segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

“DEPRÊ DE POBRÊ”

Não podia existir data melhor para o lançamento do novo filme do cineasta amazonense JUNIOR RODRIGUES do que o dia do seu aniversário. E foi exatamente isso o que aconteceu hoje, na sala 7 no complexo dos cinemas Cinemark Manaus – com entrada gratuita, a exibição do seu mais novo trabalho intitulado “Deprê de Pobrê” que foi exibido juntamente com outros curtas, resultado: boas risadas e divertimento garantido ao publico presente. Junior Rodrigues (juntamente com sua equipe) está de parabéns...duplo hoje!! e é claro que o cinemeiros foi lá pra conferir (no caso só eu pois o cinemeiro Alexandre estava na labuta) e trazer para vocês todas as novidades e curiosidades sobre mais essa produção Amazonense.
Junior Rodrigues e Eu

Durante oito dias, a comunidade do Igarapé do Educandos (em Manaus/Am) recebeu a equipe do curta-metragem “Deprê de pobrê”, e não só acompanhou as filmagens, como também participou do processo de produção. “Todos os moradores foram hospitaleiros com a equipe. Cederam suas casas para as gravações e também participaram como figurantes em algumas cenas”, lembra Rodrigues. De acordo com o cineasta, um dos motivos para filmar no local foi o registro histórico que será realizado, já que neste ano o igarapé será revitalizado pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
Atores e equipe técnica
O curta dirigido por Rodrigues conta com a participação de 18 atores e as gravações ocorreram entre os dias 9 a 16 de janeiro. E foi algo estritamente profissional, pois antes de irem para o set de filmagens, toda a equipe participou de uma oficina de capacitação. “Tivemos dez dias de oficina e uma semana de pré-produção antes de começar a gravar. Todos já sabiam suas funções e o que tinham de fazer” afirma Junior Rodrigues.
Além de “Deprê de pobre”, outros curtas metragens foram exibidos como parte da Mostra Intinerante do Cinema 100% Amazonense. Entre eles estão: “Promessas” documentário de Zeudi Souza, “Abóbora” curta de Cristiane Garcia, “Se...” e “Pobredor” de Junior Rodrigues (esse ultimo foi anunciado mas por algum motivo não foi exibido), e também "Buenos Dias" e "O Erro".
Davi Brandt e Mayara Dayse
Então vamos à sinopse: A produção trata com muito bom humor a realidade de dois jovens: Aristóteles Pitágoras, “Farinha” pros íntimos (vivido pelo ator Davi Brandt) e Mara Morena (a jovem Mayara Dayse) que são os protagonistas, e moradores do igarapé da Panair. Apesar de viverem lá, os dois se imaginam em outra realidade – a classe alta de Manaus, os dois desejam ser ricos e um dia sonham sair de lá. E é nessa situação que ambos se conhecem no parque Jefferson Péres, achando que são ricos, quando na verdade são dois pobretões.
Eu e os protagonistas
Então, um belo dia Farinha ganha dois ingressos para ir ao cinema assistir à estréia do filme “Deprê de pobrê” nos cines Cinemark e gasta os últimos créditos do seu celular para convidar Mara. Assim que recebe a ligação do “gatinho” por quem está apaixonada, a jovem vai à casa de Melissa, uma amiga grã-fina, para emprestar dela, um vestido. E Farinha conta com a ajuda do seu amigo Chibé e seu irmão "Pirão" pra lhe ajudar. No trajeto para o grande encontro, a dura realidade de dois pobres vai tomando o caminho para a felicidade...ou não. E como essa história termina? só vendo o filme! “É uma história bem humorada sobre a realidade de algumas pessoas que moram em lugares pobres e pensam em viver uma realidade diferente da delas” comenta Rodrigues. O publico presente era composto em sua grande maioria por jovens, parentes ou amigos dos atores e contava com a presença ilustre também de outros cineastas locais que foram prestigiar, tais como: Sérgio Andrade (Um rio entre nós), Anderson Mendes (Picolé do Aranha) e Saleyna Borges (Dom Infante). Após a exibição muitos dos presentes ainda ficaram pra tentar tirar fotos com os atores e com o diretor do filme, principalmente em frente da réplica de um dos cenários (a frente de uma casa) que foi montada bem na entrada dos cinemas.
Olha a fila pra entrar!!!
Depois dessa estréia no Cinemark, a equipe volta a comunidade no dia 6 de fevereiro para exibir os 16 minutos. Lembrando que, “Deprê de pobre” foi um dos projetos vencedores do incentivo PROARTE da modalidade de Cinema e Vídeo - Ficção Curta-Metragem, realizado no ano passado. O PROARTE é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. Outra coisa interessante que vale a pena ser mencionada é que, “Deprê de pobrê" e os outros curtas ainda vão passar pelas escolas, universidades, comunidades rurais, ribeirinhas e nos municípios de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Parintins e Manacapuru. E em todas as exibições vão ser arrecadados alimentos não perecíveis para serem enviados para as vítimas dos terremotos do Haiti.
Lá dentro era só sorrisos!!
E aqui ficam meus agradecimentos em nome do blog cinemeirosnews a todos os membros da equipe, aos atores e principalmente ao diretor Junior Rodrigues, que apesar do corre-corre do evento, ainda cedeu um pouco de atenção pra prestar informações e tirar algumas fotos. Sucesso a todos e lembrem-se, a propaganda é a alma do negócio! então, cabe a cada um de nós fazermos a divulgação dos nossos “valores da terra” para que todos os conheçam os artistas que nós temos. Eu estou fazendo a minha parte aqui pelo blog e você?
Eu com o elenco! incluindo "Melissa" e "Pirão"
Grande abraço a todos e se você gostou, seja um seguidor! ou faça parte da nossa comunidade no Orkut que você pode acessar indo na coluna aí ao lado. Passem lá e participem ok. Por hoje é só pessoal. Câmbio e desligo :)

