domingo, 25 de outubro de 2009

PERFIL: ROMAN POLANSKI

Olá amigos cinemeiros, estamos de volta com a nossa seção PERFIL pra contar uma pouco da vida desse ícone do cinema (que ou você adora ou odeia) e que ultimamente está aparecendo muito na mídia, mas não por motivos muito bons digamos assim. O curioso é que em 2005 eu participei do Amazonas Film Festival (AFF) e entre tantas celebridades tive a oportunidade de conhecer estava essa figura ROMAN POLANSKI. Na época o meu inglês não era muito bom (e hoje em dia não mudou muita coisa) e só consegui pedir um autógrafo e tirar duas fotos com ele na entrada do Teatro Amazonas dizendo um caprichado “thanks” no qual ele me sorriu e foi embora. Polanski estava aqui em Manaus pra divulgar em primeira mão o seu mais recente filme que na época era "Oliver Twist", mais uma adaptação do romance de Charles Dickens, e foi o primeiro lugar aonde o filme foi exibido. É uma pena eu ter perdido as fotos, mais vamos ao que interessa.

Quando se fala em polêmica no mundo cinematográfico, um dos nomes que nos vem na mente é o do diretor franco-polonês Roman Polanski. E não é para menos, Polanski é um exemplo de pessoa que já passou por todos os tipos de tragédia pessoal: “morou” no gueto de Cracóvia (onde morreram sua mãe e sua irmã) dos 9 aos 11 anos até conseguir fugir dos campos de extermínio; em agosto de 1969 viu sua mulher Sharon Tate, grávida de 8 meses de seu primeiro filho, ser brutalmente assassinada pelo rockeiro Charles Manson e integrantes de seu culto. E, recentemente foi preso na Suiça por causa de uma acusação de pedofilia por dormir com uma menina de 13 anos, em uma festa que aconteceu na casa de Jack Nicholson em 1977. Mesmo com tudo isso, não se pode negar o talento de um diretor responsável por clássicos como Chinatown e O Bebê de Rosemary (1968), que lhe rendeu a indicação ao Oscar de melhor roteiro e também ao Globo de Ouro.
Nascido em Paris, França, em 18 de agosto de 1933 com o nome Rajmund Roman Liebling, Polanski mudou-se com sua família para a Polônia, apenas dois anos antes do início da Segunda Guerra Mundial. Por serem de origem judaica, seus pais foram levados a um campo de concentração, onde sua mãe, posteriormente, faleceu. Ao conseguir fugir, o rapaz foi acolhido por famílias católicas no interior da Polônia e só reuniu-se com seu pai novamente em 1945. Um de seus maiores refúgios durante a guerra foram as salas de cinema, para onde ele ia freqüentemente para se esconder dos oficiais nazistas. Quando seu pai lhe mandou para a escola técnica na Polônia, ele já havia escolhido sua carreira e logo abandonou o curso para ingressar na Escola de Cinema Lodz. Seu primeiro longa-metragem, A Faca na Água (1962), foi repreendido por não abordar temas do partido comunista, que estava em vigência na época. Ainda assim, foi sucesso de bilheteria e ganhou o prêmio FIPRESCI no Festival de Veneza, além da indicação ao Globo de Ouro.
Em 9 de agosto de 1969, enquanto estava nos Estados Unidos se preparando para a produção de seu novo longa, o cineasta sofreu uma das piores tragédias de sua vida, sua esposa e mais quatro amigos foram brutalmente assassinados por membros da "família Manson", como já citado. O impacto desse crime para o diretor foi tal, que ele abandonou o filme que estava trabalhando nos Estados Unidos e retornou para a Europa, onde passou a viver. Após dois anos desses acontecimentos, Polanski retornou às telas com a adaptação da obra de Shakespeare, Macbeth (1971), lançando em seguida: What? (1972) e Chinatown (1974), que contou com atuação de seu grande amigo, o renomado ator Jack Nicholson, e que rendeu ao cineasta o prêmio Globo de Ouro, além da indicação ao Oscar de melhor diretor. Depois, foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, pela direção de O InquilinoSeu trabalho seguinte, Tess (1979), foi uma homenagem a Tate, que, pouco antes de morrer, havia lido Tess of the d´Urbervilles, de Thomas Hardy, e sugerido que