quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LUA NOVA

Há mais ou menos um ano estreava o filme Crepúsculo, a primeira adaptação de uma série de quatro livros da escritora Stephenie Mayer , e agora é a vez de LUA NOVA chegar por aqui pra fazer a alegria de milhares de fãs brasileiros. Pra falar a verdade, não só dos brasileiros mais também do mundo todo já que o filme teve sua estréia mundial no mesmo dia, pelo menos teoricamente.
Por motivos pessoais não pude ir conferir a muvuca que foi o dia da estréia mais pelo que fiquei sabendo, as filas do cinema dava várias voltas, e olha que o filme estava em cartaz em mais de uma sala. Mesmo assim não foi suficiente para atender a demanda de muitos fãs ansiosos para conferir como ficou o resultado da adaptação e para isso nem se importavam de pagar alguns micos como o de ir fantasiado (ou maquiado) igual a um vampiro, pena que não estava lá pra tirar uma foto desses fãpiros hehe....

Antes de tudo vale lembrar para aqueles que não sabem nada sobre os livros, que isso nada mais é que uma história de amor!! Um pouco diferente, pois é sobre uma estudante, Isabella Swan – Bella pros íntimos ahã! que é confusa, teimosa e atrapalhada, ao mesmo tempo em que é romântica, sensível e ama um jovem vampiro chamado Edward Cullen. Pra piorar ainda entra em cena Jacob Black (que é uma espécie de Lobisomem) melhor amigo de Bella e apaixonado por ela. Pqp e agora Bella? Jacob ama Bella que ama Erick quer dizer Edward(sorry), esse triângulo amoroso não vai dar certo!
É praticamente impossível deixar de fazer comparações entre o livro e o filme e em virtude disso, fui “obrigado” a ler o livro e devo dizer que gostei muito da adaptação que foi feita para o cinema. Claro que algumas partes ficaram de fora e outras aparecem rapidamente, porém o principal está lá e os “cortes” que fizeram, em minha opinião, foram muito sutis fazendo o filme se manter muito fiel ao livro o que com certeza deve ter agradado aos fãs mais fervorosos. Agora não me perguntem o porquê do nome LUA NOVA, pois nem livro e nem filme deixa isso claro, cabendo ao leitor ou espectador tirar suas próprias conclusões. Depois dessa pequena introdução, vamos à trama:O filme começa com Bella acordando no dia do seu aniversário de 18 anos, chateada por agora ser mais velha que seu namorado Edward que na teoria tem apenas 17 anos mais na prática tem mais de 100. Edward e sua irmã, Alice, planejam fazer uma festinha de aniversário para Bella que, mesmo contra a sua vontade, acaba aceitando ao convite, acho que devido à influência de Jasper, o vampiro irmão de Edward que tem o “dom” de alterar as emoções das pessoas que estiverem perto dele. E é justamente Jasper o responsável pela primeira cena de ação do filme, quando durante a festinha de Bella (na casa dos Cullen e com todos eles lá) ela corta o dedo na folha de papel que estava embrulhando um de seus presentes e começa a sangrar. Sangrar em uma casa cheia de vampiros é brincadeira e vá ser atrapalhada assim bem longe né? E aqui faço uma breve interrupção para dar uma explicação: Os Cullen são uma família de vampiros “bonzinhos” que ao invés de se alimentarem de sangue humano preferem caçar animais para matar sua sede. Graças a isso - e também com muita concentração e determinação - eles conseguem conviver com os humanos, mesmo assim não é fácil. Seus membros são: Dr. Carlisle e Esme e os seus filhos, obviamente “adotivos”: Edward, Rosalie, Alice, Emmett e Jasper que dentre eles, é o menos adaptado a essa rotina “vegetariana” e por isso que às vezes ele acaba se descontrolando como aconteceu no aniversário da Bella.
É claro que depois do ocorrido na festinha da Bella, com Jasper querendo voar no pescoço dela, o clima ficou super chato e Edward muito triste, o que levou a tomar a decisão radical que desencadeou toda a história. Ele simplesmente resolve deixar Bella com o intuito de protegê-la e começa a mentir alegando que não a ama mais, vai até mudar de cidade e que não adianta ela chorar porque ela é uma mocréia horrorosa e não tem volta. Depois desse fora é só melancolia: Bella se perde o bosque, fica triste e deprimida durante meses, acorda tendo pesadelos, se afasta de todos os seus amigos e por aí vai.É nesse meio tempo de solidão que Bella encontra em Jacob o ombro amigo pra lhe tirar da tristeza. E ela acaba descobrindo que apesar de mais novo, somente 15 anos, Jacob é um cara muito legal e que está sempre pronto pra lhe ajudar em qualquer momento. Durante esse período de convivência diária com seu amigo Jacob bela descobre que toda vez que passa por uma situação de perigo ou de muita adrenalina, consegue ouvir e ver uma imagem meio esfumaçada de Edward a lhe aconselhar e por causa disso começa a querer viver perigosamente andando de moto, saltando de penhascos e o coitado do Jacob lá, só babando por ela.
