quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como é filmada uma cena?

Dias atrás, fizemos uma postagem especial dividida em duas partes para “comemorar" o nosso post de número 100. Nessas postagens explicamos um pouco como funciona o processo de pré e pós-produção de um filme, mas ficou faltando algo né? o filme em si! Então, aqui estamos nós para tentar explicar o trabalho que dá para se fazer uma cena de um filme e como o filme possui, dependendo do filme, de dezenas a centenas de cenas, já dá pra imaginar que trabalhar com cinema não é pra qualquer um não, pois é uma verdadeira arte. Acompanhe o processo abaixo:· O trabalho no set começa antes de o galo cantar. Enquanto os atores se preparam, a equipe técnica checa os equipamentos e cenários. A ralação chega a durar 12 horas, já que os cachês e a grana paga pelos equipamentos e locações é cobrada por dia - e não é mixaria!
· O diretor é o mandachuva do set, coordenando o trabalho dos atores e o posicionamento das câmeras a cada plano. Para não gastar filme à toa (a película é caríssima), as cenas são gravadas apenas após muito ensaio. Só então a coisa rola para valer.
· A iluminação é que dá o climão da cena. Luzes mais fortes geram sombras marcantes, dando um ar mais dramático - como nos filmes de terror, quando são posicionadas de baixo para cima. Já as mais suaves dão um clima leve, sendo usadas em comédias.
· A maquiagem é vital, pois conta uma história através do rosto. Um hematoma, por exemplo, mostra que o cara apanhou, sem ter que gravar a cena. O ator também pode engordar, entre outras transformações, com o uso de massas e látex
· O som é gravado à parte da imagem pelo boom, o microfonão principal. Após captar a voz dos atores, os microfonistas gravam outros sons da cena, como passos ou sirenes. Até o "som" do silêncio ambiente é gravado, para ser mixado mais tarde.
· O figurino também é vital para compor a cena, como ao indicar a época. Mas ele não é feito só de roupas. Em O Corcunda de Notre Dame, de 1923, o ator que fez Quasímodo usou o tempo todo uma corcundona de gesso de 9 kg sob a roupa!
· Como as câmeras são muito pesadas - quase 50 quilos! -, alguns equipamentos dão uma forcinha para o operador movê-las com precisão. É o caso dos trilhos, gruas e do steadicam, um suporte que ajuda a carregar a câmera no braço
· Cenas fantásticas, como de heróis voando, rolam com o truque do chroma-key: um painel azul ou verde no fundo da cena. Após a gravação diante do painel, um software elimina o azul ou o verde na edição, "recortando" a imagem do ator, que,então, pode ser fundida a qualquer cenário.
· No caso de cenas perigosas ou que exigem habilidades especiais, como uma luta de espadas, os dublês entram em ação. Eles ensaiam exaustivamente, pois, além do perigo que correm, lidam com elementos caros da produção, como carrões de luxo
· Os figurantes povoam os espaços onde os protagonistas atuam. Quando é preciso muita gente - como nas batalhas de O Senhor dos Anéis -, as imagens da galera são replicadas no computador, criando aquele "mar de gente".
Equipe técnica

