terça-feira, 27 de outubro de 2009

Amazonas Film Festival 2009

Desde 2004 o Amazonas é agraciado com um evento que hoje já é considerado como um dos melhores Festivais de cinema do País e com certeza o melhor da Região Norte, o Amazonas Film Festival (AFF), que nesse no chega a sua sexta edição. Ter um festival de cinema dessa categoria acontecendo no meu estado, mais especificamente na minha cidade, é pra mim, que já nasci fã de cinema, como ter um sonho realizado. E o nosso não deixa a desejar a nenhum outro, fazendo bonito do inicio ao fim já que a abertura é no Teatro Amazonas (e o encerramento também é) com direito a tapete vermelho, cobertura da mídia, tietagem da platéia com as celebridades e tudo mais.

Geralmente após a cerimônia de abertura, realizada pelas autoridades locais dando as boas vindas a todos, é exibido um filme dentro do próprio teatro e o público acompanha tudo por telões espalhados ao longo do Largo São Sebastião. Nos dias que se seguem, acontecem vários seminários, palestras, oficinas e workshops para os participantes. Essa programação acadêmica acontece em locais como: Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro Cultural Largo São Sebastião, Centro Cultural dos Povos Amazônia, Palacete Provincial, Cine Teatro Guarany, Teatro Luis Cabral e outros. Além de serem exibidos curtas e documentários em terminais de ônibus, Faculdades, Universidades e até em presídios e hospitais.
Durante esses dias de Festival, o Amazonas respira Cinema e Manaus serve de anfitriã para seus ilustres convidados nacionais e internacionais, além dos locais obviamente. Entre as personalidades que passam por aqui estão diretores, atores, produtores, roteiristas, jornalistas e muitos outros profissionais ligados à sétima arte que geralmente são chamados pra compor a banca dos jurados, e que, entre os intervalos das amostras cinematográficas, aproveitam para conhecer as belezas da nossa Terra. Com certeza todos saem maravilhados com as coisas que vêem por aqui e dos pontos turísticos que visitam, fazendo promessas de voltarem mais vezes.
E o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou esse mês o resultado dos curtas-metragens selecionados para participar das Mostras Competitivas do 6° Amazonas Film Festival - Aventura, Natureza e Meio Ambiente. Dentre os 207 filmes inscritos, foram escolhidos, no total, 26 filmes, sendo seis na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens 35mm - Brasil, sete na Mostra Competitiva de Curtas Digital - Brasil e 13 na Mostra Competitiva de Curtas Digital - Amazonas. Segue abaixo a lista dos filmes citados e brevemente estaremos voltando para divulgar mais noticiais sobre o este evento que promete ser muito bom. Aguarde e confie.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS 35mm - BRASIL 94 min.
1. A Distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo, RJ, 2009 - Ficção;2. A Guerra de Arturo, de Julio Taubkin e Pedro Arantes, SP, 2009 - Ficção;3. Fractais Sertanejos, de Heraldo Cavalcanti, CE, 2009 - Documentário;4. O Divino, De Repente, de Fábio Yamaji, SP, 2009 - Animação;5. Superbarroco, de Renata Pinheiro, PE, 2008 - Experimental;6. Um Rio entre nós, de Sérgio Andrade, AM, 2009 - Ficção.
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAL - BRASIL 89min20seg
1. A Casa dos Mortos, de Debora Diniz, DF, 2009 - Documentário;
2. A Ilha, de Alê Camargo, DF, 2008 - Animação;
3. A Passageira do Trem das Onze, de Rogério Nunes, SP, 2008 - Documentário Animação;
4. Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, RJ, 2009 - Animação;
5. Nem Mancha nem Chouta, de Helvécio Marins, MG, 2009 - Documentário Experimental;
6. Picolé do Aranha, de Anderson Mendes, AM, 2009 - Documentário;
7. Timing, de Amir Admoni, SP, 2009 - Ficção.
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAL - AMAZONAS 98min
1. Abóbora, de Cristiane Garcia, AM, 2009 - Ficção;
2. Como um mormaço quente, de Keila Serruyra, AM, 2009 - Experimental;
3. Doida é a mãe, de Elisa Bessa, AM, 2008 - Ficção;
4. Faça o que eu digo, de Dheik Praia, AM, 2009 - Ficção;
5. Floresta 2, de Carolina Fernandes, AM, 2009 - Documentário;
6. Janelas dos sonhos, de Izis Negreiros, AM, 2009 - Ficção;
7. Janela para o outro, de Sávio Stoco e Michelle Andrews, 2009 - Documentário;
8. Pedaços de uma casa, de Alexandre Serrão, AM, 2009 - Ficção;
9. Poro, de Allan Gomes, AM, 2009 - Experimental;
10. Promessa, de Zeudi Souza, AM, 2009 - Documentário;
11. RG, de Valdemir Oliveira, AM, 2008 - Experimental;
12. Suarged Mes, de Michelle Andrews, AM, 2008 - Experimental;
13. Toda noite eu tenho o mesmo sonho, de Leonardo J. Mancini, AM, 2009 - Experimental.
E para provar que não estou mentindo, aqui está a foto de Roman Polanski recebendo a homenagem, conforme citado na postagem anterior, em uma das ediçoes do AFF. Sei disso porque estava lá nesse dia e vi acontecer pessoalmente!! Câmbio e desligo :)

5 comentários:

  1. Quando você falou no post de Polansky que o conheceu pessoalmente no AFF, eu nem me toquei! mas vo mora em Manaus? apresar de está morando em Petrolina-PE, eu spou de Santarém-PA, pertinho daí...
    bom festival para você!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amigo parece que vaii ser mtooo bom... pena morar tão longe, mas no proximo quem sabe né?? Adoreii o post, como sempre cada dia melhor !! Bjaoo

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos avassaladores... Ainda não tive a oportunidade de conhecer Manaus... Tenho verdadeira paixão para visitar o teatro.. dizem que é belissimo!
    Fico super feliz em ver a cultura se espalhando por todo Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ver esse tipo de noticia sendo divulgada.. é muito bom pra que muita gente ignorante deixe de achar que no norte do país só tem floresta, índio e animais selvagens. A cultura é patrominio de todo lugar do Brasil! Eu digo isso por que eu vejo muitos absurdos serem ditos sobre o nordeste ( onde moro). Há vida inteligente e culta sim fora do S-SE!!!
    Deve ser perfeito esse festival! Um dia irei conhecer muito provavelmente. Achei legal a iniciativa de não excluir nem os presídios dessa amostra. Todo mundo merece ter acesso a informação e a 7º arte( que se desenvolveu muito no Brasil mas que ainda tem um futuro brilhante pela frente).
    Será que esses curtas vão estar disponíveis no curta petrobrás por exemplo? Ou em qlqr outro lugar.. Avisa qdo souber hem Erico?

    A próposito vc é muito gentil viu? Fico feliz de ter vc no meu circulo de amizades..
    =)
    bjim

    ResponderExcluir
  5. "Quase" nunca fui!
    Pecado!!!
    Depois não posso dizer que não tem nada em Manaus!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.