segunda-feira, 18 de junho de 2012

James Bond 50 anos: You Only Live Twice - Só se vive duas vezes. (1967).


Olá, Cinemeiros. Estava com saudade do "Especial 50 anos de James Bond no Cinema", já fiz as contas e até o fim de outubro, completaremos os 22 filmes da série e com algumas surpresas entre um filme e outro, enfim muita coisa boa sobre o melhor agente secreto do cinema, também no FaceboOK, estarei postando novidades sobre o vigésimo terceiro filme de James Bond, que já tem título ( Skyfall) e trailer...

Hoje falaremos sobre o "You Only live Twice" ou como ficou conhecido no Brasil "Só se vive duas vezes", este título foi tirado do livro escrito pelo Ian Fleming com o mesmo nome ou homônimo, o interessante é que na contra capa, Fleming escreveu: "Só se vive duas vezes: Quando nasces e quando tens a morte à tua porta"....sinistro Heim? Muito sinistro esse Ian Fleming, que Deus o tenha num bom lugar!
Acrescento que este filme veio após a trilogia imprescindível para os fãs dos filmes de espionagem, só recordando: From Russia With Love, Goldfinger e Thunderball, estes três filmes foram muito importantes para a formação das características do personagem James Bond no cinema, visto que o personagem na literatura (portanto o original criado pelo Ian Fleming) se mostrou tão diferente do que conhecemos na telona.
Bond, como sempre, muito bem tratado.
Este filme não foi um seguidor fiel da trilogia inicial, pois achei que ficou aquém de um genuíno James Bond dos anos 60, mas ele teve suas particularidades positivas (o casamento de James Bond, por exemplo, de mentirinha, mas casou), principalmente de sobre bilheteria, foi um grande sucesso, pegou carona nos filmes anteriores. Isso aconteceu devido, principalmente, à tecnologia no filme, ao tema guerra-fria e ao boato sobre o último filme de Sean Connery como James Bond.
O quinto filme da série James Bond mostrou um aparato tecnológico jamais visto nas telas do cinema até então, vale ressaltar que o ano foi 1967 e modas como Notebook e Internet ainda não fazia à cabeça da rapeize, porém algumas coisas já puderam ser introduzidas como; satélites, comunicadores (os usados pela polícia secreta japonesa que auxiliou Bond na missão), detectores de armas (como o utilizado pelo Sr. Osato, testa de ferro do número 1 da S.P.E.C.T.R.E- Ernest Stavro Blofeld), e a Pequena Nelly (assim, carinhosamente chamada pelo 007) fizeram a imaginação dos cinemeiros jurássicos no fim dos anos 60.
A pequena Nely.
Além disso, o início do filme é marcado por um sequestro no espaço, uma nave desconhecida , literalmente, engole uma capsula espacial americana com dois astronautas, o que fez com que americanos acusassem soviéticos e no meio dessa "briga", que quase iniciou a "Terceira Guerra Mundial" ficou o Reino Unido, que intermediou às conversas e através de seus satélites descobriu que não eram os soviéticos, mas sim alguém ou alguma "coisa" que vinha do Japão, porém o tempo era curto e uma ação rápida deveria ser feita, então entrou em cena o nosso herói, 007.
Bond em ação.
Outro motivo também contribuiu e muito com o sucesso deste filme, o boato de que "Só se vive duas vezes"seria o último filme de Sean Connery como 007 e o que motivou isso? Simples, o contrato do Sean Connery estava acabando e o ator já não estava satisfeito com o fato de ficar marcado como 007, ele não queria ser ator de um personagem só, também existiu o fato de que Sean Connery queria participação para produzir ou co-produzir o filme (isso hoje é normal, exemplos....Tom Cruise no Missão Impossível, Wagner Moura e Tropa de Elite etc) o que foi negado pelos produtores do 007, mas a renovação de Sean Connery para pelo menos mais cinco filmes era dada como certa por todos da EON e pelo próprio Sean Connery.
O temido Blofield.
O fato curioso foi a primeira aparição do James Bond nesse filme, não sei se na estória do livro ele também aparece da forma a seguir descrita, mas sua morte apresentou seu cartão de visita, a intenção foi deixar Bond trabalhar tranquilo e fazer com que a SPECTRE achasse que ele havia morrido, outro fato, também curioso, foi a aparição de Blofield (o vilão mostrou a cara), principal vilão até então dos filmes de James Bond, Blofield apareceu e quase complicou a vida do Bond, mostrando seu rosto, o líder da organização criminosa mais temida no mundo mostrou toda sua crueldade ao punir os que falharam em matar Bond.
Belas mulheres sempre cercaram Bond!
Assim verifica-se que esse filme manteve o alto nível de arrecadação da série, mas não se mostrou os mesmos cuidados dos anteriores, fazendo com que "Só se vive duas vezes" (na minha opinião) tenha sido o primeiro uma era de filmes bons e ruins de James Bond. Os anos setenta se aproximavam e muitas dúvidas pairavam na imaginação na já fiel legião de fãs do agente secreto e uma delas foi: será que haverá o próximo 007? a EON garantia que sim, Sean Connery garantia que sim, a United Artist também garantiu a continuação e a bilheteria do filme atual de 1967 refletia todo o otimismo demonstrado por todos, mas o futuro é algo incerto no mundo de James Bond, por isso suas histórias são as melhores da categoria e este é o personagem mais imitado da história do cinema, só restou esperar para ver.

Elenco:

Sean Connery (James Bond)
Akiko Wakabayashi (Aki)
Mie Hama (Kissy Suzuki)
Tetsuo Tamba (Tiger Tanaka)
Teru Shimada (Sr. Osato)
Karin Dor (Helga Brandt)
Donald Pleasence (Blofeld)
Bernard Lee (M)
Lois Maxwell (Miss Moneypenny)
Desmond Llewelyn (Q)
Charles Gray (Henderson)

Direção de: Lewis Gilbert

As filmagens foram feitas no Reino Unido, Japão, Espanha, Alasca (E.U.A) e Hong-Kong.

A música tema tem o mesmo nome do filme, assim como todas as anteriores e posteriores, as músicas temas foram feitas sob encomenda para cada filme e interpretada por cantores escolhidos pela produção, neste filme, Nacy Sinatra deu vida à musica e com isso ajudou no sucesso do longa.
A idéia foi dar um toque oriental na canção, mas sem esquecer do clima de espionagem que ronda a trama, o resultado pode ser conferido e aprovado por muitos que consideraram e consideram esta a interpretação (de Nancy Sinatra) mais sensual de todas....

Mais fotos de "Só se vive duas vezes":

Neste filme, Bond se disfarçou até de japonês e convenceu os guardas.

Neste filme pela primeira vez Bond diz: "tudo pela Inglaterra".





A forma física de Sean Connery não era mais a mesma.

Cena final.
Trailer do filme:






curta nossa página no FaceboOk!!!
Contato:
Cinemeirosnews will return!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.