quarta-feira, 3 de março de 2010

2012: A polêmica do Cristo Redentor!!

Preste atenção na foto acima. Ela pertence ao cartaz do filme 2012 que foi lançado mundialmente em novembro do ano passado e que fez muito sucesso graças à sua história sobre um “suposto fim do mundo” que aliado também aos efeitos especiais de ultima geração, deixam até as cenas mais absurdas beirando o realismo.
Assim como esse cartaz, vários outros foram utilizados, mostrando outros pontos turísticos do mundo, para fazer a divulgação do filme e mostrar como a catástrofe do armagedom se daria em diferentes partes do planeta, incluindo o Brasil, sendo representado pela destruição da estátua do Cristo Redentor em uma cena que dura menos que 30s e com alguém tentando falar um português cheio de sotaque gringo. Foi tão rápido, mais tão rápido que se você piscasse ou olhasse pro lado perdia a cena.
E é exatamente essa cena, juntamente com o cartaz do marketing mostrando o Cristo Redentor sendo arrebentado pelo tsunami que tem causado a maior polêmica da atualidade e que com certeza você já deve ter lido algo sobre isso em outro lugar ou visto alguma coisa na TV sobre o assunto. Se não viu vai ver e ler agora no cinemeirosnews hehe...

Um dos cartazes oficiais do filme
Tudo acontece porque a Arquidiocese do Rio de Janeiro cobra da Columbia Pictures o pagamento de uma indenização por uso indevido de imagens do Cristo Redentor no filme "2012", que é destruído no longa de Roland Emmerich. A arquidiocese não cobra pelo uso das imagens do Cristo, mas tem poder de veto sobre elas. "O Cristo é um símbolo religioso e deve ser preservado", disse a advogada. Antes de gravar o filme, a Columbia consultou o grupo e o uso foi negado.
A informação é da reportagem assinada pela colunista Andréa Michael e pela repórter Fernanda Ezabella, publicada na Folha na quarta-feira passada dia 24. De acordo com a reportagem, as negociações começaram em dezembro, um mês após o lançamento do filme no Brasil, e preveem também uma retratação pública por escrito da Columbia, disse Claudine Dutra, coordenadora do Departamento Jurídico da arquidiocese. Agora é o seguinte: eu vi a esse filme e apesar de ser católico não consegui ver nenhuma maldade na cena, pois como falei acima, ela passa tão rápido que se não aparecesse também não faria nenhuma diferença. A única coisa que a meu ver está errado é o uso indevido da imagem uma vez que não foi autorizado pelo órgão responsável que no caso é a arquidiocese do Rio. Rodrigo Saturnino Braga, diretor-geral da Columbia, confirmou o recebimento de uma notificação e disse que advogados do estúdio em Los Angeles estão cuidando do caso. E você, o que acha desse assunto? Participe conosco e expresse sua opinião em nossos comentários e aproveite pra votar também na enquete aí ao lado que é rápido e fácil. Grande abraço a todos e até a próxima. Câmbio e desligo :)

15 comentários:

  1. Que coisa mais ridiculaaaa !!!!!!!!
    Pra mim é uma tentativa clara de tirar vantagem ! autorização sobre o Cristo Redentor? pelo amor Dele próprio! nada a ver. Eu acho q eu se alguém deveria ser consultado seria o dono da estatueta : que imagino que depois do povo ( que não poderia ser totalmente consultado) seria o governo do RJ. Que q a arquidiocese tem a ver com isso?! O Cristo foi escolhido pq é simbolo do país, pq é uma das eleitas recentemente maravilhas do mundo e não como meio de afrontar a Igreja ou sua religião. A Igreja na minha opinião envergonha os fiés ao fazer tal solicitação q pra mim é uma clara tentativa de golpe.
    Não gostei de saber disso não.. aff.. me lembra os tempos da idade média que eles ludibriava os fieis a acreditar que tinha autoridade sobre a venda da imagem de Cristo.
    E acho que a defesa em cima de ser ele um simbolo religioso não sei se está bem fundamentada.. E quem disse q é direito da arquidiocese "negociar" a participação ilustre de Cristo nos longas de Hollywood

    Isso sim é o fim do mundo!
    Imagine só se todos os "donos" dos simbolos usados para representar os países resolvessem processar a Columbia? Seria uma loucuraaa

    ABAIXO A AGENCIAÇÃO DE CRISTO PELA IGREJA, JÁ CHEGA DE GANHAR DINHEIRO AS CUSTAS DELE..

    ResponderExcluir
  2. Acho que existem pessoas que deixam se levar pelo simples fato do que é real. Na verdade acredito que as pessoas precisam aprender a amar mais uns aos outros, sabendo respeirar o limite do outro assim com querem que respeitem seu limite! mas não é assim que a vida funciona hoje em dia.Mais quem sou eu pra julgar?Tó aqui com um simples propósito de amar o proximo como a mim mesmo, aprendendo a me respeitar-me nas minhas escolhas, com filósofias de vida das quais permita-me encherga como o coração e não com esses olhos mundanos que me tornam pecador, to tentado viver a quaresma pra poder em fim celebrr Cristo ressucitado, e poder louva-lo.Hoje nao me abalo por coisas superfilas, pois sei que estou convicto de que sou eu quem faz uma representação perfeita do que é justiça e o que não é.Na minha opnião as pessoas não devem brincar com as crenças dos outros, porque dessa forma o sarcasmo fica quase imperdoavél.Apesar de concorda plenamente com algumas afirmações de minha companheira(lógico que existe o mal entendido e a nessecidade de poder, mas como ja disse quem sou eu pra julgar?).