Aqui faço outra interrupção pra explicar que no livro Bella só escuta a voz de Edward a lhe falar no pé do ouvido. Já no filme, ao invés de Bella somente escutar a voz, ela também vê aparições dele, como um fantasma. “Isso porque só a voz em sua cabeça não funcionaria tão bém como no livro”, garante Robert Pattinson, ator que interpreta o Edward e que acabou ganhando mais tempo em cena com a mudança.
Pois é, então tudo já estava começando a melhorar pra Bella e ela já estava até simpatizando com Jacob eis que o cara de uma hora pra outra some e corta relacionamento com ela sem nem ao menos ligar ou dar uma explicação. Bella começa a entrar novamente em depressão e uma sensação de dejà vu lhe passa pela cabeça. Depois de alguns dias ela resolve procurar o sumido e já o encontra todo esquisito, com o cabelo cortado e tatuagem. Jacob quando vê Bella em sua casa a trata de maneira muito estranha e grosseira e mesmo Bella suplicando pra ele contar o que está acontecendo ele apenas lhe diz que não pode ser mais seu amigo, que não é uma boa pessoa e que ela é uma mocréia horrorosa e que não tem volta! putz, era dejà vu mesmo hehe...Só que o que a Bella não sabe é que agora Jacob faz parte de um grupo de jovens garotos da tribo Quileute, composto por: Sam (o líder ou lobo-alfa), Paul, Jared e Embry, que tem o “dom” de se transformarem em lobisomens - ou seria mais especificamente lobos gigantes - cuja principal missão e caçar seus arquiinimigos, ou seja, os vampiros! e pra evitar que Bella acabe se machucando ele resolve terminar algo que nem começou aiai, coisas do amor. Mais se você acha que a situação está ruim pra ela deixa eu só te falar que Bella ainda vai ter que tentar salvar a vida de Edward por causa que o mesmo achou que ela tivesse morrido (por quê e como só vendo o filme ok) e agora queria se matar provocando os Volturi.
E só pra esclarecer, os Volturi são um clã de vampiros italianos que garantem a segurança das criaturas ao redor do mundo através de sua guarda poderosa de 32 vampiros. São compostos pelo trio de patriarcas Aro, Marcus e Caius, além de Jane e seu irmão gêmeo Alec que com certeza não compartilham da mesma “dieta alimentar” dos Cullen. Todo o clímax de Lua Nova se passa na fortaleza do grupo localizada na cidade italiana de Volterra onde Bella e Alice vão atrás do branquelo-magrelo e tentar impedi-lo de se matar, ou melhor, impedir que os Volturi matem ele.Bom pessoal, acho que já contei até demais. Tenho certeza que os fãs gostaram bastante e isso eu consegui perceber dentro do cinema, pois toda vez que aparecia um menino-lobo-sem-camisa ou o Robert “Edward”Pattinson era uma gritaria danada, logicamente das mulheres. É um filme bem “teen”, digamos assim, porém bem mais maduro que Crepúsculo, talvez em virtude da troca de diretores saindo a diretora Catherine Hardwicke (Aos treze) e entrando para o projeto o diretor Chris Weitz (A bússola de ouro). É uma boa adaptação cheia de efeitos especiais romance, aventura e humor, porém vale lembrar que você entenderá bem melhor se já tiver lido o livro, mesmo assim vale o ingresso - principalmente se você for adolescente.
E pra encerrar, deixem eu fazer um pequeno comentário sobre ECLIPSE, o PRÓXIMO filme da saga, com estréia agendada para 30 de junho no Brasil. Acho que como já está filmado, uma boa idéia poderia ser a apresentação do trailer no final de Lua Nova, só pra deixar com mais água na boca ainda. Infelizmente isso não acontece hehe... mais só pra atiçar a curiosidade saibam que vampiros e lobisomens irão lutar juntos contra um exercito de vampiros “recém-criados” liderados pela vampira Victória para ajudar sua vingança contra Bella e os Cullen. Jacob e Edward lado a lado! vixe, isso eu quero ver... mais antes acho que vou ler o livro.
Observações e Curiosidades

