sábado, 19 de dezembro de 2009

AVATAR 3D

Olá pessoal, fui assistir juntamente com o Alexandre e alguns amigos ao filme AVATAR em 3D e o filme é realmente um show em tecnologia e efeitos especiais, porém para a tal revolução que tanto se fala a respeito dele, achei que ficou faltando algo...talvez porque o cinema que fui usa a tecnologia 3D-Digital e pra esse filme a mais adequada seria a iMax (que só tem em São Paulo e Curitiba) mas nada que venha tirar o brilho e todos os méritos que o filme possui e com certeza paga o ingresso. Então vamos aos comentários e podem ficar despreocupados que é sem spoiler, prometo! A primeira vez que ouvi falar de AVATAR eu até pensei que fosse o filme da adaptação do desenho animado chamado: Avatar: a lenda de Aang. O desenho conta a história de um garotinho careca que comanda os quatro elementos (terra, fogo, água e ar) e de suas aventuras com seus amigos. O desenho é cheio de ação e de batalhas fantásticas e eu até era fã. Bom, só que quando eu vi o cartaz do filme e fui buscando mais informações, percebi que não tinha nada haver com o tal desenho. Mas o mais interessante é que esse desenho também vai virar filme, ou melhor, já virou, e tem a direção de M. Night Shyamalan (O sexto sentido) e se chamará: O ultimo mestre do ar, sendo dividido em três partes. Mais isso é assunto pra uma postagem posterior, pois hoje é dia de AVATAR de James Cameron. E se o filme não é sobre o carequinha chamado Avatar, por que então esse nome? Vamos à trama pra explicar. A história, que se passa no século 22, acontece principalmente na lua de Pandora, onde os humanos procuram um minério capaz de resolver a questão energética da Terra. É nesse mundo, cuja atmosfera é tóxica para os humanos que vivem os na´vis, criaturas azuis gigantescas. Para conviver com esses seres estranhos, os humanos criaram os Avatares, hibridos humano-Na’vi, chefiado por Grace Augustine (Sigourney Weaver), que os permite se “transformarem” em na´vis, esse projeto/mistura denomina-se Avatar. Lembra dos Avatares do jogo Second Life? pois é só que esses, ao contrário dos dos seres digitais que simulam humanos do jogo SL, são uma espécie de receptáculo, igualzinho aos habitantes do planeta, controlados pela projeção da consciência humana em seus corpos. Entendeu?
Ou seja, cada humano desse projeto tem seu Avatar e é nesse cenário que o ex-fuzileiro naval Jake Sully (Sam Worthington) se encontra, quando após ficar paralítico devido a um ferimento de combate, vai à Pandora para voltar a andar. Mas para isso tem que cumprir uma missão: se infiltrar entre os nativos, conhecer seus costumes, descobrir maneiras de colonizá-los e, claro, explorar o tal minério. Tudo isso “disfarçado” na pele de seu Avatar de mais de 3 metros de altura. Mas o amor, seja na Terra ou em Pandora, transforma as pessoas. Quando Jake se envolve com a na´vi Neytiri (Zoe Saldana), tudo muda pois eles acabam se apaixonando. A partir de então, ele vai conhecer a cultura dos gigantes azuis e repensar o seu trabalho de colonização. Os dois então unem-se e são capazes de fazer vários sacrifícios para proteger pandora dos humanos, chefiados pelo Coronel Quaritch (Stephen Lang), que querem a qualquer custo devastar a terra dos humanóides para pegar o tal minério precioso.
Mais diante de tantas inovações cinematográficas a historia acaba ficando em segundo plano, pois as grandes atrações do filme mesmo são os efeitos especiais e se contar mais alguma coisa, posso sem querer estragar a surpresa da história. Só lhe digo uma coisa meu caro amigo-leitor-cinemeiro, você vai se surpreender com tamanho realismo visto na tela! cada planta, cada criatura, cada ecossistema parecem reais, como se desenvolvidos por botânicos ou geneticistas. O nível de detalhes é impressionante e impossível de ser absorvido de uma vez! Ou seja, um total deslumbramento visual. Por isso prepare-se para espantar mosquitos, folhas e galhos da tela, desviar de tiros, flechas e naves, voar em cima de pássaros pelas montanhas e muito, muito mais.
Tudo isso se deve a uma tecnologia 3D estereoscópico que permitiu que o diretor conseguisse usar uma “câmera virtual”. Por meio dessa ferramenta, Cameron pode filmar cenas dentro do mundo gerado pelo computador como se estivesse dentro de um estúdio de Hollywood. Com uma câmera posicionada na cabeça dos atores, o diretor conseguiu gravar com precisão de detalhes o desempenho dos artistas. Por fim, a equipe de efeitos especiais injetou as atuações nos personagens do filme criado em computador. Então, depois de 10 anos de muita pesquisa e dedicação criando novas tecnologias e de um orçamento de 430 milhões, o diretor de Titanic e de O Exterminador do Futuro apresenta o filme que “O resultado é uma experiência 3-D totalmente imersiva que não será exatamente como ver um filme, mas participar de uma jornada, sonhar com os olhos abertos” como ele mesmo disse. E na foto acima vocês podem ver a alegria dos cinemeiros que escrevem esse humilde blog (eu de camisa branca ao lado do Alexandre) juntamente com os amigos Flávia e Juscelino, minutos antes de começar o filme e já equipados com nosso óculos. A sessão só não foi mais agradável apenas por umas resalvas: a sala que nos encontravamos estava um pouco quente em virtude do ar-condicionado não estar funcionando e a outra, seria com relação ao próprio óculos que por ser tamanho padrão acabou por incomodar um pouco e até ferir meu rosto. Porém, isso são ossos do oficio e são fatores à parte que já não tem nada haver com o filme, que desde já eu recomendo a todos assistirem, de preferencia em uma sala 3D (e com ar), lógico!
Grande abraço. Câmbio e desligo :)