    ResponderExcluir
  3. sou católica, mas tem certos atos q eu não concordo!Recentemente estive no Rio de Janeiro e visitei o monumento do Cristo e a minha grande revolta é q o monumento é uma fábrica de dinheiro por segundo. Vc paga pra subir o corcovado, se for de trem R$ 36 reais, se for de carro, R$45 reais de pedágio pra passar pela estrada.Quando chega lá, as pessoas tiram foto e tal e resolvem visitar a igreja q fica abaixo do Cristo, logo na entrada tem um cofre no qual vc coloca uma moeda de valor consideravel(*Tipo nada de 5 ou 10 cent)e uma vela se acende e vc entra na igreja.Acredito q o monumento arrecarda uns 100mil por dia..é um absurdo!
    E eles falam q é pra manuntenção e agora querem cobrar por uma imagem q vai ao ar por pouco tempo? Só por que a imagem foi destruída?
    eu acho isso um abuso! Espero sinceramente q a arquidiocese perca a questão!
    *Não gostei muito do filme não...

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, a Igreja Católica muitas vezes perde a oportunidade de ficar calada!
    Cobrando direitos de imagem de um cara que, segundo a própria Igreja, pregava o desapego aos bens materiais. Vá entender...
    ____

    ResponderExcluir
  5. Acho que a Igreja e todo mundo está polemizando uma coisa sem fundamento. Primeiro: concordo com a Tatiana acima de que a imagem é pública.Segundo, acho que se a Columbia tivesse que ser processada seria por propaganda enganosa, pois um cartaz desse leva a pensar que o Brasil teria uma ceninha melhor, mas não, foi ridícula. Quanto à igreja, acho que é perda de tempo. =p

    ResponderExcluir
  6. Oi, primo! Interessante a postagem em seu blog sobre o filme 2012!!! Eu nao sabia da polemica gerada pelo uso indevido da imagem do Cristo Redentor. Assim q puder assistirei ao filme! Abracos.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  7. Oooo povo que num tem nada pra faze e fica causando polemica sobre o filme!

    que que tem usar a imagem... use avontade! é só uma estatua boba mesmo!!!

    ResponderExcluir
  8. nossa q besteira isso.....como foi dito, eh tao rapido, quase imperceptivel! nao sei pq tanto alarde sobre isso!

    ResponderExcluir
  9. Eh.. concordo plenemente com a Tatiana...
    Mas esse é o Brasil... sempre querendo levar vantagem em tudooooo...
    Tristeza...
    =(


    Bjuxxxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  10. É parece que a igreja católica anda meio puta com essa história do filme 2012, onde já se viu derrubar o Cristo Redentor. Isso é coisa para os traficantes, eles sim é que têm esse poder.

    Se der visita: http://www.bloggdoleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Meu ponto de vista quanto a utilização da imagem da estátua do Cristo Redentor na sinopse do filme 2012, tem objetivo claro de trazer à mensagem do filme polêmica a que o próprio enredo se propõe. Entretanto, dentro de uma visão legalista a estátua do Cristo Redentor é de domínio publico. Não geraria efeito legal sua exploração, mesmo sendo de forma tão abrupta e secular.Mas, a mensagem eclesiasticamente fere os pricípios religiosos defendidos pela comunidade católica, redendo por conta disso a reação dos fiéis. Obviamente que a provocação pretendida pelos diretores de markting do filme foi seguramente alcançada pela exteriorização da reação.

    ResponderExcluir
  12. Acho essa postura da Arquidiocese do Rio totalmente absurda e gananciosa, visando puro e simplesmente o (LUCRO ...$$$$$$$$$), uma vez q a campanha da Fraternidade deste ano é: "Não podemos servir a Deus e ao dinheiro".Parece então q eles mesmos vão contra oque pregam, não é mesmmo???? Que vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  13. MAS NÃO FORAM ELES MESMOS Q LANÇARAM ESTE ANO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE COM O TEMA: "NÃO PODEMOS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO!" E quando apareceram filmes mostrando a pobreza do Brasil, alguns "desses", se pronunciaram para fazer algo??? Q vergonha de ser CATÓLICO!!!!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com os dois últimos comentários acima, uma vez q a própria igreja católica lançou a Campanha da Frat/ com o tema "Você ñ pode servir a Deus e ao dinheiro", esses padres, arcebisbos ou sei lá como devem ser denominados, deveriam ser o exemplo para a Sociedade e se alguém tivesse q se incomodar com o uso indivídio da imagem do Cristo Redentor, teríamos q ser nós BRASILEIROS, uma vez q ele é o cartão postal do Brasil e não da Igreja Católica!!!!! Realmente, com essa.....dá mesmo vergonha de ser CATÓLICO!!! Com tanta cvoisa no nosso país p/ eles se preocuparem como saúde, educação, fome em nosso país, eles esdtão preocupados é com $$$$$$$$$$$$$!!!! Q absurdo,essa indignação do Povo Brasileiro precisa chegar ao Vaticano, para q nossa Santidade mande esses Arcebisbos trabalharem, irem ao meio do povo, visitarem os doentes, os mais necessitados, os mais pobres, assim como Jesus fazia. Assim eles não ficam pensando em bobagems e visando somente o dinheiro $$$$$$$$$!!!!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.