segunda-feira, 2 de agosto de 2010

WATCHMEN: O FILME

Com toda essa onda de adaptação de HQ para o cinema, sabia que não ia demorar muito para que um dos maiores representantes da cultura pop de todos os tempos ganhasse sua versão cinematográfica. Foi isso que aconteceu em junho do ano passado quando finalmente estreou o filme WATCHMEN, baseado nos quadrinhos escrito Alan Moore e desenhada Dave Gibbson. Com certeza uma das melhores adaptações já realizadas até agora.WATCHMEN foi uma GRAPHIC NOVEL clássica dos anos 80. Considerado um marco na época, por causar uma verdadeira revolução ao mostrar um grupo de heróis com todas as suas qualidades e defeitos. E põe defeito nisso, pra quem era acostumado a ver os heróis tradicionais todos certinhos e cheios de frescura, se admirou ao ver heróis com problemas pessoais que combatiam o crime de forma violenta, capazes de matar e até estuprar, ou seja, mostrava uma realidade bem diferente daquela vista no mundo do Super-Homem, Homem-Aranha e muitos outros. Para quem não conhece, pode até estranhar como uma GRAPHIC NOVEL com essas características foi responsável por ter rompido com os padrões de sua época. E foi exatamente isso que fez com que ela fizesse tanto sucesso: a novidade, o inesperado e o surreal.Deixando os quadrinhos um pouco de lado e voltando ao filme, devo dizer que é uma verdadeira obra-prima cinematográfica, feita pra deixar fãs admirados com tanta fidelidade. O diretor Zac Snyder teve o cuidado de posicionar a câmera para fazer o mesmo enquadramento visto nos quadrinhos, dando a impressão que o gibi ganhou vida. Os uniformes mudaram um pouco, mas sem perder as características originais, atenção para o Dr. Manhattan (o homem azul) que ta idêntico. A trilha sonora está perfeita, tocando nos momentos estratégicos. As cenas de luta estão espetaculares, usando e abusando dos closes em slow-motion e dos cortes secos que deixam a cena ainda melhor, sem falar que o filme possui uma das melhores (e mais originais) apresentações de créditos que eu já vi.E aqui vai um breve resumo da história. Watchmen - O Filme mostra uma América alternativa em 1985, na qual super-heróis caracterizados fazem parte da estrutura diária da sociedade, entre eles: o enigmático Rorschach (Jackie Earle Haley), o herói em crise de meia-idade Coruja (Patrick Wilson), o amoral Comediante (Jeffrey Dean Morgan), a sexy Espectral (Malin Akerman), o metódico e fashion Ozymandias (Matthew Goode) e o único deles que realmente tem poderes, Dr. Manhattan (Billy Crudup). Quando um dos seus antigos colegas é assassinado, o vigilante mascarado Rorscharch, parte para descobrir o que seria um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente.
Tenho certeza que diante de tanta beleza visual, você nem sentirá as 2h36min do filme passar e ainda vai ficar com o gostinho de quero mais. Faço somente uma ressalva: o filme tem um final diferente dos quadrinhos, não que o outro final fosse ruim, mas essa “nova versão” deixa as coisas mais interessantes e muito mais inteligentes, com uma reviravolta surpreendente no fim do filme. Em resumo, Watchmen é um filme pra ser visto e revisto várias vezes, pois cada vez que você assiste você percebe um detalhe diferente ou algo que você não tinha visto antes. e o DVD ainda trás uma porçào de extras bacanas. No fim, cabe você responder a famosa pergunta: WHO WATCHES THE WATCMEN? Ou seja, “Quem vigia os vigilantes?”. A dica ta dada, agora é só ir conferir. Bom divertimento e até a próxima. Câmbio e desligo :)
Obs: Este post é um oferecimento especial à cinemeira Rebeca-Freg. Espero que seu pedido tenha sido atendido amiga. Grande abraço

9 comentários:

  1. Ótimo post, realmente Watchmen é um marco dos quadrinhos, marco esse que junto com Sandman, Peanuts, O Monstro do Pântano (escrito tb por Alan Moore, que na época nos brindou com Jhon Constantine, infinitamente superior nos quadrinhos que nas telonas infelizmente)e toda obra de Will Eisner elevaram os quadrinhos a categoria de arte. Parabéns pelo post, esse é um filme para ter em bluray sem dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito ligado a Watchmen, gosto mais do Spider Man, mas pelo sucesso que faz seria difícil não ir para as telas. Belo blog!!!!!!!!
    Até mais...

    ResponderExcluir
  3. tive oportunidade de assisitir o filme no cinema,
    nunca tinha ouvido falar pois nasci em 92, mais
    um dos filmes que mais gostei(os de super-herois)
    O que mais gostei é o do que o filme trata sobre a existência de Deus, e o toque de humor, também é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. POr coincidência estou com esse filme em casa, mas não estava animada pra assistir. Agora você me deixou curiosa. Obrigada pela dica!
    Beijos..

    http://viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro quadrinhos, mas quadrinho não é arte, nem literatura, É COMUNICAÇÃO ! no maximo podemos chama-lo de arte popular, de massa, ou quase literatura. logicamente há quadrinhos de alto nivel, como os franceses, alguns japoneses e alguns americanos.

    Nunca li watchmen, mas acho que vou gostar de ler e de ver o filme, parecem uns herois diferentes ! quase humanos e não bonecos sem sentimentos como sao os herois tradicionais !

    acho ate que hoje , essa ideia é bem atual, quando seu " herois " matam inocentes..lembra os soldados americanos no Iraque que mataram inocentes pelos helicopteros, metralhando-os ! ou seja, ese filme poderia servir como uma critica aqueles que sao vistos como herois, vigilantes, mas que na verdade cometem crimes... vou tentar ver esse filme sim
    parabens pelo blog, continue na batalha
    Ibere

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia os quadrinhos não.. na verdade minha infância foi regada a muito gibi, principalmente, da turma da mônica. rsrs
    Eu não sou super fã dos gibis de super-heróis, nem dos filmes q tratam deles, mas confesso que o que me convenceu a assistir foi a grande questão do filme " Quem vigia os vigilantes?"
    Juro que isso me despertou uma vontade incrível de ver o filme e ver a discussão que é feita a respeito do assunto. Aii, as vezes me sinto tão nerd.. Esquece! Então, como eu estava dizendo, eu vou assistir hein? E depois eu volto aki pra contar. valeu a dica cinemeiros!

    ResponderExcluir
  7. Eu também lia muito gibi, mas da turma da mônica também, nunca li quadrinhos de super-heróis, mas gosto muito de filmes assim! Gostei do blog!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.