quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

3D: A TERCEIRA EVOLUÇÃO DO CINEMA

E não será só do cinema, pois para muitos, a inovação pode alterar radicalmente o mundo dos games, computadores e da TV também! mais isso no futuro um pouco mais distante. Enquanto isso não acontece, vamos esclarecer um pouco o que seria um filme em três dimensões.
“Tridimensionalidade é aquela vista além do primeiro plano” assim definiu de maneira rápida e direta J.R.R. TOLKIEN (escritor e criador da saga “Senhor dos Anéis”), pode parecer óbvio mais vale lembrar que isso foi dito na década de 50. Por anos, 3D foi sinônimo de objetos propositalmente lançados em direção à tela, um mero truque visual. Desde 2007, as coisas mudaram! entre as mais de trinta produções filmadas em 3D, muitas nasceram de forma diferente. São filmes interessados em aproximar o publico da realidade apresentada em cena, obras capazes de demonstrar a tridimensionalidade de Tolkien, pois, o simples ato de lançar algo em direção à platéia não funciona mais, esse era o truque dos anos 80, a preocupação agora é integrar de forma “orgânica”
E aí que entra, literalmente, em cena o novo filme de James Cameron (diretor de O EXTERMINADOR DO FUTURO, TITANIC entre outros), AVATAR – que estréia dia 18 de dezembro, que é considerado o primeiro passo de uma mudança radical no entretenimento do futuro já que vem com a “missão” de definir os padrões para a próxima década.
Mais AVATAR é assunto pra uma postagem a parte nos cinemeiros, pois esse filme de ficção científica que mistura animação e atores, tem sido visto como um divisor de águas nos cinemas e o grande diferencial entre as técnicas novas e antigas de 3D. Com certeza um dos filmes mais esperados do ano e que você poderá acompanhar brevemente aqui nossos comentários, sem spoilers hehe...
COMO FUNCIONA O 3D
O novo processo de filmagem 3D envolve um número maior de câmeras, que simulam a visão humana, gerando assim uma imagem composta por três espectros. A noção de profundidade e movimento é gerada graças à sobreposição de imagens sob perspectivas ligeiramente diferentes: uma para o olho esquerdo, outra para o olho direito. Esse efeito só acontece porque cada olho gera uma imagem 2D ligeiramente diferente e o deslocamento produzido entre a imagem do olho esquerdo e o direito que nos faz ver em 3D. É aí que entra os óculos 3D e o seu funcionamento está explicado no tópico logo abaixo.

CURIOSIDADES:
  • Você sabia que a primeira evolução do cinema foi a realização de filmes com som (não esqueça que no inicio do cinema os filmes eram mudos e em preto e branco), a partir de 1927, com a película O CANTOR DE JAZZ, e, cinco anos mais tarde veio a segunda, com a primeira produção a cores, a animação da Disney Flowers and Trees.
  • Você sabia que existem quatro sistemas de exibição 3D. O anáglifo é o mais simples. Pode ser projetado em qualquer tipo de tela e é aquele dos famosos óculos de lentes azul e vermelha (totalmente desconfortável por sinal). O Dolby Digital que usa uma tela branca, com um tratamento especial perolizado, que a torna mais cara. O Real D é o mais popular (domina 97% do mercado), onde o filme é refletido numa tela prateada. É o adotado pela rede Cinemark. E o iMAX, que também se serve dos óculos polarizados como os do Real D.
  • Você sabia que o Circuito Cinearte de cinema possui a maior tela do Brasil, 14 metros de altura por 21 de largura, e utiliza a tecnologia iMAX.
  • Você sabia que os novos óculos 3D são de policarbono e possuem lentes linearmente polarizadas, parecidas com aquelas fotossensíveis acinzentadas. Elas funcionam como um filtro do projetor: selecionam as ondas de luz que são refletidas pela tela prateada e só deixam passar o foco de uma das faixas do filme. Só vão se reunir quando chegarem ao cérebro dando a ilusão que a cena chapada na tela tem alguma profundidade.
  • Você sabia que a câmera pra filmar em 3D também parece uma coisa de outro mundo. Os modelos atuais pesam mais de 100 quilos e tem o corpo muito grande, com isso as lentes ficam a uns 15 centímetros uma da outra e por isso utiliza-se um espelho acoplado em 45 que compensa a distância. São usados dois rolos de filmes simultaneamente e a lente da esquerda coleta informações para o olho esquerdo e a da direita para o olho direito.
  • Você sabia que tudo indica que Tainá 3 seja o primeiro filme nacional rodado totalmente com tecnologia 3D.
  • Você sabia que o filme mais lucrativo da história do cinema em 3D é o erótico The Stewardeness, que custou US$ 100 mil e, entre 1971 e 1973, faturou mais de US$ 27 milhões. Putz, já pensou filme erótico em três dimensões!! devem ser imagens realmente penetrantes né? hehehe....

