segunda-feira, 30 de junho de 2014

CINE HOLLIÚDY



Por Nyvian Barbosa.

Olá, companheir@s cinemeir@s! Cá estou mais uma vez pra falar de quê? Isso mesmo, Cinema Nacional! Eeeeeeeeeeeeeeeê :D

O filme da vez é Cine Holliúdy!


A história se passa no interior do Ceará dos anos 70, quando a televisão estava se alastrando pelo Brasil.

Francisgleydson, personagem principal, viajava de cidade em cidade para exibir seus filmes. Quando via que a televisão ia chegar na cidade onde estava, pegava sua esposa e seu filho, arrumava as malas, punha tudo dentro da loura, a van amarela, e rumavam para outra cidade. Até chegar à cidade pacata de Pacatuba e resolver lá se fixar. Aí começa a história.


Sempre com muita dificuldade, ele e a esposa, Maria das Graças, a “Graciosa”, alugaram o lugar onde seria a sala de cinema. E começaram a trabalhar nela: pintaram, arrumaram, limparam e deixaram tudo um brinco só para grande noite de estreia.

Nesse meio tempo, os outros personagens foram se apresentando. Todas as figuras caricatas de cidades do interior: a moça namoradeira, o namorado dela e o perseguidor do namorado dela, o prefeito aproveitador, a primeira-dama metida, o chato que fica se repetindo, o menino pobre e o menino rico, o padre e o pastor, o ceguinho da praça, entres outros!


Achei muito boa a cena em que as pessoas passam pelo cartaz do filme e comentam sobre o empreendimento. É interessante observar as reações das pessoas: tem os empolgados, os desconfiados, tem gente que vai só pra ver dar errado e outros pra ver a grande novidade. Eles falam sobre o filme, mas é perceptível que a alusão é ao cinema em si. Metalinguagem. Detalhe que quem faz o ceguinho é o cantor Falcão, que também vai ao cinema para VER a novidade.

Eu gostaria dar um grande destaque para o ator amazonense que faz uma participação no filme: Aldenir Trindade Forte (conhecido também como Coti), o “Rambú” do São Jorge. Ele interpreta um amigo de Francisgleydson que pertence à última cidade onde a família morou, antes de Pacatuba. Ele aparece também em um flashback que Francisgleydson tem e nos créditos finais. Ele ficou conhecido por sua vontade de fazer filmes de ação, iguais aos do Rambo, registrado no documentário intitulado “A incrível história de Coti: o Rambo do São Jorge”, do diretor Anderson Mendes.


O filme mostra algumas informações sobre o cinema no Ceará. Dentre as quais, que só existem 5 cidades que tem cinemas no Estado, incluindo a capital Fortaleza. Na minha humilde opinião, situação não é diferente daqui e ainda: pode haver muitas salas de cinemas em Manaus, mas em compensação só tenho a informação de que só existe cinema aqui na capital, com 62 municípios que nosso Amazonas tem.

Já pensou em um longa metragem mostrando as figuras típicas amazonenses? Com nossa linguagem e uma história marcante, no qual os amazonenses também se identificassem? FikDik para os grandes produtores e investidores do cinema local!


Cine Holliúdy é comédia para família, o 1º filme brasileiro com legenda em português (às vezes era preciso com tantas expressões e modos de falar em cearês, rsrs). Há quem diga que é de humor inocente de Chaplin comparado ao jeito jeca de Mazzarope. Sabiam que o ator Edmilson Filho (Francisgleydson) é tricampeão brasileiro de tae-kwon-do? E ele consegue amadorizar isso em sua interpretação da cena final, que mostra que o brasileiro é mesmo um artista: Diante da aflição, o vale é a criatividade!

The End! =) 

Um comentário:

  1. O filme, muito bem comentado pela amiga Nyvian, é um retrato fiel do que acontece no interior de algumas cidades do Brasil. Até hj existem pessoas que nunca entraram numa sala de cinema e qndo entram, saem boquiabertas, empolgadas e admiradas com a magia da sétima arte. Cine Holliúdy, mostra com muito bom humor e personagens caricatos, algumas das situações que realmente acontecem e aconteceram para manter acesa a chama da sétima arte, mesmo diante de tantas dificuldades. Tenho certeza que todos vão gostar, eu por exemplo, chorei de rir em algumas cenas. Um ótimo programa para espantar o mau humor, dar boas risadas....e treinar o cearês heheheh

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.