domingo, 19 de fevereiro de 2012

James Bond 50 anos: From Russia With Love (1963).


Olá cinemeiros, gente fina, com saudades do Especial 50 anos de James Bond no cinema? Eu também, por isso trago este filme que foi o segundo da série e o primeiro de uma trilogia (classificada por mim) como a base para todos os outros filmes do James Bond, os filmes são: From Russia With Love, Gold finger e Thunderball, se você é fã dos filmes com espiões como a Trilogia Bourne, Missão Impossível e Austin Powers e não assistiu a  esses três filmes, então meu caro, esqueça. Por isso, vamos ao primeiro deles, From Russia With Love.
Um dos melhores filmes da franquia, na opinião de muitos, minha e de Sean Connery. Isso se deve à organização da Spectre, à história intrigante e à propaganda gratuita feita pelo Presidente John F. Kennedy.
A Spectre mostra que não aceitou a morte do Dr. No. Na primeira cena, James Bond é assassinado por um agente da Organização criminosa, mas ao fim da cena a máscara do “Bond” é retirada e então percebemos que se tratava de um treinamento.
Neste filme a Organização Criminosa é apresentada com sua hierarquia e disciplina inatingíveis, onde os líderes se tratam por número, há o número 3, o número 5 e o número 1 que até então não mostra o rosto, criando um suspense em torno das atitudes futuras que os inimigos de Bond poderiam cometer contra sua vida.
James Bond é enviado à Turquia para trazer um aparelho decodificador à Inglaterra, também transportar uma secretária soviética que lhe daria informações privilegiadas naquele país. Os ingleses desconfiaram de que seria uma armadilha e praticamente deram a ordem para que James Bond usasse todo o seu charme para seduzir, se envolvendo com Tatiana Romanova, a secretária soviética e uma das mais bonitas bondgirl de todos os tempos.

Na Turquia, Bond receberia o apoio logístico de Ali Kerim Bay o representante do MI6 em Istambul, papel interpretado por Pedro Armendáriz, ator mexicano que não completou as filmagens e se suicidou num hospital nos Estados Unidos.
Em From Russia With Love, James Bond enfrentou um de seus maiores oponentes, Red Grant um assassino altamente preparado, acostumado à missões perigosas, com uma frieza assustadora, além de muito inteligente e com atributos que se assemelhava ao Bond, como conhecedor de artes marciais e muito intuitivo.

A luta entre os dois foi uma cena que inspirou lutas de vários outros filmes do gênero, aconteceu  num trem (o Expresso do Oriente) em movimento onde venceu o mais astuto e amigo do “Q” (se você não entendeu, assista ao filme e você entenderá o motivo), este foi o primeiro filme de Desmond Llewelyn, pois no primeiro filme, “Q” foi interpretado por Peter Burton.
Agora sobre a trilha sonora com Leco Lopes:



Olá caros amigos,dando continuidade,seguimos falando sobre “Moscou contra 007” (From Russia with love). Até 1987, falar da música para filmes de James Bond praticamente se resumia a um único nome: John Barry, já que ele havia composto a música para onze dos quinze filmes oficiais que haviam sido produzidos até então. Moscou conta 007 foi sua primeira trilha sonora para a série (embora ele tenha participado em Dr. No fazendo os arranjos do tema principal). De 1963 a 1971, John Barry compôs a música de todas as películas de James Bond filmadas durante esse período (seis no total), compondo a música incidental e também a das canções principais. Posteriormente retornaria a compor cinco trilhas, mas não de forma contínua. Para o filme em questão Barry não foi a escolha inicial para a música (Saltzman queria Lionel Bart), porém a pressão de algumas pessoas influentes ligadas à produção levaram à contratação de Barry. Neste filme ele somente compôs a trilha sonora, não tendo participando na composição da canção principal (trabalho encomendado a Lionel Bart). Mesmo assim, Barry utilizou a canção abundantemente, como padrão para sua música incidental.





