terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasil animado.

Olá cinemeiros, gente fina, ontem foi o natal e o que desejamos é muita saúde aos amantes da sétima arte que aparecem por aqui vez enquando, conferindo as novidades do cinema e nossa opinião particular (que não é a verdade absoluta) sobre os filmes atuais, antigos e eternos.

O Brasil já foi tema de vários filmes nacionais e estrangeiros, mas nunca um filme foi tão rico culturalmente quanto este. Isso se deve, com relação a esse filme, principalmente ao passeio turístico pelo Brasil na tela, à excelente quantidade de informação disponibilizada e aos problemas superados pela produção, roteiro e tempo...que sempre acontecem em todas as produções.
“Relax” e “Stress” são os personagens principais deste filme, este, como o nome já diz, vive estressado, preocupado em ganhar dinheiro e por isso não tem tempo para curtir a vida, Aquele é um “bom vivant” sabe curtir muito bem a vida, aproveita cada segundo para se divertir e também para convencer o Stress a aceitar suas aventuras malucas.
Porém, dessa vez o Relax foi longe demais, propôs ao coitado do Stress uma busca ao Jequitibá Rosa, que de fato existe, principalmente entre os Estados de São Paulo e Espírito Santo, onde o dia é comemorado (21 de setembro), mas o Stress não sabia disso, então topou a aventura, viajando por todo o Brasil para encontrar o “Grande e Valioso”  Jequitibá-rosa.
Começaram pelo Rio de Janeiro, onde compuseram “Garota de Ipanema”, logo depois, seguiram para Minas Gerais e de lá para as outras regiões brasileiras, na busca incessante pela “Árvore Preciosa”.

Em cada lugar que passaram, “Stress” e “Relax”descobriram as verdadeiras riquezas do Brasil, proporcionando uma aula aos cinemeiros que puderam ou que forem ainda assistir. A História, costumes, curiosidades, lendas, informações econômicas e culturais de cada lugar por onde passaram foi contada pelos personagens no decorrer da busca pela “preciosidade”.
No caminho encontraram Fabiano Peres, Ariel Wolhger, Daiane dos Santos, Seu Prata e Fernando Meireles, numa aventura sensacional, entre outras.

Este filme foi lançado em janeiro de 2011, isso mesmo, contudo é possível encontra-lo  em algum cinema pertinho na sua cidade(como eu o encontrei, recentemente). Na época de lançamento, o filme foi bastante criticado, por ser uma animação misturada com cenas reais e conter muita, mas muita informação, o que na opinião dos críticos da época, deixou o filme cansativo, sonolento e chato.
E como se isso já não bastasse, surgiram no decorrer da trama, alguns personagens que não fizeram sentido, apareceram e sumiram sem motivo algum, acredito que isso tenha colaborado com a crítica pesada ao filme, críticas não compartilhadas por mim.

Em função disso, o filme apresenta algumas curiosidades, como por exemplo: Foi a estréia da Mariana Caltabiano como diretora; Este é o primeiro filme brasileiro lançado em 3D; A animação foi toda feita a mão, passo a passo; Os efeitos computadorizados apenas foram utilizados na colorização, montagem e nos efeitos possíveis; ver em um monitor como ficou a cena recém-gravada no formato 3D, para isso usaram uns óculos 3D; o cantor Ed Mota compôs uma música para o filme; foi o primeiro trabalho de Fernando Meireles como dublador, ele dublou a si mesmo.

Dessa forma, o filme retrata o Brasil de forma “cansativa”? Pode ser, mas com muita informação, cuidado e inteligência. Portanto, é necessário, que as crianças possam ter acesso a esse filme, já os adultos, que “sabem” onde fica a Amazônia e o Planalto Central e que acharam  o filme chato e sonolento, quem sabe, proporcionando a oportunidade aos mais novos de assistirem a este filme, as crianças não vejam, o filme, como uma novidade, que afinal é o que este filme é.

Veja o trailler...


Elenco:
Eduardo Jardim (Relax / Stress / Garçom / "Definitivamente" / Homem na praia de Canoa Quebrada)

  • Mariana Caltabiano (Personagens femininos)
  • Fernando Meirelles (o próprio)
  • Fabiano Perez
  • Ariel Wollinger
  • Daiane dos Santos
  • Seu Praia

  • https://www.facebook.com/#!/alexandreajorge

    T+!!!

    3 comentários:

    1. Quero muito ver!!! Valeu a dica, amigo!!
      Beijão e feliz ano novo!
      Qdo puder, passa lá!
      evesimplesassim.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Parece ser um filme interessante principalmente para o público jovem... vou conferir ...Parabéns Alexandre pela resenha e pelo olhar cuidadoso de um verdadeiro cinemeiro :)
      Bjos e um Feliz Ano Novo !!!!
      Paloma

      ResponderExcluir
    3. PUTZ! MUITO LEGAL A INICIATIVA. O CINEMA NACIONAL ESTÁ DANDO O QUE FALAR. ASSISTI AO FILME O PALHAÇO E FOI MUITO MASSA. VOU ASSISTIR ESSE TB.

      DEPOIS PASSA LÁ:

      http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/01/nesse-instante.html

      ResponderExcluir

    Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
    Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
    Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.