Cada profissional cuida de uma função específica num set de filmagens

Diretor: Coordena toda a equipe, além de dizer aos atores como devem atuar e decidir como cada cena será filmada.
Produtor-executivo: Ele é o administrador do dindin. Como tem todos os custos na ponta do lápis, direciona melhor a produção durante as filmagens.
Diretor de produção: É o braço direito e porta-voz do diretor. É ele que entra em contato direto, por exemplo, com os atores e a equipe técnica.
Diretor de fotografia: Cuida da iluminação de cada cena. Também escolhe quais câmeras e lentes serão usadas.
Diretor de arte: É o responsável por dar a "cara" do filme - se será mais moderno, rústico, futurístico. Define também como serão os cenários e o figurino.
Técnico de som: Escolhe os microfones que serão usados, identifica problemas de som nas cenas e coordena o trabalho dos microfonistas.
• Em 1931, o ator que fez Frankenstein cansou das seis horas diárias gastas no camarim e decidiu ir para casa com a maquiagem, ficando com ela até o final das filmagens!
• Os painéis são em tons de azul ou verde que não há no corpo. Se o fundo fosse branco, partes brancas do corpo do ator, como os dentes, seriam preenchidas pelo cenário.
• A claquete traz dados técnicos, como o número da cena, sendo filmada no início de cada take. Com isso, na montagem, fica fácil unir a imagem e o som.
• No filme A Arca de Noé, de 1928, três dublês morreram afogados e um perdeu uma perna durante as cenas do dilúvio!
• Sabe por que não entra a palavra "som" na famosa expressão "luz, câmera e ação"? É que ela surgiu na era do cinema mudo, quando não se captava o som das cenas.
• Em Hollywood, as filmagens contam com a ajuda do wrangler, profissional contratado só para cuidar de seres não-falantes do set, como bebês, animais ou bonecos usados em cena.
• Sabe o que os figurantes falam nas cenas? Nada de futebol ou novela - eles fofocam é sobre o "rhubarb". Repetida em voz baixa, essa palavrinha sem sentido dá o burburinho de fundo.
Fonte: revista ME setembro de 2009
Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado e se quiserem podem deixar sua sugestão de postagem que faremos o possivel pra atender o seu pedido ok. grande abraço e até a próxima. Câmbio e desligo :)

12 comentários:

  1. Excelente seu post muita gente gosta de cinema, mas, não tem a mínima ideia de como se faz uma filmagem, eu mesmo não sabia como.

    ResponderExcluir
  2. Menino, hoje vocë estava inspirado a fazer uma Sra postagem, né?
    O Ator que fez o Corcunda de Notre Dame deve ter ficado corcunda de mesmo, nunguém merece nove quilos de gesso!
    A família do ator do Frankstein quis devolver o ator e pegar o personagem de volta - deu na rádio pião!! :)
    Oh, filminho mórbido, esse Arca deNoé, heim!!
    Vlw e continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Eu juro q tava prestando atenção direitinho em como faz um filme até que vc colocou aquela curiosidade do filme A arca de noé (1928)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Menino, que diluvio mais fdp ( desculpe esse palavreado em blog de familia) hahhaha
    Gente mais acontece é coisa bizarra durante as filmagens viu? Isso q é incorporar o personagem.. morre de verdade e tudo! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Ah gente eu sei q rir disso é meio macabro mais é muito cômico! hahahaha

    Ps: Desculpe a abandonada... é q eu ando em tempos dificeis por agora.. já já eu volto a ativa

    bjins cinematograficos

    ResponderExcluir
  4. Aeee, cara... parabéns :D bem explicadinho, eu já tive cadeira de cinema, curtas e documentário, na faculdade, super foda :D curti bagarai ;)

    ResponderExcluir
  5. excelente post, eu adoro cinema, fiquei mt feliz em ler essas curiosidades q eu nem imaginava......parabens pelo blog!

    http://alexandreterra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. muito bom o post, não imaginava tudo isso!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Erico, por visitar o Inforblog. Concordo com você e ninguém sabe onde a tecnologia vai parar. Penso que, desde que sejam avanços para o nosso bem, seremos gratos. Belo blog e excelente trabalho. Gostei muito da sua linguagem.
    Um forte abraço e esteja á vontade para nos visitar sempre quiser ficar atualizado sobre as novidades muitas vezes imprevisíveis da tecnologia, mas estamos aí para chegar primeiro e mostrar para você.
    www.blogginfor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. E todo mundo ainda diz que é fácil ser artista... rsrs. E que estrutura!

    Patrycia
    http://acendedordelampadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ual...
    mto bom o post...
    adorodo cinema...
    qdo alugo filme p assisstir vou diredo nos extras p ver as coisas por traz das cameras amooo...
    parabens pelo blod!!!

    visita eu lah
    http://asminhastrilhassonoras.blogspot.com/


    bj
    fuiiiii

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo comentário. Mesmo que tenha sido uma critica.

    www.moderniidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Frankstein porquinho!!!

    ei.. qndo inaugurou o playarte!?!? fiquei por fora!!!
    bjuxxxx

    ResponderExcluir

Olá gente fina! Deixe o seu comentário!
Mas, primeiro, LEIA A POSTAGEM!.
Fique à vontade!!! Se você leu, comente. Não custa nada.