domingo, 28 de março de 2010

James Cameron em Manaus!!

James Cameron esteve pela primeira vez no Brasil para participar do Fórum Internacional de Sustentabilidade, que reúne empresários e personalidades importantes para discutir temas relacionados ao meio ambiente. O evento aconteceu na minha cidade e no meu estado, ou seja, em Manaus no Amazonas (nos dia 26 e 27/03) e infelizmente, não conseguimos chegar nem perto do grande cineasta canadense diretor de grandes obras cinematográficas como O Exterminador do Futuro, Titanic e o do tão falado AVATAR. Foi uma pena, pois seria uma grande honra e um privilégio para nós, do cinemeirosnews, se tivéssemos conseguido pelo menos tirar uma foto ao lado de um dos maiores ícones do cinema de todos os tempos, que dias atrás estava em Los Angeles concorrendo ao Oscar de melhor diretor e melhor filme ao lado de outras inúmeras celebridades.
Juntamente com Cameron, estava Al Gore ex-vice-presidente dos states e ganhador do prêmio Nobel (2007) pelo esforço em prol do fim do aquecimento global (lembra do documentário ganhador do Oscar Uma verdade inconveniente? É do A Gora, quer dizer... Al Gore). Cameron e Gore foram os oradores especiais no evento. Al Gore foi o palestrante de sexta-feira (26/03) e afirmou, em sua palestra, entre outras coisas, que o principal entrave para a aprovação de uma lei ambiental em seu país são os interesses contrários às empresas que financiam as campanhas eleitorais." Toma!!. E pra não deixar nossos leitores na mão, segue abaixo algumas notícias que selecionei sobre o evento, tirados dos sites de jornalistas sortudos que puderam acompanhar de perto todos os momentos do fórum. Será que Avatar 2 vai ser filmado no Brasil? confere o resumo aí:

Governador Eduardo Braga presenteando James Cameron
James Camerou foi o ultimo palestrante do fórum e abordou o assunto “Como e porque sensibilizar a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia: a experiência pessoal de um cineasta”. Em sua palestra entre outras coisas ele disse que "o Brasil deve ser celebrado por causa de seu uso de biocombustíveis”. O cineasta reforçou acreditar que a humanidade está levando a humanidade ao seu limite. “O que acontece quando a capacidade de suportar deste planeta for excedida e também pediu que o governo brasileiro volte a refletir sobre a construção da usina de Belo Monte, no Pará. “Imploro que o presidente Lula reconsidere esta obra”
Perguntado sobre a possibilidade de filmar a continuação de “Avatar” na Amazônia, o diretor rejeitou a possibilidade de rodar uma continuação de “Avatar” na Amazônia brasileira, ou mesmo na Venezuela, disse ainda que não entraria com uma equipe de filmagem na floresta tropical porque não quer causar dano à mata. “Avatar”, explicou Cameron, diferentemente de “Verdade Inconveniente”, o filme de Al Gore, não pretende munir o expectador com informações sobre as mudanças climáticas e o meio ambiente, mas criar indignação. “Foi criado para trazer uma resposta emocional, visceral”, disse. “Acredito que está na hora de acordarmos e prestarmos atenção no que está acontecendo”.
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, convidou o diretor canadense a produzir um filme no estado, e Cameron não descartou. “Talvez um documentário”. (Agora gostei hehe...)
Governador do Amazonas Eduardo Braga e Al Gore
Já Al Gore em sua apresentação, defendeu o financiamento da manutenção de florestas, como a amazônica, e elogiou projetos iniciados no Brasil, como o “bolsa floresta”, no Amazonas, que paga a moradores locais para conservarem a mata. “Vender floresta pelo preço da madeira seria como vender chipes de computador pelo valor do silício”, apontou. Gore ressaltou que a Amazônia é um dos fatores que deram ao Brasil uma “voz poderosa” nas negociações climáticas internacionais, como na COP 15, em Copenhague. Questionado sobre o que acha de Cameron filmar “Avatar 2” na Amazônia, Gore brincou: “Por favor! onde quer que filme, sou a favor (de uma continuação). Nunca gostei tanto de um filme.”
Também estava presente no fórum para debater o futuro do planeta Jean-Michel Cousteau (filho do pesquisador Jacques Cousteau) que afirmou durante debate no Fórum de Sustentabilidade, que "tudo está conectado no planeta e tudo tem alguma relação com a ciência; e que a ciência tem relação com a Amazônia". Ele pediu desculpas por não falar o “lindo idioma brasileiro” e espera poder voltar à capital da Amazônia – Manaus – muitas vezes. Cousteau e demais palestrantes receberam uma muda de camu-camu, vegetação típica da Amazônica com 100% mais vitamina C que a laranja.