o marido adaptasse o livro para o cinema. Por esse filme, ele foi novamente indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor diretor.Nas décadas de 80 e 90, Polanski dirigiu poucos filmes, que não foram sucesso de bilheteria. São eles: Piratas (1986), Busca Frenética (1988), Lua de Fel (1992), A Morte e a Donzela (1994) e O Último Portal (1999), protagonizado pelo ator Johnny Depp. Quando todos achavam que a carreira do diretor estava terminando e que ele não iria produzir mais nenhum sucesso, Polanski voltou às telas com uma obra-prima, surpreendendo críticos do mundo inteiro com o lançamento do drama O Pianista, em 2002.
Após o imenso sucesso de O Pianista, Polanski comandou o longa Oliver Twist, com o qual fez o encerramento do AFF de 2005. Roman Polanski foi homenageado e recebeu das mãos do GOVERNADOR DO AMAZONAS, Eduardo Braga, um prêmio (uma estátua em forma de onça) em reconhecimento pelo seu trabalho como cineasta responsável por verdadeiras obras-primas do cinema. E era exatamente algo parecido com isso que iria acontecer em Zurique na Suíça, quando Polanski participaria de um Festival de Cinema e foi preso ao chegar no aeroporto a pedido da justiça norte-americana. Polanski foi acusado em 1977 de abusar de Samantha Geimer, uma garota de 13 anos que morava em Santa Mônica, próximo a Los Angeles. A extradição havia sido solicitada em 2005 e ele tava aqui, em Manaus!!
Essa prisão aconteceu em 26 de setembro desse ano e ele só não foi preso antes por que fugiu para a Europa em 1977 e por isso teve sua prisão decretada caso voltasse a pisar em solo norte-americano. Por esse motivo, desde essa época, ele não retornou mais aos Estados Unidos nem mesmo pra receber seu Oscar por O Pianista, sendo entregue somente meses depois quando o seu amigo Harrison Ford, foi até a França para entregar o prêmio ao diretor. A produção também ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e recebeu a nomeação de melhor filme no Oscar. No dia 17 de outubro, Roman Polanski deixou a prisão para realizar exames médicos em um hospital de Zurique. Um dos advogados do cineasta confirmou a realização dos exames, mas admitiu que as condições de saúde não são graves.
Esse assunto sempre foi a grande dor de cabeça de Polasnki, pois mesmo com o perdão de Samantha Geimer, em 2003, a policia dos Estados Unidos ainda insistia em prende-lo. Com essa prisão a Suprema Corte dos EUA fez o pedido oficial da extradição do diretor, o qual continua a trabalhar mesmo preso, terminando The Ghost, que conta com Nicolas Cage e Pierce Brosnan no elenco, com previsão de estréia para 2010 nos Estados Unidos. Sua prisão anda gerando tanta controvérsia que até o presidente francês, Nicolas Sarkozy, criticou a Justiça dos Estados Unidos “Compreendo que surpreenda a gravidade das acusações contra Roman Polanski. Mas não concordo com o fato da Justiça se pronunciar depois de 32 anos, quando o réu está com 76 anos”.
Apesar de ser constantemente criticado, uns o chamam de gênio outros de pedófilo, o cineasta nunca deixou de produzir. Além de dirigir, escreveu a maior parte dos roteiros e atuou em muitos de seus filmes. Vejamos se Polanski consegue superar mais esse desafio que com certeza é mais um entre tantos pelo qual ele já passou mais que acima de tudo a justiça seja feita, pois como ele pode ser processado por estupro, se o sexo foi consentido, e isto de acordo com as duas partes, em depoimentos registrados na justiça americana. Mesmo assim Polanski, a menina tinha só 13 anos... e você ainda deu “champagne e uns comprimidos apenas para relaxá-la” conforme ele mesmo disse. Mais quem sou eu pra julgar esse ilustre senhor de fala mansa e forte sotaque que um dia eu conheci? é melhor deixar isso para as autoridades pois meu dever aqui é só de informar. Câmbio e desligo :)

Vale a pena lembrar que o próximo Amazonas Film Festival será de 6 a 12 de novembro e SE DEUS QUISER nós estaremos lá!! Grande abraço e até a próxima.

