Uma das coisas que mais gosto de falar aqui no cinemeironews é sobre o cinema Amazonense, por isso, sempre que possível estou trazendo alguma novidade ou divulgando algum projeto da minha cidade (Manaus) ou do meu Estado de maneira geral. E é lógico que eu não poderia deixar de falar sobre a mais nova produção realizada chamada CIA SAI: Manôa.
O Projeto “CIA SAI” (COMANDO DE INTELIGÊNCIA DE AGENTES E SERVIÇO DA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA) é uma comédia inspirada na série americana “C.S.I” e Manôa é um bairro da cidade de Manaus, onde ocorre os supostos “crimes”. Todo o projeto foi idealizado por um grupo de instrutores de cinema e produtores de curtas metragens amazonenses. O que me deixa muito orgulhoso e feliz é saber que alguns dos integrantes da série são meus amigos e conhecidos e apesar do trabalho, tudo aconteceu com um clima de muita descontração.
A 1º temporada teve 10 capítulos, tendo a duração de 6 minutos cada. Os equipamentos foram cedidos pelo Núcleo Digital e tem o apoio da Casa do Cinema. Também foram firmadas outras parcerias com a Focufilmes, Profilmes da Amazônia e a Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas - Amacine. A 1º temporada tem a estréia marcada para o dia 30 de abril de 2011 no programa Zappeando da TV Amazonas, às 10 horas do sábado, as 18 horas no bairro Manôa e no dia 2 de maio as 19 horas no Cinemark.
Depois da estréia a minissérie será exibidas em escolas da cidade. O próximo passo será a exibição no youtube. Como primeiro passo do projeto foi realizado uma oficina de preparação de ator ministrada por Jean Nogueira no bairro do Manôa, com carga horária de 10 horas de duração. Várias pessoas do bairro marcaram presença e ao final da oficina foi feito teste de atores para a definição do elenco principal e coadjuvantes da minissérie.
O Projeto criou uma integração com outros profissionais do audiovisual da cidade e foi um trabalho de equipe. Também tem como principal objetivo desenvolver um trabalho sócio-cultural com os jovens das comunidades dos bairros da cidade, integrando vários profissionais de cinema, música, dança, teatro, como demais segmentos artísticos fortalecendo e criando uma opção de estudo e lazer da produção cinematográfica em nossa cidade.
Certamente ainda vamos falar muito a respeito desse belo trabalho realizado com muito sacrifício, porém, com muita vontade e seriedade. Vale ressaltar que a produção está em busca de patrocinadores para a segunda temporada que será no bairro do Coroado. Então, se você reside no estado do amazonas e quiser entrar com seu patrocínio nesse belo projeto, entre em contato através do email: edy_gusmao@hotmail.com. Não deixe de acompanhar também os episódios que serão exibidos no programa Zappeando todo sábado a partir das 11 horas.
Para mais informações:
Twitter: @ciasaioficial
Facebook: /ciasaioficial
YOUTUBEhttp: http://www.youtube.com/watch?v=xLUTdntie_U
YOUTUBEhttp: http://www.youtube.com/watch?v=xLUTdntie_U
Grande abraço e até a próxima

Pânico foi uma trilogia de terror da década de 90 criada por Wes Craven e que agora retorna "repaginada para assustar uma nova geração", conforme anuncia o próprio marketing do filme. Dessa vez, Sidney retorna para sua casa em Woodsboro para a última parada do tour de seu novo livro de auto-ajuda. Na cidade ela reecontra o Xerife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox), que agora são casados (na vida real também), sua prima Jill e sua tia Kate. Como você já deve ter imaginado, é claro que com a volta da personagem principal, traz também o retorno de Ghostface e os assassinatos voltam a acontecer, colocando Sidney, Dewey, Gale, além de Jill, seus amigos e toda a cidade em perigo.
Essa foi a sinopse, agora vamos aos comentários. PÂNICO 4 antes de tudo é um filme sobre o próprio filme, ou seja, faz um uso excessivo de metalinguagem. As vezes é como se os personagens estivessem falando deles mesmo no filme, dando dicas do que iria acontecer com eles, ou de como eles iriam morrer, e minutos depois realmente acontece do jeito que eles falaram. Outra coisa é a grande referência que se faz a vários filmes de terror e suspense (Sexta-Feria 13, A Hora do Pesadelo, Halloween, Massacre da Serra Elétrica....) e da inevitável comparação que se faz entre um filme original e um remake.
Vale ressaltar que o novo filme é uma mistura de comédia, terror/suspense e uma tentativa de drama familiar. Sinceramente tinha vezes que não dava pra saber se estava vendo uma comédia ou um filme de suspense, pois era um susto seguido de uma risada e vice-versa. Todos os elementos típicos de um terror clássico estão lá: jogo de luz e sombras, elevadores que param repentinamente, telefones que tocam assustando todo mundo, portas que rangem, enfim... todos os clichês necessários para um bom susto aliado ao fator comédia com uma dose de humor que nem sempre é bem-vinda e estraga o clímax.
Como é “uma nova geração” o uso de aparelhos tecnológicos em cenas são muitos: webcam, celulares, notebook, microcâmeras são vistos com mais freqüência no novo filme. Sem falar também que a artista principal, Neve Campbell, já demonstra sinais da idade e não apresenta mais aquele rostinho juvenil de garotinha apavorada e sim um semblante mais maduro. Só por curiosidade, vale salientar que eu já essa atriz pessoalmente quando ela veio aqui em Manaus para o Amazonas Film Festival de 2008 (tomou até umas caipiririnhas) e pra mim ela mais bonita pessoalmente do que no cinema.
Resumindo, se você é fã da série é claro que não deve deixar de assistir mais essa “pérola” e tirar suas próprias conclusões. Se você não for fã, assista somente se não tiver nada melhor pra ver e se não tiver medo do ridículo, pois, com certeza esse foi o filme de terror mais engraçado que eu já vi hehehehe.....Grande abraço a todos e até a próxima