  • Como é que Alice não previu que Jasper poderia atacar a Bella se ela é uma vampira que tem o dom de saber o futuro através de suas "visões".
  • O ator Taylor Lautner malhou muito para conseguir ganhar 15 quilos de músculos e garantir seu papel na interpretação de Jacob.
  • Michael Sheen que interpreta o vampiro ARO é o mesmo ator que interpretou o lobisomem Lucian no filme Anjos da Noite – a Rebelião.
  • As integrantes do Team Edward, fãs devotas do personagem, ressentem a “falta” do vampiro em Lua nova e elegem como o mais fraco dos quatro livros.
  • A cena que os lobos perseguem Victoria pela floresta ficou bem melhor do que no livro (na minha opinião) assim como a cena que Edward, Alice e Bella estão no castelo dos Volturi pois pula vários diálogos chatos e vai direto pra ação.
  • Na vida real Kristen Stewart, a Bella, estava mesmo namorando com Robert Pattinson e pra isso ela teve que terminar com seu antigo relacionamento. Aí, segundo a revista “Life & Style”, Robert teria terminado o suposto namoro com Kristen Stewart, para ficar com Emilie de Ravin, com quem contracena em seu novo longa, “Remember Me”.
  • Forks, a cidade em que se passa o filme, realmente existe e fica no estado americano de Washington. É considerada uma das cidades mais chuvosas do mundo e onde o sol quase não brilha. Não é a toa que os vampiros gostam de lá :)

Grande abraço a todos e até a próxima. Câmbio e desligo.

17 comentários:

  1. Caraca, contou quase todo o filme ai mew! :P
    uashu

    eu adorei o filme, so axei algumas partes exageradas demais, e sinceramente a atuação dos 3 principais num tava grande coisa, mas, o clâ dos Volturi tava perfeito! Nossa, juro que quase infartei no cinema quando a Jane apareceu, putz.

    Enfim, adorei! :D

    ResponderExcluir
  2. Gostei, das curiosidade, mas ainda bem que já tinha assistido o filme, pq vc costuma dizer muitos detalhes que pode estragar a surpresa! hehehehehe, vc deveria colocar um sinal de Spoilers!!!!
    Mas,no meu caso, não gostei do filme! passa lá no doutor caligari para ler a minha crítica!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom pra mim, que não pretendo assistir no cinema... nem em nenhum outro lugar...
    Mean girl.... hehehehe
    Adorei o post, pelo menos não fico avuando nesse papo!!
    Bjuxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  4. aaiii, eu ameiii iisso <3, eu amooo a Saga *-*, agoora eu to no aeroporto 11:20, e eu ja vou viiajaar pra Floriipa daq a pouco <3 :'(, se vooc veer o pessoal la da m miin nha sala fala qe eu mandeii um suuupeer bjo, e qe talvez eu possa voltar em Fevereeiiro <33, manda um Bjo principalmente, pra : Thays, Thayna, Yasmin, Lúcia, Ney, Alberto, Eduardo, Jhonnatan, Fernanda ee um bjo pra oovc!

