quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SICKO – $.O.$ SAÚDE

UM FILME QUE TODOS DEVERIAM VER!! foi isso que eu respondi quando uma amiga minha me perguntou se esse filme era bom. E realmente é, e pra falar a verdade é um documentário, ou melhor, mais um documentário do polêmico diretor MICHAEL MOORE. A primeira vez que vi esse filme eu nem imaginava que um dia ia ter um blog pra falar de cinema, mas agora que tenho, resolvi rever essa “pérola” cinematográfica de 2007 para fazer a divulgação de um ótimo filme que repito...TODOS DEVERIAM VER.
O documentário mostra a diferença entre o sistema de saúde de vários países (Canadá, Cuba, Inglaterra e França) que em relação aos EUA dão um banho de eficiência em atendimento e o que é melhor, é gratuito. E tudo isso é mostrado de uma maneira muito realista e poucas vezes vista. Pode até parecer um tema chato ou monótono, mas ao nos depararmos com a verdade nua e crua dos “famosos” planos de saúde capitalista dos Estados Unidos, vimos que lá não está muito diferente do atendimento do SUS aqui do Brasil, e que também as coisas não são tão perfeitas assim como imaginamos, pois uma pessoa só fica internada se o plano de saúde aprovar a internação, caso contrário eles são retirados na hora dos hospitais e tem que se virar pra conseguir atendimento.
Michael Moore mais uma vez ataca colocando o “dedo na ferida” de mais um dos defeitos da terra do Tio Sam, mostrando pessoas que só querem um simples direito, de tratar suas enfermidades de maneira digna, e não serem esquecidas pelo governo como acontece em certa parte do filme que, para alguns heróis do 11 de setembro serem atendidos, são obrigados a irem pra Cuba!! falando nisso, FAHRENHEIT 11 DE SETEMBRO (2004) é um documentário que Michael Moore, se pôs a falar do governo de George W. Bush após o atentado às Torres Gêmeas e por pouco não fez o presidente perder a reeleição. Também é dele outro documentário de 2002, que ganhou 21 prêmios e mais o OSCAR, TIROS EM COLUMBINE que trata do uso de armas pelos cidadãos americanos e suas respectivas conseqüências. Em todos os documentários é o próprio Machael Moore que escreve, produz e dirige, além de atuar. Pra quem ainda não tinha ouvido falar desse cara ou nunca viu nenhum de seus filmes, fica aqui uma dica, ou melhor, um pedido... assistam que é bom, todos eles são! mesmo as vezes sendo um pouco apelativo e provocativo mais vale a pena. E brevemente estará estreando seu novo documentário, é só aguardar pra ver. Um abraço, câmbio e desligo.

Um comentário:

  1. Sou cinemeira de carteira assinada, mas não costumo ter muita paciência pra documentários, não. Entretanto, tua narrativa aqui me despertou interesse; talvez seja por parecer um documentário atípico.
    Vou procurar assistir.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.