domingo, 6 de novembro de 2011

Amazonas Film Festival (AFF) - 4° dia

Não há dúvidas que todo ano, durante a realização do Amazonas Film Festival, Manaus se torna a capital do cinema reunindo celebridades nacionais, regionais e até internacionais que mergulham no mundo da sétima arte com a árdua missão de divulgar, julgar e assistir verdadeiras obras-primas que estréiam primeiro no Festival e só depois ganham o mundo. Foi assim que aconteceu esse ano com o filme “Xingu” de Cao Hamburguer, que foi escolhido para abrir o festival e recebeu um apoio caloroso do público e da crítica.

Tonico Pereira

O Festival todo ano também presta homenagem a algum artista e o escolhido dessa vez é o ator Tonico Pereira (o “Mendonça” da Grande Família) que foi homenageado na noite de ontem por seu trabalho dedicado ao cinema, teatro e televisão no decorrer de seus 38 anos de carreira. Interessante é que o próprio ator, brincando, disse que não se sentia digno que tanta homenagem e que achava que a coordenação do evento tinha se confundido uma vez que a maioria de seus inúmeros papéis foram de personagens secundários e por isso dedicou a honraria a todos os atores coadjuvantes.
Já hoje à tarde, durante a exibição dos Curtas-Metragens eu e meu parceiro Alexandre tivemos o privilégio de estar na companhia dessas pessoas maravilhosas que vieram abrilhantar ainda mais o nosso evento. Uma deles que merece destaque é Aurora Miranda Leão que foi muito simpática e atenciosa conosco. Cao Hamburguer, o diretor do filme “Xingu” e membro do júri de Longa-Metragem internacional também fez pose com os cinemeiros e até chegou a perguntar do meu amigo flamenguista se ele sabia qual tinha sido o resultado dos jogos.
Os curtas QUAL QUEIJO VOCÊ QUER, de e A DAMA DO PEIXOTO fizeram parte da exibição dos Curtas-Metragens que estão concorrendo. O primeiro,de Cintia Domit Bittar, conta a história de um casal na terceira idade que discute suas relações e sonhos que ficaram para trás, o segundo é um documentário de 11 minutos, de Douglas Soares e Allan Ribeiro que fala sobre a uma mulher e outros “seres” obscuros que convivem ou conviveram no espaço da praça do Peixoto. Mas a grande atração mesmo foi o documentário de Wolney Oliveira chamado OS ULTIMOS CANGACEIROS que conta a história real de um casal que fez parte do bando de lampião e todas as suas aventuras do passado.

junto com a belíssima Larissa Oliver (de preto)

Já de noitinha foi a vez dos Longas-Metragens Internacionais com a exibição de SALA DOS MILAGRES, de Claudio Marques e Marília Hughes, BRAXILIA, de Danyella Proença e EL ESTUDANTE, de Santiago Mitre. Todos muito bons e que certamente mereceram uma análise mais detalhada sobre eles. Mas, gostaria ressaltar o apoio do nosso querido Secretário da Cultura o Dr. Robério Braga que deu todo apoio aos cinemeiros e permitiu a nossa entrada para que ficássemos um pouco mais perto dos artistas fazendo algumas perguntas, tirando umas fotos, conversando com os convidados e muito mais. Nossos sinceros agradecimentos.
Rosa Malaqueta, atriz Amazonense e sua filha também atriz

Finalizamos a nossa noite satisfeitos por ver mais uma vez a imprensa divulgando e o povo valorizando, falando e comentando sobre cinema. Algo muito bom, ainda mais agora que em nosso Estado teremos o Curso de Cinema na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que pode ter certeza, foi um fruto do sucesso do nosso Festival que ainda não acabou, pois o oitavo AFF vai até o dia 09 e até lá teremos muita coisa pela frente que os cinemeiros vão trazer para vocês, se Deus quiser e os seguranças deixarem, afinal... não é todo dia que a gente tem a permissão do próprio Secretário certo? Grande abraço e até a próxima :)

Obs: Não percam amanha, dia 07/11 um workshop com o ator Max Fercondini no Palácio da Justiça a partir das 17horas.

7 comentários:

  1. Olá, eu sou a Bruna da foto (fã do Poncho), muito obrigado pela foto :D. Ficamos sabendo que houveram pessoas que gostariam de saber quem eram as "sortudas" que o viram ontem, pois é, somos nós rsss. Meu twitter quem quiser é @bruuhgabii, minha irmã Brenda : @brendaagabii e da nossa amiga que nos auxiliou a conhece-lo @juh_cohen. Bjux e mais uma vez OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa amigo...e eu fiquei triste pq nos tres dias que eu fui só pude vê-los de longe. Tentei me aproximar os seguranças me deram um empurrão tão forte que meu peito ficou dolorido. Bom, vou ao workshop hj e espero ter mais sorte que dos outros dias. Amigo! Parabéns pela postage no blog! Sábado eu assisti à uma convivencia de cinema com o Fabiano Gullani. Tirei uma fotinha com ele. Ele é muito simpático e educado.
    t+

    ResponderExcluir
  3. Oiii meu nome e Brenda sou a garota da foto, e a sortuda q consiguiu tirar foto com o lindo e maravilhoso (poncho), eu e minha irma Bruna (@bruuhgabii) e minha amiga Joanna (@juh_cohen).

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido Pena! Quanto tempo!!!

    Adorei a postagem! Pô... Tirou foto com o grande "Mendonça"!!! Demais! Ah, claro, Cao... Ele é demais - bons tempos do Castelo Rá-Tim-Bum!!!

    Beijinhooos!
    Ticy

    P.S. Apareça lá pelo Café!!! É sempre uma honra!

    ResponderExcluir
  5. Professor,li os três posts sobre o festival. Quanta gente, hein?! Imagino a mobilização que foi...

    Esses eventos são sempre muito interessantes pela característica de proporcionar ao 'cinemeiro' a possibilidade de lidar diretamente com pessoas do meio, como conhecer obras de estilos diversos. resumindo: é cultura, e toda forma de cultura é bem vinda.

    Pelo visto, você aproveitou bastante! Até!

    ResponderExcluir
  6. Bacana o festival Pena.
    Lendo o post e vendo as fotos deu vontade de estar aí e participar.
    Sempre ligada no blog.
    Bjka

    ResponderExcluir
  7. Que otimo um festival desses, e tão pouco divulgado no sudeste...informa a gente sempre ok ?

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.