14 comentários:

  1. Ae Érico!! parabéns ai pelo cinemeiros! to vendo aqui que o blog tem muita informação bacana!
    qualquer coisa to na área
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar do “Deprê de pobre”, mas depois de toda essa propaganda deu uma vontade enorme de conferir o curta.

    ResponderExcluir
  3. quero participar de um filme tmbm... como faz? UAHSUASH. . eu quero assitir ...

    ResponderExcluir
  4. Parabens amigo otimas dicas sempre !!
    Parece ser muito legal esse curta..
    e com toda certeza a propaganda é sim a alma do negocio ! Parabens e sucesso sempre !

    ResponderExcluir
  5. seguindo seu blog!
    Boa semana e sucesso com o Blog!
    http://yaseryusuf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai que maaassa....
    Amigo.. vc não para!!! :D
    Vai trazendo mais coisa boa pra gente ler!!!
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  7. Você sempre atualizado no mundo do cinema. Vc é um verdadeiro cinemeiro! hehe
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Deve ser um bom curta! Gostei do tema pelo menos ... Adorei o blog! Pra quem gosta de cinema é um "prato cheio".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Que excelente iniciativa do Estado de dar chance aos talentos nativos! Será que passa por aqui? O grande problema ainda é a ampliação dos resultados, a exibição a todos no Brasil para que possam se orgulhar do talento do nosso povo.. tem q arrumar um jeito de divulgar na net hein? Pra todo mundo ter a chance de ver como é, ou se reconhecer, numa verdadeira "deprê de pobre" !
    ADOREI , sucesso ao elenco e produção!

    bjinhos cinematográficos cinemeiros =*

    ResponderExcluir
  10. Érico, meus parabéns pela postagem. Você escreveu sobre o evento, sobre o elenco, sobre o próprio filme, ficou completinho. Juntamente com as fotos, deu para se ter uma idéia do que foi o evento e como foi,tudo do seu jeito. E vi que o diretor do premiado Picolé do Aranha, Anderson Mendes, já deu uma passada por aqui... é isso aí, vamos ver se outros diretores dão o ar da graça tb ;).
    Caríssimo, acho que vc deu um impotante passo, o de divulgar coisas daqui mesmo da cidade. Vc deu informações novas sobre o evento, foi referência no assunto.
    Parabéns. Ny...

    ResponderExcluir
  11. Deve ser legal,
    Sempre bom conferir coisas assim!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o filme! Engraçado e tipicamente amazonense. Parabéns pelo post :*

    ResponderExcluir
  13. PROFESSOR O SENHOR FICO SUPERMEGAENGRAÇADO DE CHAPÉU!E TAMBÉM FICOU ESQUISITO(SEM QUERER OFENDER).
    PAULA

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.