sábado, 18 de dezembro de 2010

Cinema Amazonense ganha destaque!

No ano em que o cinema digital amazonense completou dez anos, o festival de curtas-metragens Curta 4 ponto 6 – um dos expoentes das produções desse gênero na região – levou diretores, atores e produtores audiovisuais para a beira da cachoeira, mais precisamente no Parque Urubuí (município de Presidente Figueiredo-Am), para a realização da premiação de encerramento do festival, que aconteceu no sábado, dia 11.

Entrada do Parque do Urubuí
O grande vencedor da sexta edição do festival foi “Anjo”, de Erismar Fernandes, curta-metragem ficcional que fala do trabalho dos Doutores da Alegria (aquelas pessoas que se vestem de palhaço para alegrar os doentes). Quem também se destacou durante a premiação foram os filmes “Lady Murphy”, de Elisa Bessa, e “Encontro com a loucura”, de Saleyna Borges e Thiago Moraes (meus amigos), ganhador de duas categorias.

Eu ao centro e nas laterais, Thiago Moraes e Saleyna Borges

E já que falamos em cachoeira, o novo filme do cineasta amazonense, Sérgio Andrade, chamado “CACHOEIRA” foi recentemente contemplado com dois prêmios no 43° Festival de Brasília e foi selecionado para participar do 33° Festival internacional de Curtas-Metragens de Clemont-Ferrand, na França, que acontecerá de 4 a 12 de fevereiro de 2011.
O filme “Cachoeira foi inteiramente produzido em Manaus e na Cachoeira do Santuário, localizada também no município de Presidente Figueiredo, o curta possui elenco indígena e é quase totalmente falado em Tukano, Nhanguetu, Tikuna e Dessana. Para Andrade, só o fato de seu filme ser um dos dois filmes brasileiros a serem selecionados, ‘já é uma conquista imensa”. O outro representante brasileiro da mostra é “Ninja”, de São Paulo.

Os "cinemeiros"e Sérgio Andrade no Festival de cinema de 2009
Erismar, Saleyna, Thiago e Sérgio estão de parabéns, assim como os demais participantes e representantes do nosso cinema amazonense que aos poucos vai provando sua importância para o resto do Brasil e para aqueles que pensam que no Amazonas só existe índio, para esses desinformados, eu convido a vir conhecer minha cidade e meu estado e mudar seu conceito. E não pensem que acabou por aí, pois, para 2011 já tem muita coisa programada! É esperar para ver.
Grande abraço a todos, câmbio e desligo :)

5 comentários:

  1. nossa faz muito tempo que n'ao sei o que filmes do Brasil.Parab[ens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia deste projeto no Amazonas. Bom ver que o cinema é valorizado dessa forma.
    Até!

    ResponderExcluir
  3. super interessante... eu sou de guarulhos-sp e não imaginava q o cinema daí tinha essa força

    bom, parabéns pelo blog
    passarei aqui mais vezes =]

    http://qrolecionar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. que legal que o cinema amazonense está se destacando e parabéns aos seus amigos que ganharam em duas categorias!

    se quiser, acesse meu blog, tem um curta de terror lá, se quiser ver http://artegrotesca.blogspot.com

    abs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pena! Que bacana!!! Parabéns pela riqueza que é produzida aí em questão de filmes e documentários. Gostaria muito de assistir ao filme Cachoeira. E espero que o mesmo tenha um ótimo desempenho no Festival da França.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.