O tema principal "From Russia with Love" foi interpretado por “Matt Monro” e basicamente se trata de uma balada romântica com o som próprio da época. Matt Monro nasceu em Londres no dia 1 de dezembro de 1932, seu nome de batismo “Terrence Edwards Parsons”. Monro na época era um cantor de música popular, no estilo de Frank Sinatra e que ganhou fama internacional ao interpretar “From Russia with love” a canção tema do filme e que começou a sua carreira cantando em anúncios de televisão e com algumas orquestras britaânicas no início da décadade 1950. Monro continuou e lançou vários outros sucessos, vindo a falecer em 1985 devido ao câncer. Esta trilha sonora marca um dos melhores trabalhos de Barry para a série. Neste filme não se nota tão claramente o estilo agressivo e rítmico que teria posteriormente a música para Bond. É uma trilha bastante melódica, baseada na canção principal e temas específicos compostos para o filme. O "James Bond Theme" é utilizado apropriadamente, mas não em excesso. Barry incorpora os primeiros arranjos alternativos baseados no tema original, ainda que não lhe tenha sido imposta qualquer restrição àutilização de seu arranjo original (que é o que escutamos nos créditos iniciais de Dr. NO, e que além disso é a versão mais conhecida mundialmente). Nestefilme John Barry incluiu, pela primeira, vez sua composição conhecida como "007",  utilizada posteriormente em várias das trilhas compostaspor ele para a série. Aparentemente este seria o tema que Barry comporia para Bond no primeiro filme, ainda que ele nunca tenha tido a força e a transcendênciado "James Bond Theme" de Monty Norman, mesmo sendo usado em várias produções. O curioso deste tema é que, em cada trilha sonora em que surgiu, foi utilizado um nome distinto para ele. Este tema foi utilizado com títulos diferentes nas seguintes trilhas sonoras. Em um par de seqüências importantes do filme (a perseguição de helicóptero e a perseguição marítima ao final), foram utilizadas composições de Dr. No, compostas por Monty Norman. A letra da músicatrás um tema  bem romântico para um filme de ação, no entanto veio a calhar com a trama. Até a próxima.
Beleza, voltando ao filme....
Além disso, nas filmagens de Dr. No, Saltzman e Broccoli decidiram gravar um segundo filme, mais qual? Alguns meses depois o Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy lista como um de seus livros preferidos a obra de Ian Fleming, From Russia Whith Love, apartir daí nenhuma dúvida com relação ao livro que transformariam em filme.

O filme estreou em 1963 e foi um grande sucesso recebendo o prêmio BAFTA e Globo de Ouro. O investimento foi o dobro do anterior e os países visitados pela produção foram Turquia, Inglaterra e o país do Vito Corleone.
Assim verifica-se que se trata de um filme imperdível até os dias de hoje, com uma importância sem igual no que diz respeito à sequência (destaque para a abertura deste filme, vale a pena conferir no Youtube) não só dos filmes de Bond, mas, dos filmes de espionagem em geral (como já foi lembrado). É necessário, portanto, que você não deixe de acompanhar nossas matérias do Especial 50 anos de James Bond no cinema para que em novembro quando Skyfall estrear, você possa entender todo o filme e não ficar como o Zé Esquenta Poltrona (leitor do blog concorrente) de boca aberta, lesando na hora do filme....




Trailler do filme:



Muito contente, afinal o Nacional venceu por 7x0 o Rio Negro.



siteografia:








curta nossa página no FaceboOk!!!


Contato:



agradecimento ao meu amigo:

Leco Lopes




Cinemeirosnews will return!!!

6 comentários:

  1. Eita 007 é clássico eim e essa música coisa linda. Na verdade nunca tive paciência pelo Bond, mas adoro o seu sex appeal. Ótimo blog, adoro cinema

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca parei para assistir 007. Sei que é um clássico e super respeitado. MAs, acho qeu não faz o estilo de filmes que curto.

    Como está sendo seu feriado? O meu está sendo regado de muita folia no meio de livros e filmes. Minha fantasia de carnaval? Ah, é claro que não poderia deixar de usar meu pijama(que não é listrado) e minhas havaianas(que não é fantasia, mas sim sandálias!rs)

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Todo clássico é eterno .... 007 é um deles ....ótimo especial... ótima resenha Alexandre
    Paloma<3

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns novamente nobre amigo Alexandre. Suas postagens sobre JB estão ótimas e não há quem não queira assistir ao filme depois de seus comentários! Acho que é essa missão dos cinemeiros, divulgar bons filmes para os amantes de cinema e também alertar contra os péssimos. E já to aguardando a próxima postagem hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Clássico total a persona que é Bond!
    Um dos melhores filmes com o espião...
    ;D

    ResponderExcluir
  6. :) Valeu a pena esperar .. ótima resenha Alexandre cada dia vc esta escrevendo melhor ...... parabéns ao cinemeiro!!!!

    Paloma<3

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.