzam várias vezes, mostrando que o mundo dá voltas e que nessas voltas que o mundo dá, o importante é ter a consciência tranquila, fazer o bem, cultivar boas amizades sempre na base da honestidade e confiança, e para a minha surpresa o filme foi todo mudo, com algumas exceções de falas, músicas e ruídos.
Peppy, já famosa, observa a decadência do seu amigo-ídolo, Valentin.
O Artista Foi o primeiro filme mudo a ganhar o Oscar de Melhor Filme desde Asas em 1929, o primeiro filme apresentado na proporção de 4:3 para ganhar o Oscar de Melhor Filme desde de Marty em 1955, e a primeira comédia a ganhar o Oscar de Melhor Filme desde Shakespeare Apaixonado em 1998.
Valentin e Peppy dançam novamente. Como? só assistindo.


Com:

Jean Dujardin (George Valentin)
Bérénice Bejo (Peppy Miller)
John Goodman (Al Zimmer)
James Cromwell (Clifton)
Missi Pyle (Constance)
Beth Grant (Peppy\'s Maid)
Ed Lauter (The Butler)
Joel Murray (Policeman Fire)
Bitsie Tulloch (Norma)
Ken Davitian (Pawnbroker)
Malcolm McDowell (The Butler)
Basil Hoffman (Auctioneer)
Bill Fagerbakke (Policeman Tuxedo).
Dirigido por: Michel Hazanavicius.
Uma produção: França e Belgica.
Jean Dujardin comemorando a conquista do Oscar.

Meus amigos, se no péssimo e lamentável filme Jogos vorazes eu aconselhei-vos a não assistir, neste eu indico e digo que é praticamente uma obrigação, sem mede de errar, não pelos prêmios, mas pelo filme em si, vocês irão rir, chorar e sair do cinema com as sensações de querer saber o que acontece após o fim (sensação que só um filme excelente é capaz de causar) e também de que o filme foi curto demais, rs.
Foram 10 indicações e 5 prêmios só no Oscar.
Assim, Verifico que este filme me ensinou uma lição que assim como na vida, no cinema também, mais vale a qualidade do filme do que a quantidade, de comerciais e propagandas na TV rsrsrrs....

O Especial James Bond: 50 anos de cinema continua.

Contato:




Alexandre Jorge will return!!!

Um comentário:

  1. Realmente O Arstista é uma excelente indicação eu o assisti, em ótima companhia é claro:), e me surpreendi com o filme .. uma bela produção que encanta pela narrativa fazendo jus aos prêmios recebidos, parabéns pela excelente resenha e ótima indicação Alexandre
    Paloma

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.