Bom, fora esses nomes mais conhecidos, o fórum ainda reuniu cerca de 300 representantes de empresas brasileiras e das várias esferas governamentais.Sem falar da imprensa nacional, internacional e é claro a regional. Acho que uma oportunidade de ver de novo James Cameron e todos essas celebridades vai demorar muito pra acontecer novamente, ainda mais aqui em Manaus. Eu até tentei vê-lo no aeroporto só que minhas “fontes” me forneceram o horário errado e eu fui lá só pra lesar putz!! Quem sabe ele não apareça em Novembro no festival de Cinema aqui do Amazonas? apesar de achar difícil, ainda tenho esperança.
James Cameron, o mais requisitado para entrevistas
Por hoje é só pessoal e fique ligado pois o cinemeiros pode até não ter conhecido o diretor de Avatar mas o “homem-aranha” a gente conheceu e o nome dele não é Peter Parker hehe... Se não entendeu, então fique ligado em nossos posts futuros ok. Grande abraço e até a próxima. Cambio e desligo :)

11 comentários:

  1. muito bom seu blog,adorei a maneira como vc escreve,parabens sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Esses encontros são necessários. Bela mobilização. Que vai desde quem deu a primeira idéia até alguém que fez o post sob o tema.
    Parabéns!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Acho super digno essa historia de avatar ser filmado no Brasil, entretanto acho bem dificil ! Otimo Post Erico ! Parabens e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  4. eu espero q fiquem só nos studios mesmo!!
    Rafaella

    ResponderExcluir
  5. Já essa noticia em varios blogs.; e tomara msmo q seja gravado aq;;
    parabens pelo blog;

    ResponderExcluir
  6. Vem nada...
    espero que fique só no estudio...

    homem aranha é?! =)
    to esperando....

    bjux

    ResponderExcluir
  7. Vc nem acredita que um amigo meu estava a trabalho aii em Manuaus e deu de cara com o dito cujo ( Cameron)!!!! falou cmg empolgadissimo no msn e colocou a ft com o cara todo exibidono orkut! ele adorou e garantiu q o cara é gente boa.. hahahahha
    Muito sortudo ele está aii justamente na época desse forum.
    E sobre a questão ambiental eu acho sempre excelente o debate.. enqto podemos fazer alguma coisa a respeito..

    ResponderExcluir
  8. Acho deveras importante esses encontros, mas confesso que estou decepcionada apesar de contente com a visita de AlGore e do carinha lá, o tal de Cameron. Esse povo que elogia o bolsa-floresta, o bolsa-isso e bolsa-aquilo nem sonha que todos os anos os 'guardiões e guardiães da floresta' enfretam uma enchente do caramba e que NINGUÉM toma providências pra longo prazo, nem o nosso premiadíssimo governador que só sabe declarar estado de emergência. Pessoas assim ainda levam a fama de quem fez tudo pelas pessoas, só resta saber pra QUAIS pessoas. Abaixo a hipocrisia! =P

    ResponderExcluir
  9. É muito bom ver gente influente preocupado com questões ambientais no mundo e no Brasil, mas acho que ainda sim é muito barulho, para poucas medidas tomadas de fato.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. É importante que pessoas como ele participem de eventos deste tipo pois ajudam a despertar o interesse do público para as questões do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  11. poxa professor vc tem dois otimoooooos blogs e sr. tem uma fama queria ser assim famosooo!!!!!!!
    De sua aluna:Maria Luíza do 6*anoD.

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.