quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Amazonas Film Festival - Abertura

Enfim chegou o grande dia, após semanas de expectativas e ansiosidades, eis que se incia o 8° Amazonas Film Festival (AFF), e como se é de praxe todo ano, lá estava eu na noite de abertura para ver algumas celebridadas desfilarem pelo nosso “Red Carpet”. Dessa vez não estava só, pois a nossa fiel cinemeira e blogueira Karine Araujo estava comigo no meio da muvuca, sendo espremida e apertada, em busca de uma lugar na multidão para ver nossos queridos artistas.Entre as celebridades presentes estavam o produtor e diretor do premiado "Cidade de Deus", Fernando Meirelles, que também é presidente de honra do evento; o ator Tonico Pereira (o Mendonça da série "A Grande Família"); Tizuka Yamazaki, jurada do Longa-Metragem Internacional; Max Fercondini, Padrinho da ação ecológica; alguns atores do filme, como Felipe Camargo e João Miguel. Todos esses e muitos outros, porém ninguém se destacou e foi mais aguardado que o ator e cantor Alfonso Herrera, que é mais conhecido devido ao sucesso que fez no grupo juvenil REBEDES que pelas suas próprias atuações. Alfonso (de barba e cabelo comprido) quando chegou causou tanto alvoroço que as fãs quase derrubam a grade de proteção, o cara foi o mais ovacionado entre todos os convidados e mostrou muita simpatia em todos os momentos. Alfonso faz parte da bancada de jurados para a Mostra Competitiva Internacional de Longa-Metragens que terá ainda a premiadíssima Randa Haines, diretora de sucessos como 'Os Filhos do Silêncio' e 'Golpe do Destino', o cubano Ivan Giroud, consultor em vários festivais internacionais. Juntos eles terão a missão de entregar o troféu Vôo na Floresta para os vencedores das seis categorias que apontarão o Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz, Roteiro e Fotografia.




Os concorrentes da Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragem são:


A SEPARAÇÃO, de Asghar Farhadi (Urso de Ouro no Festival de Berlim 2011)


EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DE SEUS LINDOS LÁBIOS,de Beto Brant


O AMOR NÃO TEM FIM, de Julie Gavras


O CARTEIRO, de Reginaldo Faria (melhor fotografia no Festival de Gramado 2011)


LA SOURCE DES FEMMES, dde Radu Mihaileanu


OS ÚLTIMOS CANGACEIROS, de Wolney Oliveira


THE FIRST GRADER, de Justin Chadwick


O ESTUDANTE, de Santiago Mitre


Além disso, haverá também uma programação paralela, com seminários, palestras, exibições de filmes em praças, terminais de ônibus, faculdades, hospitais, escolas e até mesmo um concurso de roteiros. Na programação está também incluída uma homenagem ao ator Tonico Pereira pela carreira e apresentará uma exibição especial do filme "O Cego que Gritava Luz", que ele estrelou em 1996 .


Eu, na frente do Teatro antes de começar o Festival


Porém, de todas as noticias que tivemos hoje, a que me chamou mais atenção e a que eu mais gostei foi essa, acompanhem: O Governo do Amazonas anunciou na manhã desta quinta-feira,a criação de um grupo de trabalho entre a Universidade do Estado do Amazonas ea Secretaria de Cultura. Um termo, assinado por José Aldemir de Oliveira,reitor da UEA e o Secretário de Cultura Robério Braga, cria o Curso de Cinema, jácom data marcada para o vestibular em 2012 com inicio das aulas em 2013.


Para muitos pode não representar nada, mas pra mim é como se eu tivesse vendo um sonho ser realizado e pode ter certeza que irei me inscrever para esse Vestibular e se Deus quiser uma das vagas já é minha. Grande abraço pessoal e até a próxima com mais novidades sobre o AFF.


Obs: Ia esquecendo de dizer que quem for de Manaus pode concorrer todos os dias a cinco credenciais (uma para cada pessoa) para assistir ao festival com direito à desfile no tapete vermelho e tudo mais. Para participar é só acompanhar as noticiais via twitter ou facebook e responder uma perguntinhas sobre os filmes que estão participando do AFF - 2011. Boa Sorte a todos :)

3 comentários:

  1. Amigo Érico a abertura do AFF foi espetacular! E eu estava lá paraconferir de pertinho. Quase fui arremessada para fora dagrade de proteção quando o poncho chegou. E olha q nem existe mais rebelde. Foi boa demais a noite e hj eu estarei por lá registrando tudo e colhendo informações para a próxima matéria do Blog Notícias Já. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. só para reiterar...acabei de postar logada no meu novo blog! Mas ainda vou ressucitar o Blog da Belka em breve. Quando puder dá uma olhada e me diz o que acha www.blognoticiasjah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi érico, eu sou paulista, e a minha mae Fatima Dias tbm é atriz.

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.