quinta-feira, 13 de agosto de 2009

G.I.JOE - Comandos em Ação

Há exatamente um mês atrás fiz uma postagem chamada "NOVAS ADAPTAÇOES - COMANDOS EM AÇÃO" (quem quiser pode dar uma conferida no arquivo) na qual fazia uma prévia de como viria ser o filme G.I. Joe, pois bem, o filme estreiou, eu já assisti e agora vamos aos comentários!!
G.I. Joe - o filme, é inspirado em uma linha de bonecos de brinquedos criados em 1964 pela empresa HASBRO(a mesma que também fazia os brinquedos dos Transformers, que também já viraram filme) e que de início mediam 30cm e se chamavam Falcon, com o passar do tempo e por volta da década de 80 os bonecos foram diminuindo de tamanho, passando a medir 9.5cm, ganhando versões de desenho animado para a TV e gibi. Passaram então a ser conhecidos no Brasil como COMANDOS EM AÇÃO! eu mesmo cheguei a ter vários bonecos (que meigo) e vale ressaltar que cada um possuia características e armas próprias, sendo diferentes um do outro, que levava os pais ao desespero pois a criançada não se contentava em ter um só e as vezes ainda tinha que adquirir os veículos, as bases e nào somente os bonecos do "bem" como também os do "mal". Era um sufoco.
Os COMANDOS EM AÇÃO fizeram parte não só da minha infância, mas também da de vários marmanjos que mal podiam esperar pra ver a versão cinematográfica de um dos desenhos mais legias da década de 80, e diria até um desenho à frente de seu tempo pois mostrava o uso de várias tecnologias e armas altamente avançadas pra época. Lembro-me que um truque muito usado em filmes como MISSÃO IMPOSSÍVEL de se disfarçar com o rosto da outra pessoa já era usada nos desenhos, assim como a utilização de CD ao invés de fita, para o armazenamento de algum dado o desenho já mostrava.
E depois de tanta espera esse dia chegou pois exatamente no dia 07/08, o filme estreiou estreiou mundialmente, aqui no Brasil com cópias dubladas e legendadas. Bom, ao contrário do meu parceiro Alexandre, não custumo a dar notar aos filmes e sim conceitos, e depois de assitir o que eu poderia dizer é que o filme é MUITO BOM...mais podia ser melhor. Vou explicar! muito bom porque como todo fan de filmes de ação não há como não ficar de queixo caído com as cenas de ação que são espetaculares e na sua grande maioria realizadas com o auxilío da computação gráfica, outra coisa é a emoção de ver um brinquedo, um desenho, ganhar a versão de "carne-e-osso" dos cinemas que é demais. Porém, acho que só isso não é o suficiente se não estiver aliado à um bom roteiro... e isso G.I. Joe não tem!! O filme tem uma trama fraca e ao mesmo tempo confusa, e eu mesmo ouvi alguns comentários, ao sair do cinema, do tipo: "gostei mais não entendi quase nada". Esse tipo de relação não pode existir entre a pláteia e a película pois só ação desenfreada, por mais que seja bom, não sustenta um filme por muito tempo. Além do mais, a propaganda boca a boca ainda é a melhor de todas, por isso o espectador espera sair da sessão no mínimo satisfeito (para poder divulgar o filme aos amigos) e não cheio de dúvidas e sem saber explicar nada o porquê que as coisas aconteceram. Mas pra quem só procura um bom divertimento por alguns minutos tenho certeza que encontrará no filme um bom entretenimento.Mais vamos à história em si. Na trama, os G.I. Joe são um grupo de soldados de elite das mais diferentes nacionalidades que usa a mais moderna tecnologia para deter o corrupto vendedor de armas chamado Destro e o surgimento da cada vez mais poderosa e ameaçadora organização chamada Cobra, que quer acabar com o mundo como conhecemos. Claro que o filme conta com personagens marcantes vindos do desenho e com nomes pra lá de estrambólicos tais como: Storm Shadow, Snake Eyes, Heavy Duty,Destro, Baronesa entre outros!! e por falar em Baronesa...nham,nham que Baronesa mermão!! interpretada pela lindíssima atriz Sienna Miller que teve que malhar pra valer durante quatro meses,pra interpretar o papel chegando a ganhar 3 quilos só de musculos e o resultado? aiai, não vou nem contar pra não estragar a surpresa.
Os Joes, são liderados pelo general Hawk (Dennis Quaid) e entre seus principais comandados estão: a gatissíma Scarlett(Rachel Nichols), Ripcord (Marlon Wayans), Duke(Channing Tatum), Breaker(Saïd Taghmaoui), além dos já citados: Heavy Duty (Adewale Akinnuoye-Agbaje) e Snake Eyes(Ray Park) que é o ninja do grupo e arquiinimigo de Storm Shadow (Byung-hun Lee), o ninja das organizações COBRA, cujas as cenas de lutas são uma das mais aguardadas pelos fans. Claro que os personagens tentam ser o mais fiel possivel ao desenho mais nem sempre isso é possível, mesmo assim o resultado final ainda agrada. Um detalhe que pode passar despercebido para alguns e a "ponta" que o astro Brendan Fraser faz no filme (amigo do diretor Stephen Sommers, o mesmo e A Múmia e VAN HELSING), aparecendo rapidamente durante o treinamento dos Joes, mais você "cinemeiro" fique esperto pra não passar batido.

Do outro lado, não posso contar muito pra não estragar a surpresa - mais fora a Baronesa e Storm Shadow, vale dar uma atenção especial ao personagem DESTRO (que não é canhoto hehe..), que era um dos meus favoritos no desenho e que no filme tem um papel fundamental como o mercador de armas que de certa forma ajuda na tal falada "origem de COBRA", cuja suas bases não deixa nada a desejar aos Joes no quesito sofisticação. Bom pra finalizar, gostaria de dizer que o filme G.I. JOE apesar de ter um roteiro fraco (e olha que eram 3 roteiristas), acho que público no geral vai gostar, pois é cheio de cenas de ação, lutas bem coreografadas, personagens com armamentos de ultima geração e uma tecnologia pra lá de futurística que fariam até as maiores empresas do mundo babar de inveja. E uma atenção especial na cena que se passa em Paris que é de tirar o fôlego e termina "só" com a destruição da Torre Eiffel, ops...foi mal!!. Tudo isso aliado as vezes com uma dose de humor e uns flashbacks meio sem noção mais tudo bem. Vale conferir, por sua conta e risco é claro hehe...até a próxima pessoal. Câmbio e desligo!!

3 comentários:

  1. Adorei a idéia de colocar a foto das personagens e dos atores. Só tenho uma ressalva: a baronesa não tá com nada. Sou mais o do quepezão da primeira foto... hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. se cuida garota 18317588....cpf 93247788204 marcada ..

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.