    ResponderExcluir
  5. Byy: esse aii de ciima fooi meu :D
    By: Laryssa Gaynett

    ResponderExcluir
  6. Me sinto um ET, pois não vi Crepúsculo ainda e é só o que se fala na internet! rsrs

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Colega, vlw pelo post pq eu não li nenhum dos livros, não pretendo por vontade própria assistir a algum filme (ao menos no cinema), e nem assim me sinto tão por fora.
    Gostei da forma com vc escreveu: que os caras terminaram com ela porque ela era uma mocréia horrorosa, kkkk... e como uma tapada como ela não teve o cuidado de não se machucar numa casa de vampiros... kkkk
    Outra coisa, na foto dos lobisomens acima, os tais de Embry e Jared parecem duas bichonas...
    Só opinião aqui hein, acho q vc poderia se ater mais às curiosidades. Vc e o outro cinemeiro Alexandre contam o filme. Eu gostei de ter contado o filme, ao menos assim não fico voando, mas pra quem gosta.
    Mas contando ou não, a postagem está deveras bacana, hehehehe, pela forma de escrever...

    ResponderExcluir
  8. eu ja vi o filme e adorei!!!!!!!!!
    principalmente quando aparecia aqueles gatos sem camisas...
    mas prof...vc é mais bonito que todos eles!!!!!!!!!
    um beijo e te amo...

    ResponderExcluir
  9. Queridos leitores cinemeiros! o nosso blog tem uma missão de além de comentar tbém esclarecer um pouco sobre os filmes pois senão seríamos um blog de críticas de cinema, o q apesar de ser parecido, não é a mesma coisa. Por um lado é bom q ajuda a algumas pessoas q não conhecem nada sobre o referido filme e atiça a curiosidade de assisti-lo pra saber mais (ou nem ver se achar o filme ruim) mas por outro realmente pode estragar um pouco a surpresa. Agradeçemos a atenção de tds e prometemos "pegar mais leve" com os detalhes nos próximos ok. Continuem com a gente pois muita novidade vem por aí e brevemente poderam ouvir nossas mensagens "faladas" através do podcst ok.
    Grande abraço e obrigado pelas sugestões.

    OBS: Concordo com a cinemeira DSM e tbém tive a mesma impressão q EMBRY e JARED são "lobas" hehe...pelo menos pela foto ;)

    ResponderExcluir
  10. na verdade não assisiti ao Crepúsculo mas me interessei em assistir ao Lua Nova...
    será que tem algum problema em eu entender a história sem ter assisitido o Crepúsculo??
    t+

    ResponderExcluir
  11. Ei, professor, é verdade q vc é mais bonito q os caras do filme sem camisa, é? UAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUAAAU
    UAUAUAUAUHAUAU
    AUAHUAHUAU
    RSRSRS...
    DSM

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho 2 novas curiosidades sobre o filme:
    *O título do filme (livro) se refere à fase lunar mais obscura, indicando que Lua Nova é a fase mais sombria da vida de Bella.

    *Volterra, cidade onde habita os Volturi, realmente existe. É uma pequena cidade Italiana da região da Toscana, província de Pisa, com cerca de 11.267 habitantes.

    Ass.: A.7ªc

    ResponderExcluir
  13. Querido amigo avassalador... O merito da Meyers foi trazer uma historia antiga para o mundo teen e pos-teen criando uma mina de ouro...Ouro de tolos! As atuações são sofriveis... os efeitos otimos... o enredo açucarado... para quem viu Entrevista com vampiro de Anne Rice ( outra que aproveitou a sensualidade vampiresca para se dar bem, apesar de ser considerada uma escritora de segunda classe) nao vai gostar de comer pipocas vendo esta "saga"....
    tentei assistir Crepsculo, mas so aguentei até a cena do jogo familiar de beisbol...It's enough!

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ler, mas percebi que quem ainda não assistiu pode ficar prejudicado..rs
    Mas seu blog merece respeito. Bom de verdade.
    Parabéns! Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  15. Ahh eu axo q tenho a resposta da primeira curiosidade :)
    (Como é que Alice não previu que Jasper poderia atacar a Bella se ela é uma vampira que tem o dom de saber o futuro através de suas "visões".)

    *É q as visões da Alice são segundo o q as pessoas decidem e a Bella Não decidiu se cortar e o Jasper não decidiu atacar ela, foi tudo na hora. :) A.

    ResponderExcluir
  16. karyna disse:
    prof esta tudo de bom e tudo de serto

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.