No cinema, o 3D, surge como a salvação da lavoura e das bilheterias e como a menina dos olhos de diretores do mais alto quilate, pois promove a interação de modo direto e envolvente. Pelo jeito, criar jogos e filmes em que você interage com a história é o próximo passo para o entretenimento, embora a realidade ainda esteja um pouco distante desse mundo que escapa das telas e vem nos surpreender aqui do outro lado. Porém não esqueça, em dezembro agora a revolução começa, pois dia 18... AVATAR vem aí!!! Grande abraço. Câmbio e desligo :)

12 comentários:

  1. Interessantissimo!Adoro cinema e seus efeitos.Tai o 2012,ruim de enredo ,mas ótimo enquanto espetáculo.Abrç!

    ResponderExcluir
  2. acho mtoo interessante esse lance de cinema 3d pena nao ter ido em nenhum mas nao faltara oportunidade !! abç

    ResponderExcluir
  3. Lendo o começo do seu post lembrei de uma cena do filme ``De volta para o futuro - 2`` em que o Martin McFly está no futuro e ai uma espécie de um holograma promocional do filme Tubarão ``engole`´ ele, sabe, não sei bem, pois não entendo muito, mas isso se encaixa na definição de 3D, certo? Acho legal e importante essa revolução visual e tecnologica no cinema desde que não se perca o conteúdo como bem aconteceu em filmes carregados com efeitos mas que perderam um pouco do seu conteúdo no meio do caminho, como é o caso de ``300`` do Zach Snyder.
    abcs

    ResponderExcluir
  4. Assisti aquele ta chovendo hamburguer em 3d realmente vale a pena que sejam lançados mais filmes com essa tecnologia

    http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nhé, ainda nem vi nada em 3d...
    triste...
    Mas vou reverter essa situação!
    bjuxxxx

    ResponderExcluir
  6. Olha,meu parabéns pela postagem. Ele vem cheio de informações, é explicativo, é realmente um texto para acrescentar. Acho que é por aí mesmo, ir além de comentar OS filmes, mas comentar SOBRE os filmes e cinema proaprimente dito. Até eu quereria (não está errado) assinar um texto desses.

    ResponderExcluir
  7. Adoro cinemas em 3D, porém não sei onde acha-los.

    ResponderExcluir
  8. ALGUNS ESCLARECIMENTOS!!
    Com relação ao comentário do cinemeiro Marcus Alencar qndo ele se referiu a cena do filme DE VOLTA PARA O FUTURO, gostaria de dizer q essa é a tal "integração de forma orgânica" que me referi na postagem, e parece q já tem até nome pra essa tecnologia: Holodeck! Talvez seja esse o tipo de novidade q e o tão falado filme AVATAR vem trazer pois se vc não tem coragem de bater em pessoas q usam ocúlos, James Cameron já disse q tem! ou seja...nós, os telespectadores. Vale lembrar q essa tecnologia tbém será usada nos games da nova geração e até em programas de TV. Vcs tem visto o fantástico ultimamente? O Holograma de Zeca Camargo e Patrícia Poeta é uma espécie de Holodeck

    Com relação às cinemeiras Lauuu e Ladyli q ainda não tiveram o privilégio de assistir a um filme em 3D o q posso dizer é q vcs não sabem o q estão perdendo e não deixem passar a próxima oportunidade pois o ingresso é um pouco mais caro (quase 3 vezes+) porém vale cada centavo. Na dúvida é só perguntar pra quem já viu algum. E pra quem não sabe onde achar, o único llugar q eu sei é nos cinemas...por enquanto

    E por ultimo, mais não menos importante, gostaria de agradecer os elogios dos demais cinemeiros e dizer q a nossa maior recompensa é saber q nossa postagem agradou e q serviu pra informar, divertir e entreter de forma saudavel nossos leitores. Obrigado pela força e saibam q vcs são a razão de nosso trabalho. Continuem conosco pois mt coisa boa ainda está por vir.

    Grande abraço a tds e câmbio final!!

    ResponderExcluir
  9. Ana Maria Bahiana tem uma preocupação relevante sobre o tema: que os roteiros – preocupados em se adequar ao 3-D – fiquem viciados. 3-D ou não, o mais importante tem de ser a estória. Sempre. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo avassalador... Não sou tão velha, mas assisti há milhoes de anos o famoso cinema 3D um cartoon do Bugsbunny... acho que foi no rox .. .Não havia toda tecnologia de hoje, evidente...Mas .. sou "purista" e apesar de admirar os efeitos especiais e as coisas trazidas pela tecnologia... gosto de filmes noir... ver o biquinho que Charles Boyer faz em "À meia luz".... ou o olhar apaixonado da cena final de "Casa Blanca".... ou até mesmo os filmes de Dracula com Bela Lugosa( com morcego de pano pendurado por uma linha VISIVEL)....
    ou quem sabe ainda coisinhas divertidas como Pink Panter ou as comedias romanticas e açucaradas com Audrey Hepburn...Ou a eterna dupla Cat e Spencer.
    Mas enfim... posso ver em casa e escolher ou não ir ao cinema ver 3D. O bom é poder escolher, não é mesmo!
    P.s:
    grata por seu comentario!

    ResponderExcluir
  11. Aaah eu qroo q chegue logoooo!! Muito mais divertido! Mas deve ter ressalvas quanto aos cardíacos!!
    Aindda bem q meu coração vai muito bem , obrigada!!

    hahahhaa

    ResponderExcluir
  12. Realmente, todas as produções vindouras estão sendo cogitadas no formato. Eu nunca vi nada ainda no novo "Gênero 3D" que vc explicou muito bem nesse post, mas creio que no Brasil poderiam pelo menos dedicar algumas sessões com o áudio original ao invés de fazerem tudo dublado.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.