sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Amazonas Film Festival 2009: Convidados e Jurados

Hoje é o dia do Cinema Brasileiro, então, nada mais justo que falarmos um pouco do 6º Amazonas Film Festival – Aventura, Natureza e Meio Ambiente, que começa amanha e se estende até o dia 12 de novembro. O Festival é um evento realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio de sua Secretaria de Cultura, com produção do grupo francês Le Public Système Cinéma.

OS CONVIDADOS
Durante os sete dias do 6º AFF, muitos convidados nacionais passarão por Manaus, prestigiando o festival. Entre as atrizes confirmadas, estão Malu Mader, Maria Fernanda Cândido, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Tânia Alves, Juliana Alves e Rita Cadillac. Também participarão do evento os atores Malvino Salvador, Murilo Rosa, Victor Fasano, Guilherme Leme, Marcos Winter e Guilherme Duarte. Como convidado de honra desta edição, o festival receberá o ator mineiro Milton Gonçalves. Veterano do teatro, do cinema e da TV brasileira, ele será homenageado no palco do histórico Teatro Amazonas.
Para as competições de curtas-metragens brasileiros, foi convidado como presidente o diretor Beto Brant, de produções como “O Invasor” (2001) e “Cão sem Dono” (2007), entre outros profissionais do cinema, como o animador Cesar Cabral e a curta-metragista Sonia Federico. O 6º Amazonas Film Festival (AFF) terá como presidente de honra o diretor, roteirista e produtor brasileiro Carlos Manga
.

O JÚRIA competição de longas-metragens de ficção terá como presidente do júri o diretor norte-americano John McTiernan, diretor de grandes bilheterias das décadas de 1980 e 1990, como “O Predador” (1987), “Duro de Matar” (1988) e “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990). Ele estará acompanhado de outros cineastas, como o inglês Hugh Hudson, de filmes como “Carruagem de Fogo” (1981) e “África dos meus Sonhos” (2000), e a brasileira Lucia Murat, de “Quase Dois Irmãos” (2004) e “Maré – Nossa História de Amor” (2007). Também fazem parte do júri atrizes como a espanhola Elena Anaya (“Lucia e o Sexo”, de 2001) e a francesa Clotilde Courou (“Piaf – Um Hino ao Amor”, de 2007).
A mostra competitiva de documentários será presidida pela atriz californiana Stefanie Powers, do popular seriado de TV “Casal 20”, que hoje dirige uma fundação em defesa da vida animal na África. Ao seu lado, estarão convidados como o acrobata francês Phillipe Petit, que ficou famoso ao atravessar por um cabo de aço a 400 metros de altura as Torres Gêmeas de Nova Iorque (aventura retratada no documentário “O Equilibrista”) e a ecologista queniana Paula Kahumbu, que se dedicou ao estudo de macacos e elefantes e hoje comanda uma organização que atua em países em desenvolvimento para a proteção de animais em risco de extinção.
E esse ano ainda terá o lançamento do prêmio AMAZONAS AWARD, cujo objetivo é reconhecer o trabalho de personalidades engajadas em questões ambientais, que será entregue a AMYR KLINK na noite do dia 8. Com certeza será uma noite cheia de homenagem cheia de solenidades igual ao dos festivais anteriores como vocês podem conferir nas fotos acima.
Então é isso cinemeiros, amanha é o grande dia e esperamos poder prestigiar o máximo o Festival, fazendo a cobertura do evento para que possamos passar todas as novidades pra vocês amigos leitores. Segue abaixo a programação do primeiro dia e você que mora em Manaus, não fique de bobeira e aproveite essa rara oportunidade que conhecer a Sétima Arte um pouco mais de perto. Um abraço e até breve.

18h 00Película Verde - Exposição dos Alunos do Projeto Jovem CidadãoLocal: Casa das Artes

18h 45Tapete Vermelho 1 - Chegada dos Convidados ao Teatro AmazonasLocal: Centro Cultural Largo de São Sebastião.

19h 30Cerimônia de Abertura - Homenagem ao Presidente de Honra Carlos MangaLocal: Teatro Amazonas

19h 45Apresentação do Presidente de Honra - Carlos Manga ao público do LargoLocal: Centro Cultural Largo de São Sebastião.

20h 00Filme de Abertura - Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo (Brasil)Local: Teatro Amazonas
Mostra Cinema no Largo 1 - Filme do Presidente de Honra O Homem do Sputinik, de Carlos Manga.Local: Centro Cultural Largo de São Sebastião.
Lembrando mais uma vez que agora eu também tenho twitter! anotem aí: http://twitter.com/ericocinemeiro . Câmbio e desligo :)

4 comentários:

  1. Interessante, e ótimo registro do evento!
    ;)

    Uacht!

    http://dadonanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa to doidinha praaa irr amigo !!
    Só falta o mais importante $$ kkkk
    mas quem sabe até la nao consigo ??
    abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Oi, Érico!!
    Vamos torcer para o jovem cineasta Jacob Leonardo que está concorrendo ao prêmio de ... não sei, mas é uma competição de roteiros de curtas cujo prêmio é de 100 mil reais para realizá-lo! o nome do curta é "O Presente"!!
    Vamos torcer para os cinemeiros e cineastas locais!!!!!!!!!!(e vamos continuar batendo-papo sim, senhor!!)
    DSM

    ResponderExcluir
  4. Aii eu tb quero ir!!!!!

    que delicia ver o cinema abraçar o amazonas numa festa tão bonita!

    Que lindo seu Teatro... Lindo lindo lindo!

    Mistura perfeita: Cultura, conscientização ambiental e alegria!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.