domingo, 4 de novembro de 2012

AMAZONAS FILM FESTIVAL 2012


A 9ª edição do Amazonas Film Festival teve início na noite de ontem chefiada pelo ator e apresentador Carlos Casagrande, onde foi feita uma homenagem ao cineasta brasileiro Zelito Viana, 74 anos, presidente de honra do Amazonas Film Festival  atuou como produtor, diretor, roteirista e ator. Em seu currículo constam 21 programas de televisão, 22 longas e oito curtas-metragens. Durante a cerimônia, foi exibido ainda o filme “Colegas”, de Marcelo Galvão. Antes disso porém, não podemos de lembrar que aconteceu o tradicional desfile das celebridades do mundo do cinema pelo já então famoso tapete vermelho do Teatro Amazonas. Entre elas podemos citar: Otávio Augusto, Gracindo Júnior, Marcos Paulo, Antônio Pitanga, Toni Garrido, Letícia Sabatella, Gisele Fraga, Bruno Garcia, Ze Antônio Pitanga, Ana Lúcia Torres, entre outros.
Esse ano teremos 144 filmes na mostra paralela, totalizando 211 produções cinematográficas totalizando mais de 5 mil horas de exibição de filmes, desses, 17 são produções amazonenses. Para o governador do Amazonas, Omar Aziz, o Amazonas Film Festival é um dos grandes incentivos à cultura do Estado. “O investimento em capacitar jovens cineastas amazonenses em produzir os próprios filmes começou com a criação do festival. Estamos no caminho certo”, declara. O governador também ressalta, em toda grade, a boa participação de filmes de produtores e diretores amazonenses. “É com orgulho que podemos apresentar, depois de nove edições do Amazonas Film Festival, cada vez mais a participação de amazonenses”.
Zelito Viana sendo homenageado no palco do Teatro Amazonas
Nesse sentido, o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, reforça a participação do longa “A Floresta de Jonathas”, do amazonense Sergio Andrade, que concorre na Mostra Internacional junto a produções dos Estados Unidos, França, Dinamarca, México; assim também como “Rota de Ilusão”, produção também amazonense de Dheik Praia na Mostra de Curtas Brasil e ainda as nove produções na Mostra Curta Amazonas Ficção e as seis do Amazonas Documentário “Ressaltamos, é claro, a participação de duas produções de Parintins na Mostra de Curtas Amazonas Documentário, como resultado da nossa extensão de trabalho também no interior do Estado”, afirma. As exibições de “A Floresta de Jonathas” e “Rota de Ilusão” acontecem hoje, dia 4, às 19h45, no Teatro Amazonas.
Toni Garrido na plateia do Teatro Amazonas
Os nove curtas amazonenses que participam da Mostra Competitiva de Curtas Amazonas Ficção são “A Segunda Balada”, de Rafael Ramos dos Santos, “Terra dos Meninos Pelados” de Izis Negreiros, “Paris dos Trópicos”, de Keurem Maia Marçal, “Et Set Era”, de Emerson Medina e Rod Castro, “A Última no Tambor”, de Ricardo Araújo R. D'Albuquerque, “Póstumo”, de Diego Nogueira, “Asfalto”, de Moacyr Massulo, “O Tempo que volta”, de Abelly Cristyne e “Uma Doce Dama”, de Leonardo José Mancini. As exibições acontecem no domingo, dia 4, às 16h.
Já as seis produções do Amazonas que concorrem na categoria Mostra Competitiva Amazonas Documentário são “Retratos de Manaus”, de Sergio Cobelo; “Filhos do Haiti”, de Ari Santos; “Chão Molhado”, de Everton Macedo e Silva; “Cinema em Trânsito”, de João Áureo (Parintins), “A Última Travessia”, de Joice Caster (Parintins) e “No Rádio do seu Coração”, de Elisa Bessa e Iadilce Pontes. Essas exibições acontecem na segunda-feira, dia 5, às 16h30.
Gisele Fraga na Plateia do Teatro Amazonas
Um total de 37 produções concorrem à premiação de R$ 33 mil na 9ª edição do Amazonas Film Festival. Dividido em categorias, a Mostra Competitiva Internacional de Longa-Metragem tem, por exemplo, 8 filmes concorrendo; a Mostra Competitiva de Curta-Metragem Brasil tem 14; a Mostra Competitiva de Curta-Metragem Amazonas tem 9 e a Mostra Competitiva de Curta-Metragem Amazonas Documentário tem 6.
Lembrando ainda que o AFF acontece de 03 a 09 de novembro, e fora o Teatro Amazonas, os filmes ainda irão passar também em hospitais, asilos, paradas de ônibus, universidades e outros. Saiba mais no site http://www.amazonasfilmfestival.com.br . Passem lá e prestigiem o cinema amazonense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.