quarta-feira, 5 de setembro de 2012

James Bond 50 anos: For Your Eyes Only (1981).


Olá, gente fina cinemeira, mais um fim-de-semana chegando e como não poderia faltar, nosso Especial continua, depois de uma parada estratégica para  recuperação orgânica, estamos apresentando mais um filme da Série James Bond. Aliás, menos de dois meses faltam para a estreia de Operação Skyfall, como antecipei aqui em nosso blog, que foi antecipada para 26 de outubro, por isso terei de fazer algumas adaptações, e mesmo assim, escreverie sobre todos os filmes da série, os oficiais e os não oficiais, até o fim de novembro.


 
Apresento o décimo segundo filme oficial da série, produzido pela EON e chamado de For You Eyes Only (Somente para seus olhos), um dos poucos filmes que não foi baseado diretamente em um livro, mas por contos do escritor, como: For your eyes only e Risico, além de alguns fragmentos de Live and let die. Ainda sim este filme foi um dos mais vistos e preferidos pelos fãs do espião na época do lançamento até os dias atuais.


 
James Bond apareceu visitando o túmulo de Tracy (Teresa Bond assassinada no On Her Majesty`s Secret Service), depois ele foi avisado que precisaria partir para atender um chamado de M, porém Blofeld assumiu o controle do helicóptero através de um controle remoto, o que obrigou Bond a agir. O agente retomou controle do helicóptero e localizou Blofeld, capturou e jogou o vilão numa chaminé industrial, assim acabou a história de Blofeld, personagem marcante no início da série, mas que foi esquecido pelos produtores nos anos 70, e como Bond iniciara os anos 80, ficou a pressão para que fosse apresentado um desfecho para Blofeld, então resolveram matá-lo e como algoz nada mais, nada menos que James Bond.


 
Enquanto isso no mar Jônico, um barco espião britânico, disfarçado de pesqueiro, foi afundado após uma mina ser recolhida por sua rede, este barco não estava ali por acaso, mas sim servindo como base para a comunicação entre a frota de navios britânicos e os submarinos com mísseis POLARIS. A comunicação era feita através do sistema de localização automático chamado ATAC, porém ainda não era a hora de chamar Bond, muito menos o MI6, o Governo Britânico chamou o oceanógrafo Timothy Havelock para recuperar o sistema, mas antes de enviar as primeiras informações encontradas, Havelock e sua esposa foram assassinados por um cruel e frio matador profissional cubano, chamado Gonzales, a filha do oceanógrafo, Melina, sobreviveu e jurou vingança.


 
Agora sim, depois que "a coisa ficou feia" para o lado do Governo Britânico, resolveram chamar o MI6, que convocou James Bond, na hora, para resolver toda a situação, mas informando-o de que não se tratava de uma missão comum, pois haviam outras potências mundiais interessadas nesse mesmo sistema (como a União Soviética, por exemplo) para controlar todos os submarinos.


 
Como o assassino do oceanógrafo havia sido identificado, então Bond seguiu atrás dele na Espanha, o problema foi a vacilada que Bond deu, facilitando o trabalho dos capangas de Gonzalez, contudo Melina apareceu, de surpresa, e matou Gonzalez, e assim eles se conheceram.


 
Bond voltou à Inglaterra e teve a ajuda de Q para fazer o retrato falado de um dos terroristas vistos pelo agente, que Bond havia visto fazendo pagamento ao matador. Assim, com a máquina super moderna de Q, fizeram o reconhecimento de Emile Locque.
Bond foi orientado a procurar o empresário grego Aristotle Kristatos, que informou a Bond que Emile Locque trabalhava para Milos Colombo, um forte contrabandista daquela região.
Bond foi atrás de Colombo, investigou-o e mais uma vez vacilou e acabou capturado pelos funcionários do contrabandista, todavia foi apartir da conversa com o contrabandista, que James Bond descobriu toda a armação, toda a vedade.


 
A pergunta feita após Moonraker foi: "Qual o limite para James Bond?" e a resposta não veio facilmente, essa pergunta foi motivada pelo fato de, em Moonraker, Bond ter visitado ao "Espaço Sideral", e agora a tendência era que Bond poderia visitar alguns planetas, fazer dupla com o Han Solo, descobrir alguma magia, quem sabe até poder voar ou desparar raios e assim não precisar mais de sua lendária pistola Walter PPK.


 
Nada disso aconteceu, Broccoli ficou preocupado e assumiu que haviam ido longe demais ao se deixar levar pela "onda" Star Wars da época, por isso decidiram que Bond ficaria em terra firme, em sua realidade de espião, por isso no próximo filme (For Your Eyes Only) o segredo estaria no fundo do mar.


 
Além disso, Bond entraria nos anos 80 e era preciso adaptar o espião à nova década. Algo contestado pela imprensa na época foi a forma física de Moore e sua idade avançada, pois desde os tempos de Sean Connery, em Os Diamantes são Eternos, já havia o pedido para rejuvenescer o espião.
Roger Moore continuou no papel principal e contrataram o diretor John Gleen e Peter Lamont para diretor de arte.


 
Como marca neste filme, tivemos os novo traço de personalidade agregado a Bond, ou seja, o Bond do cinema se aproximou do Bond dos livros, isso pode ser visto quando Bond matou, a sangue frio, Emile Locque, empurrando com o pé o carro do terrorista no precipício. Comportamento semelhante poderá ser visto nos próximos filmes com Roger Moore, mas ficará mais presente quando o próximo ator Timothy Dalton assumir o papel de James Bond.


 
A música tema foi composta por Bill Conti, uma referência nos temas das décadas de 70 e 80, que ficou conhecido por compor a música tema do Rocky e Karate Kid, entre outras. Essa música For Your Eyes Only foi interpretada pela cantora Sheena Easton, que se tornou a única interprete que participou da abertura de um filme de James Bond.


 
A música For Your Eyes Only também foi indicada aos prêmios Oscar e Globo de Ouro como Canção Original.
Este filme foi gravado no Reino Unido, Cortina D`Ampezzo, Grécia e Bahamas.
 
Com:
 
  •  Roger Moore - James Bond.
  •  Carole Bourquet - Melina Havelock.
  •  Julian Glover - Aristotle Kristatos.
  •  Topol - Milos Columbo.
  •  Cassandra Harris - Condessa Lisl Von Schlaf.
  •  Lynn- Holly Johnson - Bibi Dahl.
  •  Lois Maxwess - Miss Moneypenny.
  •  Desmond Llewelyn - Q. 
  •  Michael Gothard - Emile Locque.
  •  Walter Gotell - General Gogol.
  •  Geoffrey Keen - Sir Frederick Gray.
  •  James Villiers - Bill Tanner.
  •  Caroline "Tula" Cossey.
  •  
    Obs:  For Your Eyes Only é o único filme da série sem a participação de M, devido á morte de Bernard Lee em 1981. Bill Tanner e Frederick Gray comandaram Bond em seu lugar, justificando que M estava de licença.



    Traler:



    Siteografia:
     
    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-3749/

    http://www.webcine.com.br/filmessi/007olho.htm

    http://www.cineplayers.com/critica.php?id=1054

    http://cinema.terra.com.br/ficha-filme/0,,OI1651-EI1176,00+007+Somente+para+seus+Olhos.html
     
    curta nossa página no FaceboOk!!!

    Contato:



    ou


     

     
    Cinemeirosnews will return!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
    Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
    Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.