sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Em cartaz... será mesmo?

Recentemente foi divulgado em um jornal local de minha cidade (Manaus), uma noticia de um fato que pode ser que aconteça também na sua, ou não, e como tem a ver com cinema, achei conveniente fazer uma postagem aqui. Segunda a noticia do jornal, os cinéfilos estão com pouca opção de filmes na cidade.
Estima-se que 30% da população manauara vai ao cinema pelo menos uma vez ao mês, segundo a pesquisa “Cultura em Números 2009”, divulgada pelo Ministério da Cultura (MinC). Isso fez de Manaus uma capital que está entre as 15 cidades brasileiras com maior público de cinema, revelou a pesquisa. Entre as redes de cinema que se encontram na cidade estão: Cinemais, Cinemark, Severiano Ribeiro e Playarte que juntas somam quase 40 salas de cinema. Então como que a noticia pode afirmar que estamos com poucas opções de filmes na cidade? calma, pois, vou explicar melhor: O negócio é que nas quatro redes de cinema, a programação é quase a mesma e o espectador fica sem muita escolha se quiser ver um filme “diferente”, sem falar que alguns longas metragens nem chegam a entrar em cartaz e outros, passam pouco tempo disponível nos cinemas. As redes de cinema que estão em Manaus não deixam muito claro os critérios de seleção dos filmes para entrar na programação, porém segundo alguns, é uma questão de “mercado versus a demanda do publico”. Outros ainda preferem culpar as distribuidoras dos filmes dizendo que são elas que determinam a data de lançamento para cada cidade e por quanto tempo ficarão disponíveis.
E quando chega a época da entrega do Oscar que muitos dos filmes concorrentes à estatueta a gente ao vê nem o cartaz, as vezes só vê depois que o filme ganha o Oscar pois aí já vem com mais um bônus para atrair o público que é a famosa frase “filme ganhado de tantos Oscars”. Mais, e se eu quiser ver algum dos filmes que concorreram ao Oscar de melhor filme estrangeiro, como eu faço? e se eu quiser ver um dos ótimos filmes de Bollywood como eu faço? a solução é se mudar para o país de origem do filme ou esperar chegar em DVD isso é, quando chega né? Pode parecer um exagero, mas para quem é cinéfilo é uma tristeza. Para quem gosta só de filme é apenas um detalhe e tanto faz como tanto fez. Não sei se isso também acontece na sua cidade, mais mesmo assim, acho que não devo reclamar da situação dos cinemas em minha cidade, claro que sempre se pode melhorar, mas em comparação com que era anos atrás está 100% melhor. Temos cinemas confortáveis, modernos e até com tecnologia 3D! e em comparação à cidade de Barretos, aonde mora meu amigo blogueiro André Mansim, que não tem nem cinema acho que estamos bem demais, só falta dar mais atenção aos filmes que não são de Hollywood mas que também merecem o seu espaço para exibição ou então não digam “breve, em um cinema perto de você”.
Por hoje é só pessoal, um abraço. Câmbio e desligo :)

5 comentários:

  1. Com certeza, na minha cidade nem tem salas 3D ainda.. é um atraso!!.. Tenho de viajar para ver um filme 3D. E assim como a pesquisa afirmou, o que não falta é gente para assistir.. Sempre que vou ao cinema (O que não é raro), está cheio!!.. As pessoas se interessam por todos os estilos de filmes, mesmo aqueles que não são assumidamente cinefilos. Resumindo, acho que se o cinema "não hollywoodiano" fosse mais acessivel, teria muito mais fãs...

    ResponderExcluir
  2. Tá na hora de fazermos uma manifestação, é sério contra essa politica das redes de cinema aqui da cidade que só colocam filmes comerciais e quando colocam filmes de arte etc.. colocam em horários ruins e depois argumentam que é o publico que escolhe! podiamos sim, fazer alguma espécie de protesto, quem se habilita! to dentro!

    dennisales@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha cidade nem cinema 3D. Vou ao cinema quase toda semana, e parece que em todos os cinemas só tem os mesmos filmes em cartaz.

    ResponderExcluir
  4. Hahahha, isso mesmo Peninha, falou e disse!
    Dia 30 de novembro vai inaugurar o shoping aqui em Barretos (dia do meu aniversario), e dizem, vai ter 3 salas de cinema! Aleluia!!!!!!
    Enquanto isso, vou alugando, alugando e alugando!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pena!!!
    Belê???

    Então... Olha, Manaus está bem melhor do que a Capital São Luís em questão de salas de cinema. Aqui na minha cidade SÓ TEM UMA!!! E olhe lá!!! Eu me viro com as locadoras e outros métodos... *_*
    A questão, acredito eu, não está somente em Manaus, mas no Brasil inteiro. Hoje, as grandes distribuidoras prezam realmente por aquela produção que renda mais e, consequentemente, a rede de cinema também. Por exemplo, documentários... Ou se espera na locadora ou pe pedir nas lojas virtuais. É uma tristeza! :(
    Cinéfilo sofreeee!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.