sexta-feira, 5 de novembro de 2010

AFF: Oficinas Querô!

Olá pessoal, estamos de volta e como vocês já devem saber, a partir de hoje o Amazonas respira cinema e vai ser assim nos próximos dias até o dia 11 de novembro quando encerrará o sétimo Amazonas Film Festival (AFF). Eu, como um grande apreciador da sétima arte, fico super feliz toda vez que chega essa época do ano em que posso ver astros e estrelas bem de perto e aproveitar para assistir ótimos filmes (curtas, longas, animação etc...) e também aprender um pouco mais sobre cinema. E por falar em aprender, é aí que entram as Oficinas Querô.
Pra quem não sabe, Oficinas Querô é uma organização brasileira não-governamental que utiliza o Cinema como ferramenta para estimular novos talentos e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social e econômico. O projeto social Oficinas Querô recebe garotos e garotas com idade entre 15 e 24 anos, moradores de regiões consideradas de alto risco social. Missão: Através do audiovisual, transmitir valores éticos, despertar talentos, ampliar horizontes profissionais, incentivar o empreendedorismo e criar uma rede de proteção para jovens em situação de risco social. Sim, mais isso tem a ver com o Festival? Muito simples, As Oficinas Querô fazem parte também da programação do Festival e muito antes mesmo da “abertura oficial” do evento, já estávamos reunidos para fazer nossa Oficina de Experimentação Audiovisual QUERÔ.
Tammy Weiss, Eu, Thalita sampio e Nilton da Silva
Quando disse nós, estava me referindo a todos os instrutores de cinema do Projeto Jovem Cidadão (PJC) que terão o ilustre privilégio de desfrutar dessa oficina, na presença dos nossos “professores” Tammy Weiss, Thalita Sampaio e Nilton da Silva, pessoas simpatissíssimas que vieram de Santos (SP) para ministrar essa oficina de trocas de experiências sobre o universo do audiovisual, que envolve não só o cinema como também todo o processo para se fazer cinema e seus derivados. A Oficina Querô se estenderá até o dia 07 em dois turnos, manha e tarde, para que todos os instrutores possam aproveitar a oportunidade que o festival nos traz de conhecer pessoas de outros locais que trabalham no ramo e com isso saber um pouco de suas dificuldades e de seus exitos.
Comigo na foto estão: Thiago Moraes (Cineasta e produtor), as intrutoras
Thalita e Tammy, Saleyna Borges (cineasta) e o instrutor do PJC Márcio
Claro que todos saíram de lá muito satisfeitos, tão satisfeitos que perdemos até o horário do intervalo do lanche, mas isso foi um detalhe que rapidamente foi resolvido. Quem quiser obter mais informações sobre as OFICINAS QUERÔ cuja sede está localizada no Porto de Santos, na Baixada Santista – que também inclui as cidades de Cubatão, São Vicente e Praia Grande é só entrar no site: http://www.oficinasquero.org/
NOTA: Participei também hoje da cerimônia de abertura do AFF, só que essa aventura eu vou deixar pra contar pra vocês outro dia, pois, já passam das onze e amanha tenho prova do ENEM. Então, vamos deixar para amanha essa parte ok!Câmbio e desligo, mas só por enquanto hehehe...

5 comentários:

  1. Olá!

    Desconhecia o projeto, vou dar uma olhada no site para saber mais detalhes. Acho super bacana qualquer tipo de projeto que visa inclusão de pessoas, independente da idade, através da arte.
    Boa festival aí!

    Beijos

    ***
    http://levantacreuza.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. vou dar uma olhada nesse projeto tbm...

    me segue, q to te seguindo, blz?: http://www.blog-do-ferreirinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. é impressionante como existem várias organizações como essa que fazem trabalho de qualidade ímpar e são desconhecidas da maioria da população. é preciso disseminar tais práticas. se é em prol do cinema, sem dúvida deve ser um sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bacana esse projeto que investe em novos talentos e até ajuda a estimular os jovens a ter uma vida melhor. Olha só, tem gente de Santos dando oficina? Que legal... =)
    Um forte abraço, meu cari amigo.
    Te espero lá no blog, tem post novo!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. que bom que seu blog divulga esse tipo de projeto, bem bacana hein!

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.