9 comentários:

  1. Pode até ser que alguém não goste dele mas tem que admitir q ele tem filmes muito, muito bons!!
    Apesar de eu ter gostado mais do livro ( mas isso é a regra e não a exceção) do pianista eu achei o filme muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas...esse é um cara muito polêmico...e já que vc tocou nisso....a Sheron Tate...era muito linda...vi um filme ao qual os dois participaram e diga-se de passagem foi onde se apaixonaram (não sei se foi onde se conheceram)...A dança dos Vampiros...muito bom esse filme...e ela tá muito linda....era sedutora...acho até mais linda que a Marilyn Monroe...e por falar em roqueiro...no dia em que a Sheron Tate e os amigos dela foram assassinados....o autor do crime o Charles Manson....escreveu na parede da mansão o nome da música Helter Skelter do Álbum Branco dos Beatles...segundo o assassino...na música continha mensagens subliminares dirigidas a ele...inclusive a ordem para matar Sharon Tate (como você mensionou) estava grávida e o Polanski estava na Europa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sò complementando....o nome Helter Skelter...foi escrito na parede da mansão com o sangue da própria atriz....

    Muito macabro esse crime!!!!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo amigão, Polanski conheceu sua futura esposa qndo filmava - A Dança dos Vampiros (1967). Após o casamento, o diretor foi para os Estados Unidos, onde esteve a frente de um dos maiores suspenses do cinema, O Bebê de Rosemary de 1968. Ai um ano depois aconteceu o assassinato de sua esposa, mts dizem até q foi uma maldição do "Bebe de Rosemary" pois assim como o filme "O EXORCISTA" nesse tbém aconteceram várias coisas sinistras!! E concordo com vc, Sharon Tate era muito linda e sensual, mt mais bonita que a Marylin

    ResponderExcluir
  5. EUu nao sou mto fã dele não por causa desse lance de pedofilia, mas sem duvida temos que saber separar trabalho de vida pessoal e o Pianista realmente foi otimo.

    ResponderExcluir
  6. Recomendo você a assistir o excelente documentário, Roman Polansky: Wanted and Desire, que explica a perseguição ao diretor, que foi levada a cabo por um juíz sem escrupulos e com muita vontade de aparecer (para voce ter uma idéia ele queria televisionar o julgamento), depois que o tal Juiz morreu, no final dos anos 90, outro Juiz com a mesma sede de fama, tentou fazer um acordo com o diretor em que que permitiria que a condenação fosse cumprida em regime aberto, caso o Polansky aceitasse que o julgamento fosse tbm televisionado, na primeira vez Polansky resolveu fugir pq temia um julgamento injusto, sendo ajudado por inumes astros e Acolhido pelo governo francês, no segundo caso ele não acietou pq não queria sensacionalismo em cima do fato, é certo que o cineasta agiu errado ao dormir com uma jovem de 13 anos, mas o fato de ter sido consentido inclusive pela familia da moça (que aliás, tbm deveria ter sido indiciada, caso o ocorrido tivesse realmente sendo levado com seriedade pelas autoridades), não foi levado em consideração, eu não culpo o cineasta de forma alguma, a moça sabia muito bem o que estava fazendo, e era algo que já fazia a um bom tempo por sinal, e o trauma sofrido pelo cineasta que viu sua esposa grávida pendurada enforcada e toda retalhada no salão principal de sua casa pode ter tirado do cineasta um pouco do discernimento com relação a sexo, ele deveria ter recebido uma punição, deveria, mas o que ocorreu durante esses 32 anos foram injustiças e um fato lamentável, eu espero que a Suiça não cometa o absurdo de deportá-lo para os Estados Unidos, e espero mais ainda que a sua prisão não afete o resultado final de seu novo e aguradao projeto!

    realmente assistam o documentário para entenderem melhor, ele é imparcial, não isenta o cineasta de sua culpa, mas expõe os abusos dos juristas sedentos por 15 minutos de fama!

    ResponderExcluir
  7. eu não conhecia, e passei a conhecer agora. ( mta ignorancia eu sei|) mas eu adoreeei esses post.

    ResponderExcluir
  8. Grande dica Vinicius, com certeza iremos conferir e obrigado por sua participação. O mesmo vale pra vcs Lau e Lua hehe...

    E que bom saber q este post está servindo de informaçào pra mts cinemeiros q ainda não conheciam a história desse cineasta q é digna de um filme (pois documentário já tem). Aguardem os futuros perfis q faremos em nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. POstagem para lá de informativa, essa que é a verdade! Mais blogueiros deveriam seguir esse exemplo, ao abordar um tema, destrinchar por completo o assunto, tornar a postagem produtiva e informativa ao extremo.
    Parabéns cara!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.