15 comentários:

  1. Noooossa ce nao perde uma heim amigo?? Ja ouvi mto sobre esse filme e dizem que é muito bom mesmo... nao vejo a hr de verrr... gostei das dicas.. bjo

    ResponderExcluir
  2. Visualmente impressionante!!
    Ao contrario do que muita gente pensa, que irá sentir vertigens, tontura... o filme é tão suave chamativo nos detalhes que você se esquece de passar mal com isso ^^!!

    ResponderExcluir
  3. Érico!!! Eu também pensei q era uma readaptação do desenho animado!
    Menino, mas tu sabe como deixar o povo curioso pra assistir hein? Poderia cobrar do James.. !! hahaha..
    Foi bem sofrida essa sua experiência 3D hein? kkkkkkk também o cara gastou 430 milhões, vamos fazer o "sacrifício" de prestigiar, afinal 430 milhões é muito dolar hein? hahaha
    Vou conferir depois te conto se foi legal voar no avatar! =)
    Inclusive tem postagem nova lá no meu hein? resolvi fazer uma faxinazinha bááásica naquilo lá! O tema é filme, assunto q vc manja.. Fiq a vontade^^
    Ps: a propósito, vcs tão uma fofura na fotografia!!! =)

    xerim

    ResponderExcluir
  4. Muita gente na sessão que estava assistindo pensava que era o desenho, principalmente as crianças, coitadas, decepcionaram-se!

    ResponderExcluir
  5. Pois é amigos....o filme é ótimo...gostei mesmo....fora algumas falhas típicas de todos os filmes americanos que se prezam....mas no geral o filme agradou....por conta do que o Érico comentou (sobre a tela não ser a ideal para a exibição desse filme)...realmente o 3D ficou muito fraquinho e em muitos momentos dependeu mais da boa vontade do público do que dos 430 milhões de dólares do Cameron....
    Fica aí uma crítica ao cinemark de Manaus....péssima qualidade na sala e péssima qualidade no atendimento.... até na lanchonete dentro do cinema estavam cobrando o refrigerante grande a um preço de 6,75...sendo que a placa enorme indicava 6,50....mas comigo isso não funcionou...chamei o gerente e ele correu...fdp...
    Mas na entrada da sala...olha lá o número....6....muito significativo pra todos nós!!!!

    ResponderExcluir
  6. So tirar uma folga pra ver essa bagaça!!
    Sem contar ontem a tv passou o dia no Band News acho que já sei até decorado o texto sobre Avatar!

    ResponderExcluir
  7. ...o Filme é SUPER LEGAL...mas faltow algo..um THAM a +++...., mas no resumo da OBRA PRIMA...VALE A PENA admirar a CRIATIVIDADE desses ALYENS TERRESTRES hehehhe...UMA VIAGEM SEM PRECEDENTES!!!!! ABRAÇAUM MINHA GENTE!!

    ResponderExcluir
  8. ainda não tive a oportunidade de assistir,
    mas pelo que se fala, deve ser show!
    .
    Parabéns pelo blog!
    Espetacular!
    .
    "Prentendemos nos achar e nos perder
    em meio aos confundidos e, confundir
    aqueles a quem nos interessa confundir."
    .
    http://osconfundidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ver esse filme, deve ser sensacional...

    ResponderExcluir
  10. que inveja...
    mas irei assistir essa semana!!
    confesso a vc que antes de saber do enredo, pensava q se tratava do avatar do desenho, porém depois q li o enredo simplesmente amei!
    E fiquei com a enorme vontade de assistir. Só não fui ainda pq não consegui me livrar da Ufam...
    mas terei o prazer de assistir e despontar minha cosmovisão crítica depois.
    T+

    ResponderExcluir
  11. oiê...
    adorei saber um pouco sobre esse filme,pois adoro um bom filme de ação,vou tentar ver essa semana com my friends and my boyfriend...pq é bom ver com os amigos né?

    um beijo e até breve!!!

    ResponderExcluir
  12. E ai Érico,parabens pelo blog cara,muito interessante,ainda mais esse post do avatar,muito interessante,parabens pelo blog :D

    ResponderExcluir
  13. Oiiiiiieee!! Eu já assisti ao filme, mas não em 3d(mas vou conseguir essa façanha) e achei ótimo! O enredo, a história, os personagens. Até pensei em escrever sobre ele tb,ainda estou decidindo. O que mais me chamou atenção no filme foi a semelhança do povo na`vi com o povo indígena. O que os 'ditos' civilizadores dizem querer levar educação, medicina e outras coisas a eles quando na verdade querem explorar as suas riquezas e não estão nem aí, sabe, para a cultura linda que eles têm, os na'vi e os indígenas.
    Outra coisa que gostaria de comentar é o fato da escolha do Sully em permanecer um Avatar. Acho que eu também escolheria isso nem tanto pelo amor (que, claro, é muito importante!!) mas pelo corpo. O sonho dele era ter suas pernas de volta, o q só foi possível pela escolha que ele fez.
    Amei a personagem Natiri, acho que é esse o nome. Ela representou uma autêntica guerreira.
    Em alguns momentos, achei a história um tanto infantil.
    Porém, quero assistir de novo!! Eu recomendo!
    Bjs e qjs

    ResponderExcluir
  14. nossa esse filme pe o melhor de td quem feis isso ,é mto bom , eu quero agradesser pelo filme e qeum feis
    avatar , quero que fais mais filme igual avatar , vc e o avatar vais um susseso bjus camila r .m

    ResponderExcluir
  15. O FILME FOI FANTÁSTICO MESMO, COM UMA BOA EQUIPE TECNICA E PROFISSIONAIS NO QUE FAZEM, CONTRIBUIRAM PARA QUE ESSA HISTÓRIA FOSSE BASTANTE CRIATIVA E QUE DEIXAVA O SEU PÚBLICO DE BOCA ABERTA,,,TODA ESSA TURMA MEREÇE UMA SALVA DE PALMAS PELO TRABBALHO TÃO BEM REALIZADO.....VALEU!!!!///

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.